ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ACARAÚ: Sai Calendário 2012 de Competições e Avaliações do Karatê do Vale Acaraú


CALENDÁRIO AAKC de Competições 2012
MÊS
DIA
EVENTO
LOCAL
Abril
01
1ª Fase 18º Campeonato Cearense  de Karatê  Esportivo– Kata Equipe e Individual
G. Paulo Sarasate Fortaleza - Ce

29
10ª Copa Santa Isabel de Karatê Esportivo
Fortaleza - Ce
Maio
18 a 20
4º Zonal Norte/Nordeste
Parauapebas - Pa
Junho
10
4ª Copa Estadual Vale do Acaraú de Karatê Esportivo
Acaraú - Ce

30
III Circuito Vale Acaraú de Karatê Esportivo
Cruz - Ce
Julho
19 a 22
5º Campeonato Mundial WUKO
Teresina – Pi
Agosto
19
11ª Copa Leão Bezerra de Karatê Esportivo
Fortaleza - Ce
Setembro
01
III Circuito Vale Acaraú de Karatê Esportivo
Marco - Ce
07 a 09
5º Campeonato Brasileiro
Taboão da Serra Região Metro SP

22 e 23
2ª Fase 17º Campeonato Cearense de Karatê Esportivo – Kumitê Equipe e Individual
G. Paulo Sarasate Fortaleza – Ce
Outubro
21
1ª Copa Dojo Tigre de Karatê Esportivo
Col. Paulo Freire
Fortaleza - Ce
Novembro
10
III Circuito Vale Acaraú de Karatê Esportivo
Itarema - Ce
Calendário aprovado em reunião do dia 24 de Março de 2012


No último dia 24 de Março foram aprovados o calendário de Competições, de Avaliações de Kyu(Troca de Faixas) e ainda algumas propostas para 2012, que estão logo abaixo:
  
  • -         Os atletas que participarem da competição da FCKE anterior ao Circuito, pagarão no Circuito só 50% do valor das inscrições individuais a taxa normal será R$ 20,00.
  • -         No Circuito faremos as finais anunciadas no sistema de som ou com a placa anunciando “FINAL” e ainda podendo ser anunciado na final o principal título de cada atleta, assim como tamanho e peso, etc;
  • -         No Circuito colocaremos katá individual e equipe;
  • -         Faremos uma entrevista com nossos atletas de Karatê-Dô destaques de 15 em 15 dias e divulgaremos no blog no decorrer do ano.

 Logo abaixo temos o calendário de Avaliações de Kyu(Troca de Faixas Coloridas) e Dan(Graduação de Faixas Pretas):
  

CALENDÁRIO AAKC de Avaliações de Kyu e Dan 2012
MÊS
DIA
EVENTO
LOCAL
Abril
21
Avaliação de Kyu(Troca de Faixas)
Itarema - Ce
Maio
05
Avaliação de Kyu(Troca de Faixas)
Bela Cruz – Ce
Dezembro
07
Avaliação de Kyu(Troca de Faixas)
Acarau - Ce

08
Avaliação de Kyu(Troca de Faixas)
Bela Cuz - Ce

14
Avaliação de Kyu(Troca de Faixas)
Itarema - Ce

16
Exame de Faixa Preta FCKE
Fortaleza - Ce
Calendário aprovado em reunião do dia 24 de Março de 2012

Aos leitores que desejam se matricular, logo estaremos divulgando os locais de treinamentos no blog ou você poderá mandar um email para aakckarate@gmail.com ou pelo fone: (88) 9600-7737, que lhe daremos as informações necessárias.


Fonte: Blog da AAKC-Karatê de Acaraú

ACARAÚ: Paróquia realizou a Procissão de Passos pelas ruas do centro da cidade


A paroquia de Acaraú realizou na última sexta-feira (30),  a  Procissão de Passos, a caminhada reuniu uma multidão de católicos, que percorreram um percurso saindo de frente ao Hospital Regional Dr. Moura Ferreira rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, passando pelas principais ruas da cidade, relembrando assim o caminho percorrido por Jesus pelo calvário.

Com informações da Paróquia de Acaraú via o Blog Acaraú Online

ACARAÚ: EEEP Marta Giffoni realiza 1ª Reunião Diagnóstica


Conselho Escolar

O Conselho Escolar da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, está realizando a 1ª Reunião Diagnóstica (antiga reunião Intercalar), com o objetivo de analisar  e aplicar as intervenções necessárias para melhor aproveitamento pedagógico dos alunos que apresentam  rendimento escolar  na média e/ou abaixo da Média.

Alunas do 3º  Ano B do Curso Técnico de Enfermagem

Datas - Sequência da apresentação  e Secretários
  • 31/03/2012 – 3º Anos – (3ºA – Jeová/ 3ºB – Edna/ 3ºC – Janaína)
  • 02/04/2012 – 2ºAnos – (2ºA – Marcos/2ºB – Ildiana/2ºC – Edilene/2ºD – Geovanio)
  • 03/04/2012 – 1º Anos – (1ºA – Estevão/1ºB – Leila/1ºC – Marina/1ºD – Tiago)

ACARAÚ: Representantes do Lions Clube participaram do desfile "Boneca Lions" na cidade de Santana do Livramento-RS



Foi realizado no Clube Caixeiral de Sant’Ana do Livramento a escolha da Boneca Lions, evento organizado pelo  Lions Clube Candelária Centro, e ocorreu no salão paroquial  daquele município gaúcho. A tarde de festa contou com apresentações de grupos de dança, brincadeiras, guloseimas e lindo desfile das pequenas 


Os Cl Antenor e Cl Lusia participaram do desfile para a escolha da Boneca Lions, que já é um sucesso na cidade de Santana do Livramento-RS.


O evento aconteceu no dia 05 de Novembro e já são 22 anos de sucesso. A Cl Lusia participou do juri representando o Lions Clube de Acaraú, onde desfilaram na passarela, 15 lindas menininhas: Brenda, Geovana, Emily, Julia, Luiza, Kamile, Kauany, Ketlin, Tainá, Vitória, Mariana, Maria Andrisy, Mariana, Maria Eduarda e Marina. A vencedora foi Maria Andrisy, as princesas, Vitória e Kauany, fotogenia Júlia e simpatia Brenda.

ACARAÚ: SEMAM realizou o encerramento da Festa Anual das Árvores no distrito de Juritianha


Público da Palestra

Na última sexta-feira(30), na Escola Hugo Martins dos Santos no Distrito de Juritianha, foi o último dia comemorativo da Festa Anual das Árvores, em Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas, finalizando com o plantio de uma muda na Escola.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.



Em Juritianha se encerrou a Festa Anual das Árvores em Acaraú, sendo que ainda foram entregues mudas, camisas e agendas ao Padre Jucelino, em Cauassu, para que o mesmo distribua com a comunidade local.

Material distribuído pela SEMAM

Ao fim desta Festa Anual das Árvores, a SEMAM, espera ter contribuído para divulgar a importâncias delas para a vida humana. A participação das escolas foi importantíssima para o sucesso desta campanha.

Foram distribuídas 800 mudas em todo o Acaraú, 100 camisas, 25 bonés, 100 agendas ecológicas e 1000 revistinhas do Sesinho. Seis palestras foram realizadas e 880 mudas foram doadas para os municípios de Cruz, Itarema e Bela Cruz.

Distribuição de mudas
Aos parceiros CONPAM, SEMACE, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo fica o agradecimento.

A equipe da SEMAM, sob orientação da Diretoria de Educação Ambiental, fica o sentimento de dever cumprido.

BRASIL: Municípios devem conhecer ainda esse ano o novo registro civil



O Sistema de Informações de Registro Civil (Sirc), deve sair ainda esse ano, com o objetivo de unificar as informações de nascimento, casamento e óbito de cada cidadão. Preparado desde 2010, o Sirc atrasou por dificuldades técnicas, mas deve estar disponível para todos os cartórios do país, além das agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e outros órgãos públicos.
Um dos ganhos do sistema é o aumento da agilidade nas tomadas de decisão que envolvem políticas públicas. O gestor público saberá sobre os óbitos que ocorreram em determinada região em 30 dias, e não mais em um ano. O sistema, que ligará todos os cartórios brasileiros ao INSS, já está na fase de testes operacionais em 21 cartórios. A experiência servirá para evitar que problemas apareçam na generalização do sistema.
Com todos os provedores de dados para o sistema, será possível comparar os dados fornecidos. Assim, se o Ministério da Saúde, por exemplo, informar que alguém morreu, mas o cartório da região não tiver dado essa informação, será possível averiguar de imediato o problema e, caso necessário, multar o cartório, já que é de sua obrigação a prestação de informação sobre mortes.
A iniciativa de acelerar a implementação do Sirc ocorre no mesmo momento em que também se aceleram os trabalhos envolvendo o sistema nacional de acompanhamento salarial e previdenciário dos servidores (Siprev).  O sistema deve render economia de recursos para os Municípios por meio do cruzamento de informações das folhas de pagamento e de benefícios previdenciários.

ACARAÚ: Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em Comemoração aos 90 anos do PCdoB




A Câmara Municipal de Acaraú, realizou na ultima sexta-feira, 30, sessão solene em comemoração aos 90 anos de Fundação do PCdoB.

Vereador Paulo Andrade, Vereador Edson Brandão, Dep. Lula Morais e
Liduina Fonteles, presidente do PCdoB
  de Acaraú

Estiveram presentes além dos Vereadores Municipais, os Deputados, Lula Morais do PCdoB e Manoel Duca "Duquinha", Além de militantes do PCdoB de Acaraú.

Dep. Duquinha e o Vereador Edilson Salgueiro.

Na sessão em homenagem aos 90 anos do PCdoB, a mesa foi composta, da esquerda para direita, pelo Dep. Duquinha, Vereador Edilson Salgueiro, Vereador Junior Mundó, Vereador Presidente, Paulo Andrade, Edson Brandão, vereador do PCdoB, Dep. Lula Morais do PCdoB, Liduina Fonteles, Presidenta do PCdoB de Acaraú.



domingo, 1 de abril de 2012

ALEX PONGITORI: HOMENAGEM À TURMA DE GUIA DE TURISMO 2011 DA EEEP MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA





Alex Pongitori Silveira é um acarauense apaixonado pela sua terra e formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas  suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E é colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!



HOMENAGEM À TURMA DE GUIA DE TURISMO 2011 DA EEEP MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA

Bom, minha primeira experiência profissional, após formatura, foi praticamente logo após os 5 anos de faculdade. Me formei no final de 2008 e em abril do ano seguinte já começavam as provas de seleção pro cargo que ocupo hoje, professor e coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem.

Voltando lá pra 2009, conheci os meninos que viria a conviver diariamente, e as vezes exaustivamente, pelos dois anos e meio seguintes.

Passado esse tempo, eles se formaram. Especificamente dia 24 de março deste ano. E não poderia de deixar de usar este espaço para homenageá-los de alguma forma.

Afinal, eles são os maiores responsáveis por um pouco de quem eu sou hoje.

Segue na íntegra meu discurso de formatura, fui paraninfo dos garotos. É um texto bem íntimo e, de certo modo, egoísta, pois falo exclusivamente da nossa relação, em alguns momentos pensei em falar de outras pessoas que foram importantes nesse tempo, mas desisti.

Aquele deveria ser um momento só nosso.

A viagem de vocês começou a cerca de três anos atrás. À  época vocês eram quarenta e cinco alunos, completamente perdidos em sua maioria.

Alguns sequer sabiam o que faziam aqui, outros entraram como uma segunda opção. Mas o que importa é que vocês, ainda que apenas trinta e oito, chegaram até aqui.

Ao longo desses últimos anos, desde que me formei, tenho ganhado inúmeros presentes, mas nenhum se comparou ao que recebi cerca de dois anos e meio atrás. Vocês. Vocês me proporcionaram algo que dinheiro não compra.

Essa noite eu vejo, diante de mim, homens e mulheres: inteligentes, amorosos, sensíveis, capazes, honestos e, principalmente, preparados para enfrentar o mundo em toda sua imensidão. Da mesma forma que vocês são outras pessoas, eu também sou. E pessoas melhores.

Me sinto aliviado.

Mas não pensem que essa viagem acaba aqui. Trata-se, apenas de uma parada. Pra recomeçá-la logo em seguida. Rumo a destinos mais distantes, destinos esses que lhes permitirão conhecer novos mundos. O horizonte se descortinará e novas possibilidades estarão esperando por vocês.

Vê-los aqui, hoje, me faz lembrar de todas as dificuldades que nos foram impostas, e saber que as superamos me deixa extremamente feliz. E, por vocês, eu faria tudo de novo. Valeu a pena todo esforço para lhes orientar e preparar para a vida.

Que a brisa da sabedoria sopre em suas costas lhes conduzindo para o sucesso profissional. Que o sol brilhe em seus caminhos os iluminando e guiando para a realização pessoal. E que Deus os abençoe e lhes guardem nessa nova viagem.

Viagem essa que será longa, tempestuosa, difícil e arriscada. E quem não se arrisca, já fracassou. Quem se arrisca, abre para si um oceano de possibilidades, inclusive a possibilidade de sucesso.

Arrisquem-se.

Abracem a vida e trabalhem com amor, ética, dignidade e, especialmente, respeito.

Continuarei aqui, embora à distância, amando vocês como um pai ama aos filhos. E com a mesma intensidade. Não é assim que vocês sempre me consideraram?

Certa vez, Otto Lara Resende, jornalista mineiro, ao entrevistar Nelson Rodrigues, pediu que ele aconselhasse os jovens. O grande dramaturgo, no alto de seu ceticismo trovejou: "Envelheçam".

Eu, contudo, lhes digo: Permaneçam jovens! Com audácia e brilho nos olhos. Permaneçam jovens.

Hoje não digo adeus. Na certeza de que nossos caminhos ainda se cruzarão muitas vezes. Mas me despeço. Ciente de que ainda me orgulharei muito das suas conquistas que estão por vir.

E no fim, é isso. Vocês são meu orgulho. E sempre serão.

E eu vou estar aqui, pra vocês.

Pra sempre.

Parabéns,Se cuidem.

E obrigado.

Alex Pongitori
Turismólogo

TEÚNES ANDRADE: CONSELHO




Teúnes Andrade é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Filho de acarauenses, nas suas horas vagas escreve no seu blog "Vou te Contar..." e aos domingos escreve aqui no blog de notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!



Um dia
alguém mui jovem
me pediu um conselho.

“ Faças o que te dá prazer,
o que te faz sentir útil,
o que te faz sorrir ao acabar.
Se não for fácil,
não tentes desesperadamente,
até sair sangue,
até morrer.
Aquieta tua alma,
adormece teu corpo,
lambe tuas feridas,
enxuga tuas lágrimas.
Não reclames de ninguém,
não procures culpados;
Deus não pode te ouvir.
O universo é imenso.
e está cheio de problemas
maiores do que o teu.
Manda servir uma pinga,
Paga por um cafuné.
Compra um ou dois elogios
E esquece que existe alguém feliz”.   

ROBYSON RÉGIS: PARA REFLETIR




O Blog de notícias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!" publica aos domingos vários editoriais, inclusive esportivo, sendo assim, o professor especialista na arte do Karatê e educador físico, Robyson Régis Silveira Bezerra, escreve aqui no blog, boa leitura a todos.


PARA REFLETIR


Todos nós sabemos que a prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios ao ser humano, mas antes de refletir, resumi estes benefícios neste editorial.

Do ponto de vista múculo-esquelético:

Melhora no fortalecimento da força muscular e na flexibilidade de ossos e articulações, assim como as habilidades psicomotoras.

Do ponto de vista da saúde física:

Podemos observar perda de peso e de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do colesterol bom.

Do ponto de vista da saúde mental:

A prática de exercícios ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse, na manutenção da abstinência com drogas e na recuperação da auto-estima.


Tantos benefícios, portanto só podemos concluir que para termos uma qualidade de vida necessitamos de exercícios físicos regulares e aí fico pensando na realidade do nosso Acaraú, será que temos locais adequados para estas atividades para todos os cidadãos e estes teem acesso? Uma cidade como a nossa querida Acaraú com mais de 50 mil habitantes contamos nos dedos as academias sem falar nas que teem qualificação? E nas escolas será que temos atividades físicas regulares para todos ou só são beneficiados os alunos que teem aptidão para atividades com bola como se houve falar? Porque o profissional da área esportiva não tem o seu devido valor reconhecido e recompensado , pelo contrário fica quase mendigando por amar o que faz? Você caro leitor pratica atividades físicas regulares com acompanhamento de um profissional capacitado? Se sim, parabéns você é um privilegiado.

Oss!!!

Professor Robyson Régis