ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de abril de 2012

BRASIL: Preço da gasolina poderá aumentar ainda este ano, alerta Petrobras


Durante uma reunião realizada ontem, quarta-feira (25), entre deputados que compõem a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal com a presidente da Petrobras, Graça Foster, foi informado que, caso as previsões de alta do preço internacional sejam confirmadas, será impossível deixar de repassar o aumento do preço do petróleo no mercado internacional para o consumidor brasileiro.
Graça Foster explica que, diferentemente da média do barril para 2011, que foi de 111 dólares, em 2012 as expectativas giram em torno de 130 dólares. Com isso, ainda conforme a presidente, os investimentos da empresa para este ano estão estimados em R$ 88 bilhões.
A taxa de sucesso da Petrobras nas suas atividades de exploração foi de 59% em 2011, quando a média mundial é de 38%. Na camada do pré-sal, a taxa de sucesso foi de 94%.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ECONOMIA: Caixa vai reduzir juros do crédito imobiliário


A Caixa Econômica Federal divulgou ontem, terça-feira (24), que virá redução da taxa de juros do crédito imobiliário. Isso, a partir desta quarta-feira. A Instituição prometeu dar todo o detalhamento da medida numa entrevista coletiva de imprensa. A Instituição é a primeira a oficializar alterações nas taxas do crédito imobiliário.
Até o momento, as instituições fizeram mudanças em outras linhas destinadas a pessoa física e jurídica, como crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículos e rotativo do cartão de crédito.
A Caixa não informou se as mudanças serão válidas apenas para novos financiamentos ou se também serão estendidas àqueles em andamento. No entanto, as reduções das taxas de empréstimos feitas até agora foram válidas apenas para novos contratos.

INTERNET: Estreia site que compara preços de planos de celular


Uma startup brasileira lançou ontem, terça-feira(24),  o primeiro portal nacional criado para comparar preços de planos de telefonia celular.
O site Pricez foi desenvolvido por sete ex-alunos do ITA e levou cerca de 3 anos para ter seu software finalizado. Em parceria com a consultoria Teleco o site realiza pesquisas junto à base de dados das operadoras para indicar ao consumidor qual a melhor opção de planos entre os ofertados pelas teles, funcionando como uma espécie de Buscapé das telecomunicações.
Segundo uma pesquisa da Pricez, 87% das pessoas estão com o contrato de celular errado para seu perfil e chegam a perder em média R$ 980 ao ano com cobranças oriundas de planos incorretos.
“Existem mais de 4 milhões de combinações de preços e promoções por DDD no Brasil. Se um usuário comum fosse colocar todas essas opções na ponta do lápis demoraria anos calculando as ofertas. E é aí que o Pricez e seu software entra para solucionar esse problema em questão de segundos”, afirmou Diego Oliveira, presidente da Pricez.
Por meio do portal o usuário pode selecionar seu tipo de perfil de consumo e checar quais opções de planos mais se encaixam em seu dia a dia. Segundo a empresa, ainda nesta semana irá estrear as pesquisas considerando também o modelo de celular e promoções casadas com o aparelho.
De acordo com a Teleco, as operadoras são as campeãs de reclamações no Procon e um dos tópicos mais citados pelos consumidores é a diferença dos preços cobrados.
“O setor de telecomunicações é bastante complexo em todo o mundo e para aumentar a utilização de sua rede muitas das operadoras atualmente tendem a criar ofertas chamativas para incentivar chamadas dentro de sua própria rede. E isso faz com que o custo das ligações comece a cair. Hoje, em muitos planos disponíveis no país, podemos dizer que o brasileiro chega a pagar mais barato que usuários do primeiro mundo”, aponta Eduardo Tude, presidente da Teleco.
Premiação
Além do portal, as empresas anunciaram que também irão promover um prêmio, que contará com avaliações entre todos os planos, em quatro datas específicas: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e natal, períodos onde surgem mais promoções e pacotes diferenciados.
A intenção do prêmio é levar o serviço também para quem não possui acesso à internet. As empresas irão avaliar as melhores ofertas do mercado dentre as mais de 40 milhões de combinações, indicando quais as melhores opções para o seu perfil e qual a melhor oferta em planos pré e pós pagos.
No primeiro prêmio anunciado pelas empresas, a Oi e a TIM obtiveram as melhores ofertas para usuários de pré-pagos. Já entre os planos pós-pagos, a Oi e a Claro foram consideradas as melhores opções aos consumidores.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

BRASIL: Municípios tem até o começo de maio para adequar os dados do CNPJ junto a Receita Federal



Segundo disposições da Instrução Normativa Conjunta 1.257/2012, publicada dia 9 de março, no Diário Oficial da União (DOU), os Municípios brasileiros têm até o dia 8 de maio de 2012 para promover a adequação dos dados cadastrais dos órgãos e entidades públicas municipais junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). 
 
De acordo com a IN da Receita Federal do Brasil (RFB) 1.257/2012, caso o número de inscrição principal do ente federativo no CNPJ represente determinado órgão público de sua estrutura administrativa que configure unidade gestora de orçamento, a exemplo de secretarias municipais, deverá ser providenciada uma nova inscrição para esses órgãos. Por orientação da Instrução Normativa o CNPJ do Município permanecerá o mesmo cadastrado junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). 
 
A recomendação é de que todos os municípios façam uma verificação nas inscrições mantidas no âmbito do Município, promovendo as inclusões, adequações e exclusões que se fizerem necessárias, atendendo para o prazo estabelecido pela Receita Federal. Segundo a Instrução Normativa 1.257/2012, caso a adequação cadastral não seja feita pelos gestores municipais, será feita de ofício pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ECONOMIA: Pedir seguro-desemprego pela 3ª vez fica mais difícil; entenda a nova regra


Um decreto publicado na última terça-feira (17) mudou as regras para concessão do seguro-desemprego, endurecendo os critérios para quem pede o benefício pela terceira vez em menos de dez anos. A regra surge em um momento de queda no desemprego e alta na concessão do seguro.

A seguir, saiba mais sobre a mudança:
A NOVA REGRA
Se o desempregado pedir o seguro pela terceira vez dentro de um período de dez anos, ele poderá ser obrigado a fazer um curso que seja habilitado pelo Ministério da Educação.

O CURSO
O curso gratuito pode ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional. A carga mínima será de 160 horas.

ÁREA
O curso será oferecido na área de atuação do profissional. Caso tenha interesse, o trabalhador também poderá escolher outra área.

A MATRÍCULA
A concessão do seguro-desemprego será condicionada à comprovação de matrícula e frequência no curso. Se o trabalhador recusar a pré-matrícula, o seguro poderá ser cancelado. Também poderá perder o benefício caso não realize a matrícula efetiva na instituição de ensino, no prazo estabelecido; ou caso não compareça ao curso em que estiver matriculado.

A pré-matrícula ou a recusa será realizada nas unidades do Ministério do Trabalho e Emprego ou integrantes do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

CURSO GRATUITO
De acordo com o decreto presidencial, o cursos serão ofertados por meio da Bolsa-Formação Trabalhador, concedida no âmbito do Pronatec, ou de vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnológica. O Ministério do Trabalho, que será responsável por orientar os trabalhadores aos cursos de formação, informou que não será cobrada nenhuma taxa.

EXCEÇÃO
De acordo com o decreto nº 7.721, o pagamento do seguro-desemprego não será condicionado ao curso de formação caso não exista oferta de curso compatível com o perfil do trabalhador no município ou região metropolina de domícilio do trabalhador ou em município limítrofe.


O trabalhador também não precisará fazer o curso se já estiver matriculado em um curso de formação inicial continuada ou de qualificação profissional com carga igual ou superior a 160 horas. Será preciso apresentar um comprovante de matrícula. 

REGRA AINDA NÃO ESTÁ EM VIGOR
A regra consta no decreto presidencial 7.721, publicado no "Diário Oficial da União" de 17 de abril, que regulamenta a lei 12.513 – que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o Ministério do Trabalho, a regra ainda não está em vigor, uma vez que ainda falta ser publicada uma regulamentação posterior.

PROJETO-PILOTO
O Ministério do Trabalho informou ainda que um projeto-piloto começará a funcionar, na próxima segunda-feira (23), em João Pessoa e Campina Grande, ambos municípios da Paraíba. Nesses casos, porém, ainda não será obrigatória a participação nos cursos. Eles serão apenas "indicados" para os trabalhadores.

OUTROS TRABALHADORES
O decreto também prevê a oferta dos cursos de formação para outros profissionais recebem do seguro-desemprego após o encaminhamento dos trabalhadores que pediram o benefício pela terceira vez em dez anos. Essa modalidade depende da disponibilidade de Bolsas-Formação Trabalhador, no âmbito do Pronatec, ou de vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnólogica. 

O QUE É O SEGURO-DESEMPREGO
O seguro-desemprego tem por objetivo "prover assistência financeira temporária" a trabalhadores desempregados sem justa causa, e auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, provendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional. A assistência financeira é concedida em no máximo cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de dezesseis meses.

O valor mínimo do seguro-desemprego é o salário mínimo, atualmente em R$ 622. Para se calcular o valor, é preciso aplicar um multiplicador ao salário médio dos três últimos meses trabalhados. Caso o trabalhador receba até R$ 1.026,77, o salário médio será multiplicado por 0.8 (80%). Se o salário for de R$ 1.026,78 a R$ 1.711,45, o que exceder a R$ 1.026,77 multiplica-se por 0.5 (50%), e soma-se R$ 821,41. Para salários acima de R$ 1.711,45, o valor da parcela será de R$ 1.163,76 invariavelmente.
Fonte: Portal G1

EDUCAÇÃO: Ensino médio deveria ter, pelo menos, mais 2 milhões de alunos

Ensino médio precisaria ter mais 2 milhões de matrículas para atender todos os jovens da faixa etária

última etapa da educação básica deveria receber, todos os anos, um contingente de, pelo menos, mais 2 milhões de alunos. A conclusão está no relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o Censo Escolar 2011. Os dados mostram que, no ano passado, 8,4 milhões de alunos frequentaram a etapa.


“A estimativa é que a situação de equilíbrio da matrícula esteja em torno de 10,4 milhões de alunos, que corresponde à população na faixa etária de 15 a 17 anos, contra os atuais 8,4 milhões de matriculados”, afirma o resumo técnico do Censo Escolar 2011.
O aumento de matrículas no ensino médio, no entanto, por si só, não basta. Os técnicos do Inep que elaboraram as análises dos dados do Censo Escolar ressaltam que é preciso melhorar o fluxo escolar no ensino fundamental para garantir a expansão, já que essa é a etapa responsável pela demanda ao ensino médio.
O desafio de garantir a aprendizagem na idade é revelado, por exemplo, pela média de idade dos estudantes que concluem o ensino fundamental: 15,2 anos em 2011. O resultado já é melhor do que em 2002, quando a média de idade dos concluintes da 8ª série era de 18,8 anos.
As matrículas em cada etapa por idade do aluno ainda não foram divulgadas pelo Inep, mas estima-se que, entre os 8,4 milhões de estudantes matriculados no ensino médio, estejam muitos alunos mais velhos, fora da idade ideal. Em 2010, mais de um terço (34,5%) dos matriculados nessa etapa, 8,3 milhões, estavam atrasados.
“Historicamente, o sistema educacional brasileiro foi pouco eficiente em sua capacidade de produzir aprovados e, consequentemente, concluintes na idade correta. No entanto, a tendência atual mostra aumento no número de alunos que conseguem ultrapassar os anos iniciais do ensino fundamental”, diz o relatório do Inep.
Segundo o censo, o percentual de estudantes mais velhos do que deveriam – um sinal de que ainda não aprenderam e reprovam – matriculados no ensino fundamental caiu de 20% em 2000 para 3,9% em 2011. Educadores reclamam que muitos são aprovados sem aprender para que estes dados melhorem, mas especialistas contestam que ao menos há o ganho de manter a criança estudando. A população brasileira na faixa de 6 e 14 anos é de 29.204.148 crianças e, no ensino fundamental, há 30.358.640 alunos.
Educação de Jovens e Adultos
As dificuldades em garantir o fluxo escolar ideal se refletem também nos dados das matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que substituiu o antigo supletivo. O relatório aponta um fato curioso – e preocupante para o Inep – de que a idade média dos estudantes matriculados nas séries finais é menor do a média das séries iniciais.
Em 2011, os matriculados nas turmas das séries iniciais do ensino fundamental de EJA em todo o País tinham 38 anos, em média. Já nas séries finais, a média de idade caiu para 25 anos. A explicação, segundo o Inep, pode ser a matrícula de alunos que estavam – e ainda poderiam continuar – matriculados no ensino regular.
No resumo, os técnicos afirmam que “os anos iniciais não estão produzindo demanda para os anos finais do ensino fundamental de EJA. Considerando as idades dos alunos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio de EJA, há fortes evidências de que essa modalidade está recebendo alunos provenientes do ensino regular”.

Evolução do número de matrículas

Houve queda na quantidade de alunos da educação básica, especialmente na rede pública, nos últimos anos. A rede privda, ao contrário, cresceu
Censo Escolar 2011 / Inep
O número de alunos na educação básica caiu mais uma vez. O decréscimo foi de 1,1% em relação a 2010 (577.270 alunos). Há 50,9 milhões de estudantes matriculados em todas as etapas da educação básica. No entanto, a queda é maior quando considerada apenas a rede pública que perde um milhão de alunos por ano desde 2004. Desse total, 43 milhões estão na rede pública (que perdeu 2,1% dos alunos) e 7,9 milhões na rede privada, que cresceu 4,7%.
“Isso decorre, principalmente, da acomodação do sistema educacional, em especial na modalidade regular do ensino fundamental, com histórico de retenção e altos índices de distorção idade-série”, aponta o relatório do Inep. As redes municipais são responsáveis por quase metade das matrículas (45,7%), 23,3 milhões de alunos. As estaduais atendem a 19,4 milhões alunos (38,2%) e a federal, 257 mil (0,5% do total).
O ensino médio apresentou leve aumento de alunos: 43 mil a mais que em 2010, quando 8.357.675 frequentavam a etapa. Na EJA, a queda de matrículas dos últimos anos se manteve e ficou em 5,6%. A etapa possuía 3,9 milhões de estudantes.
De acordo com o Inep, em 2011, a contagem dos alunos foi mais precisa, porque as secretarias de educação precisaram enviar comprovantes de matrícula e frequência dos estudantes, para evitar a contagem dupla de matrículas.
Fonte: Portal IG

terça-feira, 17 de abril de 2012

BRASIL: Carteira do Idoso atinge 1 milhão de emissões



O Brasil emitiu 1.005.776 Carteiras do Idoso de 2007 até hoje. O documento dá acesso à gratuidade ou ao desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais, seja de ônibus, trens ou barcos. A Carteira do Idoso é fornecida pelas secretarias municipais de Assistência Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Trata-se de direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Até maio do ano passado, o número de carteiras emitidas era de 393 mil, portanto, de lá pra cá, ele praticamente triplicou. Para a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Valéria Gonelli, o volume de emissões demonstra o empenho na efetivação dos direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso.


Têm direito à Carteira do Idoso pessoas com 60 anos ou mais que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Para obter o documento, o idoso deve procurar a secretaria municipal ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município, onde será feita a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com a inclusão, o idoso receberá o Número de Identificação Social (NIS), que permite a solicitação da carteira por meio do programa que gerencia o Sistema Único de Assistência Social (SuasWeb). Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único e seu NIS, a carteirinha será solicitada a partir dele. A carteira vale por dois anos e a renovação está sujeita à atualização dos dados cadastrais.


A legislação estabelece que as empresas do sistema de transporte coletivo interestadual reservarão duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O desconto mínimo de 50% no valor da passagem se dará caso haja demanda acima das vagas gratuitas. De acordo com o decreto de 2006, para ter direito ao desconto o idoso deverá adquirir o bilhete pelo menos seis horas antes de viagens de até 500km e 12 antes de viagens acima de 500km. No dia da viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque pelo menos 30 minutos antes da saída, para não perder o benefício.


Quem tem como comprovar renda não precisa da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou ao desconto. Basta apresentar o comprovante e o documento de identidade.


O gestor de assistência social que necessitar de mais informação sobre a Carteira do Idoso pode acessar o Portal do MDS. O idoso pode tirar dúvidas aqui ou ligar para o MDS pelo 0800 707 2003.


Fonte: Portal do MDS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MORADIA: Regras para financiamento ficam mais rígidas para uso do FGTS


A Resolução 576 da Caixa Econômica Federal (CEF), de 22/3, tornou mais rígidas as regras de liberação de recursos do FGTS para o financiamento da moradia. O objetivo é concentrar as aplicações em imóveis de até R$ 170 mil, destinados às faixas de renda média-baixa e popular. O impacto será maior nas grandes metrópoles, onde os preços elevados dos imóveis tornaram a comercialização muito dependente da oferta de crédito.
Pelas regras do Conselho Curador do Fundo, só podem ser financiados com recursos do FGTS imóveis no valor de até R$ 500 mil. Mas, na prática, o limite acaba ultrapassado, nas operações em que o Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) adquire cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FDICs).
A Resolução 576 determina que os recursos do FGTS só serão aplicados em fundos que destinem no mínimo 60% da carteira a imóveis de até R$ 170 mil e que os recursos devem ser distribuídos regionalmente.
Ao concentrar os financiamentos em imóveis de até R$ 170 mil, o FGTS cumpre o objetivo original do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) de reduzir o déficit de moradias, estimado em 6 milhões de unidades. O orçamento de R$ 43,9 bilhões, de 2012, prevê a aplicação de R$ 26 bilhões em moradias populares, R$ 2,5 bilhões em Certificados de Recebíveis Imobiliários e R$ 1 bilhão na modalidade pró-cotista, para financiar os trabalhadores que já têm conta vinculada no fundo e renda superior a R$ 5,4 mil. Outros R$ 10 bilhões do fundo foram destinados ao saneamento básico e à infraestrutura urbana e os restantes R$ 4,5 bilhões deverão ser empregados nos abatimentos a mutuários, ou seja, subsídios.
A política de aplicação do FGTS é justificável, mas, na prática, restringe o acesso ao imóvel próprio de muitas famílias de classe média. Nas regiões mais centrais de São Paulo, por exemplo, o valor máximo do imóvel financiado pelo fundo só permite a aquisição de uma unidade nova compacta. Neste caso, o FGTS atende apenas às necessidades de pessoas solteiras ou casais sem filhos. O FGTS é a segunda fonte mais importante de crédito imobiliário, abaixo apenas das cadernetas de poupança, e financiou em 2011 mais de meio milhão de unidades.
O fundo é o sustentáculo do programa Minha Casa, Minha Vida, que permitiu ampliar a atividade da construção e, apesar dos atrasos, a oferta de moradias. Mas, se sobram recursos no FGTS e se essa situação tende a perdurar, parece razoável atender melhor as famílias de classe média que vivem nos grandes centros.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

EDUCAÇÃO: Ministério limita renda familiar para estudantes se candidatarem ao Fies



O Ministério da Educação limitou a renda familiar de no máximo 20 salários mínimos, para alunos se candidatarem ao Financiamento Estudantil (Fies). A portaria foi publicada ontem, quinta-feira (12), no Diário Oficial da União.
Antes desta decisão, os alunos só precisavam comprovar o percentual de comprometimento da renda para o pagamento do curso. Agora, além dessa exigência, existe um teto de renda para as três faixas de financiamento – de 50%, 75% e 100% da mensalidade. A taxa de juros do Fies é de 3,4% ao ano.
Confira as novas regras:
- Para financiamento de 50%, o comprometimento com renda deve ser de 20% a 40%, não podendo a renda familiar mensal bruta ser maior que 20 salários mínimos;
- Para financiamento de 75%, o comprometimento da renda deve ser de 40% a 60%, não podendo a renda familiar mensal bruta ser maior que 15 salários mínimos;
- Para financiamento de 100%, o comprometimento da renda deve ser igual ou superior a 60%, não podendo a renda familiar mensal bruta ser maior que 10 salários mínimos
Nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff afirmou, no Programa Café com a Presidenta, que mais de 140 mil estudantes contrataram o Fies. A inscrição para o programa pode ser feita pela internet em qualquer época do ano.
Após a inscrição, os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1.500 instituições de ensino superior estão credenciadas no programa.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

POLITICA: Bancada de Apoio à Criação de Novos Municípios se reúne com a ministra Gleisi Hoffmann


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu hoje de manhã deputados da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios e um representante do grupo de 20 emancipalistas de todo o País que estão em Brasília discutindo a proposta. No encontro foi solicitado o apoio para a regulamentação do parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal que, propõe a seguinte redação: “A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.”
“Iremos avaliar a proposta e faremos tudo para que o pleito seja enviado ao Congresso Nacional dentro de trinta dias”, disse a ministra durante a reunião.
A comitiva, que esteve em reunião na terça à noite com os membros da Frente Parlamentar e aguarda ser atendida pelo senador José Sarney, conta com a participação do coordenador da Comissão de Novos Municípios da Casa, Luiz Carlos Mourão e de assessores da Assembleia cearense.
ACARAÚ
Em Acaraú, dois distritos pleiteiam suas emancipações, são eles: Aranaú e Juritianha.

terça-feira, 10 de abril de 2012

BRASIL: Anatel regulamenta telefonia para consumidor de baixa renda



Diário Oficial da União publica ontem, segunda-feira (9), a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) que regulamenta a linha de telefonia para consumidores de baixa renda.
O chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice) vai beneficiar, a partir de junho, todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente, são 22 milhões de famílias.
O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, serão atendidas famílias com renda até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, as de maior renda. Os usuários integrantes do Cadastro Único que já têm telefone em casa e quiserem mudar para o Aice poderão fazer a transferência em sete dias.
Os assinantes também podem parcelar a tarifa de mudança de endereço. A linha vai ser do tipo pós-paga, com tarifa mensal de R$ 9,50 e franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Para ligações de longa distância ou para celulares, o usuário deve comprar créditos pré-pagos da concessionária, no valor das tarifas dos demais telefones.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SAÚDE: Provab não consegue incentivar jovem médico a trabalhar no interior



O Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab), criado pelo Governo Federal para incentivar a ida de médicos recém-formados para cidades do interior do país, não está conseguindo o objetivo de suprir a carência de municípios que pediram ajuda ao Ministério da Saúde.
Em todo o país existem 7.193 vagas, no entando 1.460 médicos demonstraram interesse, e apenas 460 já começaram a trabalhar. O Ministério da Saúde revela ainda que 2.130 cidades, ou 38% do total, apresentam dificuldades para menter ou expandir o Programa de Saúde da Família.
O Provab oferece bônus de 10% nas provas de ingresso em residências médicas a recém-formados que trabalharem por um ano em cidades do programa. De acordo um balanço do Ministério da Saúde mostra que 233 cidades não atraíram nenhum interessado.
Por esse motivo, a presidente Dilma Rousseff determinou aos ministérios da Saúde e da Educação que preparem um plano para aumentar o número de médicos no país. O governo está convencido de que faltam profissionais e estuda criar ou ampliar faculdades, assim como facilitar a validação de diplomas de quem se formou no exterior, em países como Cuba, Bolívia e Argentina. Outro projeto é abrir mais 4 mil vagas de residência.
No Ceará, 75 municípios já realizaram adesão ao Provab
No Ceará, 16 municípios realizaram adesão ao Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), de acordo com estimativa divulgada ontem, 25.01. Outros 89 municípios realizaram seu cadastro, dentro de um dos cinco perfis estabelecidos pelo Edital Nº 8, publicado no DOU de 8 de dezembro de 2011.

O Provab é a maior iniciativa já tomada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, no intuito de prover e fixar profissionais em áreas de maior vulnerabilidade. Por meio deste programa o Governo Federal pretende ofertar em todo o Brasil 2.000 médicos, 1.000 enfermeiros e 700 dentistas para municípios e localidades com déficit de profissionais de saúde. “Acreditamos que o PROVAB será importante para a motivação das novas gerações de profissionais, e fortalecimento da Atenção Básica do Ceará por meio da Estratégia Saúde da Família”, ressaltou a apoiadora do programa no Ceará, Anna Vicente. 

Aos Municípios coube contratar, no mínimo por 12 meses, os profissionais médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas participantes do PROVAB, com remuneração mínima equivalente a praticada pela Estratégia de Saúde da Família, por meio do regime celetista. Moradia, quando necessário, e transporte adequado, além de Unidades de Saúde em boas condições de trabalho, também são responsabilidades dos Municípios.

O Ministério assume as responsabilidades de selecionar os profissionais através de edital público, financiar e coordenar o processo de supervisão dos profissionais de saúde contratados, além de instalar e manter Núcleos de Telessaúde nas Unidades Básicas de Saúde selecionadas pelo Programa. 



Com informações do Portal Ceará Agora