ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

ALEX PONGITORI: HOMENAGEM À TURMA DE GUIA DE TURISMO 2011 DA EEEP MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA





Alex Pongitori Silveira é um acarauense apaixonado pela sua terra e formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas  suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E é colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!



HOMENAGEM À TURMA DE GUIA DE TURISMO 2011 DA EEEP MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA

Bom, minha primeira experiência profissional, após formatura, foi praticamente logo após os 5 anos de faculdade. Me formei no final de 2008 e em abril do ano seguinte já começavam as provas de seleção pro cargo que ocupo hoje, professor e coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem.

Voltando lá pra 2009, conheci os meninos que viria a conviver diariamente, e as vezes exaustivamente, pelos dois anos e meio seguintes.

Passado esse tempo, eles se formaram. Especificamente dia 24 de março deste ano. E não poderia de deixar de usar este espaço para homenageá-los de alguma forma.

Afinal, eles são os maiores responsáveis por um pouco de quem eu sou hoje.

Segue na íntegra meu discurso de formatura, fui paraninfo dos garotos. É um texto bem íntimo e, de certo modo, egoísta, pois falo exclusivamente da nossa relação, em alguns momentos pensei em falar de outras pessoas que foram importantes nesse tempo, mas desisti.

Aquele deveria ser um momento só nosso.

A viagem de vocês começou a cerca de três anos atrás. À  época vocês eram quarenta e cinco alunos, completamente perdidos em sua maioria.

Alguns sequer sabiam o que faziam aqui, outros entraram como uma segunda opção. Mas o que importa é que vocês, ainda que apenas trinta e oito, chegaram até aqui.

Ao longo desses últimos anos, desde que me formei, tenho ganhado inúmeros presentes, mas nenhum se comparou ao que recebi cerca de dois anos e meio atrás. Vocês. Vocês me proporcionaram algo que dinheiro não compra.

Essa noite eu vejo, diante de mim, homens e mulheres: inteligentes, amorosos, sensíveis, capazes, honestos e, principalmente, preparados para enfrentar o mundo em toda sua imensidão. Da mesma forma que vocês são outras pessoas, eu também sou. E pessoas melhores.

Me sinto aliviado.

Mas não pensem que essa viagem acaba aqui. Trata-se, apenas de uma parada. Pra recomeçá-la logo em seguida. Rumo a destinos mais distantes, destinos esses que lhes permitirão conhecer novos mundos. O horizonte se descortinará e novas possibilidades estarão esperando por vocês.

Vê-los aqui, hoje, me faz lembrar de todas as dificuldades que nos foram impostas, e saber que as superamos me deixa extremamente feliz. E, por vocês, eu faria tudo de novo. Valeu a pena todo esforço para lhes orientar e preparar para a vida.

Que a brisa da sabedoria sopre em suas costas lhes conduzindo para o sucesso profissional. Que o sol brilhe em seus caminhos os iluminando e guiando para a realização pessoal. E que Deus os abençoe e lhes guardem nessa nova viagem.

Viagem essa que será longa, tempestuosa, difícil e arriscada. E quem não se arrisca, já fracassou. Quem se arrisca, abre para si um oceano de possibilidades, inclusive a possibilidade de sucesso.

Arrisquem-se.

Abracem a vida e trabalhem com amor, ética, dignidade e, especialmente, respeito.

Continuarei aqui, embora à distância, amando vocês como um pai ama aos filhos. E com a mesma intensidade. Não é assim que vocês sempre me consideraram?

Certa vez, Otto Lara Resende, jornalista mineiro, ao entrevistar Nelson Rodrigues, pediu que ele aconselhasse os jovens. O grande dramaturgo, no alto de seu ceticismo trovejou: "Envelheçam".

Eu, contudo, lhes digo: Permaneçam jovens! Com audácia e brilho nos olhos. Permaneçam jovens.

Hoje não digo adeus. Na certeza de que nossos caminhos ainda se cruzarão muitas vezes. Mas me despeço. Ciente de que ainda me orgulharei muito das suas conquistas que estão por vir.

E no fim, é isso. Vocês são meu orgulho. E sempre serão.

E eu vou estar aqui, pra vocês.

Pra sempre.

Parabéns,Se cuidem.

E obrigado.

Alex Pongitori
Turismólogo

Nenhum comentário: