ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

Mostrando postagens com marcador SEMAM de Acaraú. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SEMAM de Acaraú. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de abril de 2012

ACARAÚ: SEMAM recebe mudas de Mungubeiras



A SEMAM de Acaraú recebeu 150 mudas de árvores diversas, das quais 15 foram de Mungubeira, árvore nativa da Amazônia, porém trazida para Acaraú à alguns séculos, passando a fazer parte da paisagem deste município.

121 mudas diversas, dentre elas uma mungubeira, foram doadas ao IFCE, Campus Acaraú, onde serão utilizadas na arborização daquela instituição.

As outras 14 mudas serão plantadas nas praças e logradouros públicos de Acaraú, podendo também serem doadas a qualquer acarauense que se responsabilize por seu plantio e devido cuidado.

A quantidade de mudas de Mungubeira é realmente pequena, porém já estão sendo providenciadas mais mudas para a Semana do Meio Ambiente de Acaraú.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACARAÚ: SEMAM realiza palestras no CEJA



Alunos do turno da tarde
Atendendo à solicitação da direção do CEJA Padre Antônio Tomás, devido ao Projeto 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a Diretoria de Educação Ambiental da SEMAM realizou ontem, dia 11 de abril, duas palestras para os alunos do turno da tarde e da noite.

Alunos do turno da noite

As Palestras contaram com a participação do Diretor de Educação Ambiental da SEMAM, Manuel Avelar Ribeiro e do Secretário de Meio Ambiente, Francisco Márcio Cavalcante Pinheiro.

Secretário de Meio Ambiente de Acaraú

Na ocasião, além da palestra, foram distribuídas agendas ecológicas com os professores e alunos do CEJA.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ACARAÚ: SEMAM acompanha Simulado da Petrobrás


Barreira sendo preparadas para a contenção e remoção de óleo no estuário do Rio Acaraú 

Durante o dia de ontem, terça-feira (03), os fiscais e técnicos da SEMAM estiveram acompanhando o treinamento do simulado de emergência da PETROBRAS no estuário do Rio Acaraú, na ocasião foram realizados vários testes visando a preparação para um eventual derramamento de óleo (petróleo) na costa de Acaraú.

Helicóptero utilizado na operação

O Simulado consistiu na utilização de equipamentos, mobilização de pessoal e principalmente no direcionamento das ações a serem realizadas no caso de um acidente real.

Simulado de limpeza da Praia do Mosqueiro

No simulado foram utilizadas equipes de Fortaleza (Base Avançada); Rio Grande do Norte (Centro de Defesa Ambiental); Rio de Janeiro (Coordenação); Rio Grande do Sul (equipe de proteção a fauna); e Agentes Ambientais e Embarcações Locais.

Agentes Ambientais Locais em ação

O Treinamento foi dividido em quatro etapas, a etapa de controle marítimo, a qual foi composta por nove embarcações locais que foram responsáveis pela simulação de coleta do óleo no mar; a etapa de limpeza de praia, que foi realizada pelos Agentes Ambientais locais; a etapa de contenção e remoção, que foi realizada no estuário do Rio Acaraú; e a etapa de proteção, que foi realizada na entrada do Rio Boqueirão.

Foi realizado também um simulado de reabilitação de dois animais.

Após o acompanhamento do treinamento pode-se concluir que o tempo de atendimento ao sinistro, que foi de menos de 24 horas, é suficiente para a eficiente resposta a um possível vazamento de óleo proveniente dos cinco poços a serem perfurados em alto mar, a 60 km do litoral do município de Trairí. Visto que os modelos matemáticos apresentados pela Petrobrás estimam em 97 horas a chegada do óleo, proveniente os poços, na costa Acarauense.

Caminhão transportador dos equipamentos para contenção de óleo (CDA - Rio Grande do Norte)

É importante lembrar que um vazamento nos poços é muito improvável, já que serão utilizados equipamentos modernos, eficientes e seguros, além de pessoal estritamente capacitado.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ACARAÚ: SEMAM realizou o encerramento da Festa Anual das Árvores no distrito de Juritianha


Público da Palestra

Na última sexta-feira(30), na Escola Hugo Martins dos Santos no Distrito de Juritianha, foi o último dia comemorativo da Festa Anual das Árvores, em Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas, finalizando com o plantio de uma muda na Escola.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.



Em Juritianha se encerrou a Festa Anual das Árvores em Acaraú, sendo que ainda foram entregues mudas, camisas e agendas ao Padre Jucelino, em Cauassu, para que o mesmo distribua com a comunidade local.

Material distribuído pela SEMAM

Ao fim desta Festa Anual das Árvores, a SEMAM, espera ter contribuído para divulgar a importâncias delas para a vida humana. A participação das escolas foi importantíssima para o sucesso desta campanha.

Foram distribuídas 800 mudas em todo o Acaraú, 100 camisas, 25 bonés, 100 agendas ecológicas e 1000 revistinhas do Sesinho. Seis palestras foram realizadas e 880 mudas foram doadas para os municípios de Cruz, Itarema e Bela Cruz.

Distribuição de mudas
Aos parceiros CONPAM, SEMACE, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo fica o agradecimento.

A equipe da SEMAM, sob orientação da Diretoria de Educação Ambiental, fica o sentimento de dever cumprido.

sexta-feira, 30 de março de 2012

ACARAÚ: Equipe da SEMAM realiza a Festa Anual das Árvores em Lagoa do Carneiro


Público da palestra

Durante o dia de ontem, quinta-feira (29), a equipe da SEMAM visitou a Escola Manoel Duca da Silveira no Distrito de Lagoa do Carneiro, foi o quarto dia comemorativo da Festa Anual das Árvores, em Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas, finalizando com o plantio de uma muda na Escola.

Doação de mudas

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.

Entrega de Agendas Ecológicas aos professores

Hoje, sexta-feira (30), será finalizado a Festa anual das Árvores, na Escola Hermínia Franklina da Silveira, em Juritianha, no turno da manhã, esperamos você lá!

quinta-feira, 29 de março de 2012

ACARAÚ: SEMAM realiza Festa Anual das Árvores em Aranaú


Palestra para os alunos

A Escola Manoel João de Araújo no Distrito de Aranaú, foi recebedora ontem, quarta-feira (28), do terceiro dia comemorativo da Festa Anual das Árvores, em Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas, finalizando com o plantio de uma muda na Escola.

Distribuição das agendas Ecológicas aos professores

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.

Distribuição de 100 mudas

Hoje, na Escola Manoel Duca da Silveira, em Lagoa do Carneiro; e

Dia 30, na Escola Hermínia Franklina da Silveira, em Juritianha.

Nos Distritos a visita será apenas no turno da manhã, esperamos você lá!

quarta-feira, 28 de março de 2012

ACARAÚ: SEMAM realiza festa anual das árvores em Santa Fé


Distribuição de Revistinhas do Sesinho, Ed. 116.

No dia de ontem, terça-feira (27), na Escola Profª Antonio Sales no Distrito de Santa Fé, foi mais um dia comemorativo da Festa Anual das Árvores, do município de Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas, finalizando com o plantio de um Ipê Roxo na Escola.

Entrega de Camisa

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.

Plantio na Escola

PROGRAMAÇÃO

Hoje, dia 28, na Escola Manoel João de Araújo, em Aranaú;

Dia 29, na Escola Manoel Duca da Silveira, em Lagoa do Carneiro; e

Dia 30, na Escola Hermínia Franklina da Silveira, em Juritianha.

Nos Distritos a visita será apenas no turno da manhã, esperamos você lá!

terça-feira, 27 de março de 2012

ACARAÚ: SEMAM realiza semana comemorativa da Festa Anual das Árvores


Sorteio de camisa, doado pelo CONPAM 
Palestra sobre a Festa Anual das Árvores

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acaraú (SEMAM) se fez presente ontem, segunda-feira (26) na Escola Profª Maria Leonete Brandão, no bairro de Buriti, onde foi dado início a Semana comemorativa da Festa Anual das Árvores, em Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes e finalizou com o plantio de uma muda de Sapota na Escola.   

Plateia da Palestra sobre a Festa Anual das Árvores 
Apresentação alusiva à árvores, realizada por alunos da escola  

A tarde, foi a vez da SEMAM comparecer a Escola Profª Joelina Ribeiro Ramos Viana, no bairro   da Bailarina, lá foi dado continuidade a semana comemorativa da Festa Anual das Árvores, na Sede de Acaraú. Na ocasião a equipe da SEMAM, sobre coordenação da Diretoria de Educação Ambiental, promoveu palestra; distribuiu brindes, entre: camisas, bonés, revistinhas do Sesinho e agendas ecológicas e distribuiu 100 (cem) mudas de árvores diversas.


Hoje, terça-feira (27), será na Escola Antônio Sales, em Santa Fé;

Dia 28, na Escola Manoel João de Araújo, em Aranaú;

Dia 29, na Escola Manoel Duca da Silveira, em Lagoa do Carneiro; e

Dia 30, na Escola Hermínia Franklina da Silveira, em Juritianha.


Nos Distritos a visita será apenas no turno da manhã, esperamos você lá!

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, doou para a SEMAM, 100 camisas, 25 bonés, 200 sacolas para veículos, 200 mudas de árvores diversas e 20 cartazes. Todo o material será distribuído nas Escolas selecionadas e na SEMAM.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ACARAÚ: Árvores Centenárias são cortadas no Centro

 
Árvore centenária no chão, na Rua José Julio Louzada

E a paisagem urbanista de Acaraú esta mudando, é que as árvores centenárias do localizadas entorno  do centro de Acaraú estão sendo cortadas e derrubadas. Isso por conta de algumas já se tornarem uma ameaça para a população e para os comerciantes por conta da idade. A algumas semanas atrás, já tinha sido cortada uma árvore que ficava ao lado do Banco do Brasil, na Rua Coronel Sales, e na manhã de ontem, domingo (25), foi cortada mais uma mangueira centenária, desta vez localizada na Rua José Julio Louzada em frente ao mercado da carne, devido ao seu desgaste natural.


 
Tronco apodrecido, motivo do corte

É possível ver na foto como a árvore cortada neste domingo estava comprometida, representando perigo, e a qualquer momento poderia cair e machucar transeuntes já que é possível verificar que seu caule principal encontrava-se completamente podre.

Fonte: Blog O Acaraú

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM doa mudas para o IFCE




À pedido do Instituto Federal Tecnológico - IFCE Campus Acaraú, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acaraú (SEMAM) doou 150 mudas de árvores para finalizar a arborização da referida instituição de ensino superior.

Foram doadas 90 mudas de Ipê roxo, 40 de Ninho, 10 de goiabeiras, 5 cajueiros e 5 mangueiras.

Qualquer instituição ou associação pode solicitar mudas à SEMAM, basta para isso enviar ofício informando a quantidade, o tipo das mudas e principalmente onde serão utilizadas. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM recebe doação de Decibelímetro



A SEMAM recebeu um aparelho para medição de pressão sonora (ruídos). Este aparelho (Decibelímetro) será utilizado na fiscalização dos veículos automotores tanto de propaganda quanto os utilizados para lazer, também será utilizado na fiscalização do som emitido pelos estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, restaurantes, clubes, casas de Show, entre outros), além de qualquer outro ruído produzido por equipamentos eletrônicos ou mecânicos.  


O Decibelímetro doado foi devidamente calibrado, conforme certificado DIMCI 2266/2011 - INMETRO, e possui validade até outubro de 2013. 


Primeiramente haverá um treinamento, dos técnicos da SEMAM, para o correto manuseio do equipamento, bem como todos os procedimentos que devem ser adotados para a correta medição do ruído.

A SEMAM, posteriormente, realizará treinamento da Guarda Municipal para auxiliar na fiscalização da Poluição Sonora no município (Sede e Distritos), ficando esse aparelho sob a responsabilidade da Guarda Municipal.

Além desse Decibelímetro, a SEMAM receberá outro, desta vez devido a premiação do Programa Selo Município Verde.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM constata extração irregular de argila




Atendendo à uma denúncia, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Acaraú esteve no Parque Ecológico de Acaraú (Carnaubal),  onde constatou a extração irregular de argila (barro), sendo o responsável pela atividade autuado.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM irá distribuir sacolas para os veículos que transitarem pelo município durante o carnaval


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acaraú recebeu, da SEMACE, 350 sacolas para veículos, que serão distribuídas durante o Carnaval, em ações em conjunto com a Secretaria de Saúde. Também serão afixadas faixas, na sede e nos distritos, objetivando à conscientização ambiental dos foliões.


Fonte: Blog da SEMAM de Acaraú

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM Promove palestra no Sítio Butiri



No dia 09 de dezembro de 2011, aconteceu uma Palestra na Comunidade de Sítio Buriti, com a temática lixo, realizada pelo Diretor de Educação Ambiental, Sr. AVELAR RIBEIRO (representando a SEMAM deste Município). A palestra aconteceu por iniciativa doPROJOVEM daquela localidade na pessoa de sua Coordenadora, Sra. Mônica, no salão da EEIEF Professora Maria Leonete Brandão.


Sua fundamentação geral foi: mostrar o valor do Lixo (um dos subprodutos do conjunto de atividades desenvolvidas pela sociedade), a seletividade cuidadosa do mesmo, a reutilização do lixo orgânico, evitando consequências indesejadas para a humanidade e também sua reciclagem; a forma consciente de seu destino, mostrando que este subproduto, bastante heterogêneo, não pode ser posto no meio ambiente de forma inadequada, por ocasionar danos ambientais e riscos à saúde pública. Na oportunidade foi mostrado seu lado ruim (produção do chorume, no lixo orgânico) e seu lado bom (seu uso na agricultura no processo de compostagem).


Foi mostrado, ainda, as seis razões para diminuir o lixo no mundo (1 – é feio, 2 – é desperdício, 3 – é relativo, por existirem os produtores, os consumidores e decompositores, 4 – é reciclável, 5 - faz mal a nossa saúde, 6 – faz mal a saúde do mundo,   e as três atitudes para diminuir os problemas que o Lixo acarreta: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.


A comunidade presente saiu com o pensamento firmado de que não é só apenas jogar o Lixo no Lixo e tudo está resolvido. Precisa-se de mais atitude e determinação no que diz respeito ao lixo produzido em sua própria casa.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ACARAÚ: SEMAM e CPMA Fiscalizam na Praia da Arpoeiras



No dia 10 de janeiro, através de denúncia, a SEMAM esteve na Praia de Arpoeiras para verificar a construção de viveiro de camarão, na localidade de Boqueirão.

No primeiro contato, após o devido esclarecimento da irregularidade e emissão do Auto de Constatação nº 01/2012 - SEMAM, o responsável pelo viveiro não se mostrou sensível à paralisar a atividade, porém o operador da retroescavadeira parrou a escavação do viveiro e se retirou do local com o equipamento. O responsável pelo empreendimento então foi convidado à comparecer na SEMAM para os devidos esclarecimentos e regularização do empreendimento.

No dia 11 de janeiro, pela manhã, o responsável compareceu à SEMAM e se comprometeu a não continuar a atividade até a devida regularização ambiental da mesma, através de Termo de Compromisso nº 01/12 - SEMAM.

Viveiro sendo construído sem qualquer autorização da Prefeitura ou da SEMACE

No mesmo dia, porém no período da tarde, a SEMAM juntamente com a viatura da Companhia de Policiamento Militar Ambiental - CPMA composta pelo: Cabo Alves; e Soldados Sabino e Sales, estiveram no local para verificar a real paralisação da mesma. A qual foi constatada "in loco".

Fiscalização da SEMAM e CPMA no Boqueirão, Praia de Arpoeiras (Viveiro de Camarão irregular)

É importante lembrar que a legislação ambiental brasileira é bastante avançada e prevê penalidades civis, administrativas e criminais para danos ao meio ambiente, sendo que qualquer alteração em nosso meio deve antes ser comunicada e devidamente autorizada pelo órgão ambiental competente.

A SEMAM agradece o apoio da CPMA, na pessoa do Comandante do 1º Pelotão de Acaraú, Major Rondon de Freitas Lopes, que gentilmente articulou a vinda desta viatura do 3º Pelotão de Sobral da CPMA.  

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ACARAÚ: Grupo de trabalho do Selo Unicef visita projeto na comunidade de Santa Fé




O  Grupo de Trabalho (GT) do Selo Unicef  compareceu, na sexta-feira passada (11/11) a Comunidade de Santa Fé (Acaraú-CE). Na ocasião, foram apresentados os trabalhos  desenvolvidos com alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio Ferreira Sales, na comunidade. Fruto do Projeto Acordes, cada aluno é levado a identificar-se com um determinado tipo de instrumento de percussão e a partir daí possa desenvolver seus talentos musicais. Além das aulas práticas, são ensinadas as teorias musicais. Os alunos também aprendem a construir instrumentos de percussão.



         O Projeto Acordes é uma iniciativa do professor e músico Ramalho Cezar que desde o ano de 2010 já realizava aulas de música/ musicalização na Escola Diogo Dias Barros. A iniciativa foi ampliada e o que era resumido a aulas de flauta doce agora conta também com mais instrumentos, como violão e  teclado. O projeto conta com o apoio da comunidade local, da direção e do núcleo gestor da Escola Antônio Ferreira Sales, além da Secretaria de Educação de Acaraú.  Essa unidade de ensino é uma das primeiras escolas de Acaraú a cumprir a lei N° 11.769 sancionada pelo Presidente Lula, que garante o ensino da música nas escolas.


Em Santa Fé, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) distribuiu mudas de plantas frutíferas para arborização da escola e da praça  da comunidade. Além disso, distribuiu a Revista Sesinho, intitulada: TodosSomos Bichos, para os alunos, com história de quadrinhos. A intenção maior do órgão foi levar ao conhecimento dos alunos a importância de cuidar do Meio Ambiente, além de despertar o interesse pela leitura.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ACARAÚ: SEMAM doa sementes para Horta orgânica

 
Em parceria com a Secretaria do Agronegócio, Pesca e Desenvolvimento Econômico - SEAGRI, a SEMAM está auxiliando na implantação de hortas orgânicas no município de Acaraú.

Como primeiro passo a SEMAM doou sementes de coentro, cebolinha, tomate, pimentão, couve-flor e alface para que a SEAGRI faça a capacitação e acompanhamento das hortas orgânicas. A seleção das comunidades a serem beneficiadas também ficará a cargo da SEAGRI.
 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ACARAÚ: SEMAM recebe Mudas de Árvores

 
Na quarta dia 03 de agosto a SEMAM recebeu 200 mudas de árvores frutíferas entregues por uma empresa Autoada pela emissão de odores desagradáveis.

A medida foi adotada após a assinatura de um Termo de Compromisso, que além das mudas também foram estipulados prazos para a adequação da empresa, como o plantio de uma cerca verde de eucalíptos e a adição de micro-organismos inibidores de odores.

Em vistoria realizada no dia 02 de agosto, por fiscais da SEMAM, verificou-se a minimização dos odores, porém no período noturno pode-se sentir que o incômodo ainda persiste.

Conforme acordado a empresa tem até o dia 19 de agosto para realizar um controle definitivo da emissão de odores, bem como até o dia 19 de setembro para finalizar o plantio da cerca verde de eucaliptos.

Caso o Termo de Compromisso não seja cumprido ou não seja encaminhado uma justificativa para o seu não cumprimento no prazo concedido, a SEMAM procederá com as medidas administrativas cabíveis, podendo, além da aplicação de multa, embargar a empresa e responsabilizar criminalmente o responsável pela mesma.
 
As mudas estão disponíveis para doação na SEMAM, entre as espécies doadas temos: Cajá, Ata, Manga, Acerola, Pitanga, entre outras.

terça-feira, 12 de julho de 2011

SELO VERDE: Acaraú entrega documentação


Na quarta-feira, dia 06 de julho, a SEMAM entregou à Coordenadora do Programa Selo Município Verde - PSMV, Sra. Socorro Azevedo, os Questionários de Gestão e Mobilização Ambiental para a avaliação do CONPAM.

O material é composto de um documento com as respostas dos questionários e um CD com a documentação comprobatória das respostas. Caso todo material fosse impresso seriam utilizadas aproximadamente 1.000 folhas de papel.

Segundo a Sra. Socorro Azevedo, Acaraú foi o 9º município a entregar a documentação.