ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

Mostrando postagens com marcador Preço da Gasolina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Preço da Gasolina. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de abril de 2012

BRASIL: Preço da gasolina poderá aumentar ainda este ano, alerta Petrobras


Durante uma reunião realizada ontem, quarta-feira (25), entre deputados que compõem a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal com a presidente da Petrobras, Graça Foster, foi informado que, caso as previsões de alta do preço internacional sejam confirmadas, será impossível deixar de repassar o aumento do preço do petróleo no mercado internacional para o consumidor brasileiro.
Graça Foster explica que, diferentemente da média do barril para 2011, que foi de 111 dólares, em 2012 as expectativas giram em torno de 130 dólares. Com isso, ainda conforme a presidente, os investimentos da empresa para este ano estão estimados em R$ 88 bilhões.
A taxa de sucesso da Petrobras nas suas atividades de exploração foi de 59% em 2011, quando a média mundial é de 38%. Na camada do pré-sal, a taxa de sucesso foi de 94%.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ECONOMIA: Preço da gasolina não vai subir, diz Ministro


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ao Grupo Estado que a redução no lucro da Petrobras não aponta para o aumento no preço dos combustíveis, como já reivindicou, em várias ocasiões, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que deixa o cargo na próxima segunda-feira. "A presidente Dilma Rousseff prefere que não haja inflação a ter balanços fantásticos", disse o ministro.
Lobão deu razão às queixas e reivindicações de Gabrielli, mas defendeu a posição do governo. "O presidente da República tem de defender o interesse nacional, e não o localizado, de uma empresa. Cada um, no seu papel", disse.
No quarto trimestre do ano passado, a Petrobras registrou um lucro líquido de R$ 5,05 bilhões, praticamente metade do resultado apurado nos últimos três meses de 2010. O dado acabou provocando uma forte queda no valor das ações da estatal ontem na Bolsa de Valores. "O governo prefere olhar o resultado global do ano, a esse parcial", afirmou Lobão. O lucro da empresa no ano passado atingiu R$ 33,3 bilhões, uma queda de 5% em relação ao apurado em 2010. 
Ontem, o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Almir Barbassa reconheceu que 2011 foi um ano muito difícil para a companhia. Em entrevista coletiva para a divulgação de resultados realizada hoje, na sede da empresa no Rio de Janeiro, o executivo admitiu ainda que o desempenho registrado no quarto trimestre de 2011 foi inferior ao esperado, mas ressaltou que “o número que está no balanço não reflete o desempenho real da operação da companhia”.
Fonte: Portal IG