ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Municipio de Acaraú completa 162 anos


A fundação do município de Acaraú data de 31 de Julho de 1849, já a história de ocupação de território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé, vem antes da chegada dos portugueses onde ao chegarem em determinado local se depararam com a palavra indígena, Acaraú que é composta de Acará (Garças) e Hu (Água), significando "Rio das Graças".

Nossa história começa no primitivo século XVII, onde existia o ancoradouro da Barra do Acaracu para pequenas embarcações que depois passou a se chamar Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o nosso inicio, o marco inicial do que mais tarde veria a ser a linda cidade de Acaraú.

O então distrito criado com a denominação de Acaracu, pela provisão de 12-09-1766, e por lei provincial nº 253, de 19-11-1842 se expandia e chegando aos primórdios do século XIX, em uma Terça-feira, 31 de Julho de 1849 a então vila do Acaracu, já como distrito é desmembrada da jurisdição de Sobral, assim segundo a Lei provincial de nº 480, de 31 de Julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de Fevereiro de 1851 criava-se o mais novo município da então Capitania do Siará Grande.

Já título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de Setembro de 1882.

Pelo decreto estadual nº 60, de 06 de Setembro de1890, foram criados os distritos de Santa Cruz e São Francisco e anexados ao município de Acaraú. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município ficou constituído de 3 distritos: Acaraú, Santa Cruz e São Francisco.

Já em 1923, foram criados os distritos de Tanque do Meio, Timbaúba e Jericoacoara e anexado ao município de Acaraú. Nessa divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município ficou constituído de 5 distritos: Acaraú, Jericoacoara, Santa Cruz, Tanque do Meio e Timbaúba. Em divisões territoriais datadas entre 1936 a 1937 o município aparece constituído de 6 distritos: Acaraú, Jericoacoara, Santa Cruz, Extremas, Tanque do Meio eTimbaúba.

Com a promulgação da lei estadual nº 346, de 10-08-1937, o distrito de Tanque do Meio passou a denominar se Itarema, o distrito do Estremas foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Itarema (ex-Tanque do Meio) do mesmo município de Acaraú. Sob o mesmo decreto o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Bela Cruz e o distrito de Timbaúba a denominar-se Aranaú.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos:Acaraú, Aranaú, Bela Cruz, Itarema e Jericoacoara, assim permanecendo divisão territorial até meados de 1955.

No dia 23 de Novembro de 1957, a lei estadual nº 3538 desmembra do município de Acaraú o distrito de Bela Cruz, elevado à categoria de município.No ano seguinte, no dia 30 de Dezembro de 1958, é criado o distrito de Cruz ex-povoado, criado com terras dos distritos de Aranaú e Jericoacoara e anexado ao município de Acaraú. Com isso no inicio dos anos 60 Acaraú volta a ter 5 distritos: Acaraú, Aranau, Cruz, Itarema e Jericoacoara.

De 1963 à 1965 com a promulgação da lei estadual nº 6809, Acaraú perde o distrito de Itarema que é elevado à categoria de município. Mas devido a lei estadual nº 8339, de 14 de Dezembro de 1965, Itarema sem condições de prover seu próprio sustento,é extinto como município e seu território novamente é anexado ao município de Acaraú, como simples distrito.

Com a força da lei estadual nº 11002, de 14 de Janeiro de1985, o município de Acaraú, perde de uma vez só os distritos de Cruz e Jericoacoara, para constituírem o novo município de Cruz. E em 05 Fevereiro de 1985, Itarema se desmembra de Acaraú, sendo elevado à categoria de município.

Já em 1988 a divisão territorial de Acaraú é constituída de apenas 2 distritos: Acaraú e Aranau. Com isso em 1991 são criados os distritos de Juritianha e Lagoa do Carneiro tendo seu território anexado ao município de Acaraú.

Em divisão territorial datada de 2010, o município é constituído de 4 distritos: Acaraú, Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro. Sendo que os distritos de Aranaú e Juritianha já tiveram seus pedidos de emancipação aprovados na Assembleia Legislativa do Ceará.

NOSSO BRASÃO:
O Brasão de Acaraú é o brasão do município de Acaraú, no estado do Ceará. Evoca as riquezas e do município. As duas carnaúbas representam seus extensos carnaubais e sua fauna representada pela garça estilizada em seu vôo e um camurupim estilizado que nos remete a riqueza de seu mar e a estrela representa o nosso município no estado do Ceará.


NOSSO HINO:
Hino do município de Acaraú
Letra por Manoel Nicodemos Araújo
Melodia por Maria Florentino Oliveira

Do Ceará nas extremas do norte,
Junto ao mar, onde um dia nasceu,
Acaraú evolui, sempre forte,
Neste solo que Deus escolheu.

Acaraú, terra bendita,
Campo de afã, berço gentil!
Acaraú, em ti palpita
O coração do meu Brasil!

Cobre as várzeas de toda a ribeira
A riqueza de seus carnaubais.
E verdeja na zona praieira
A imponência de seus coqueirais.

Entre o Mangue da cor da esperança.
Passa o rio que a cidade limita.
E, bem perto, entre as ondas se lança,
Num painel de beleza infinita.

Exaltando esta terra tão boa,
No murmulho tão velho e tão novo,
Alto hino o oceano lhe entoa,
Em dueto com seu nobre povo.


NOSSA ECONÔMIA:

A base da nossa economia é a pesca, tanto que o nosso porto possui com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações.A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.

Em seguida vem a pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.


E agora a agricultura que devido a implantação do perímetro irrigado do Baixo Acaraú vem ajudando a mudar a cara económica de nosso município

TURISMO:

O turismo é uma outra base da economia regional devido aos atractivos naturais:
•Praias: Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
•Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
•Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
•Rio Acaraú.


O NOSSO ACARAÚ HOJE:

Acaraú é um dos maiores produtores de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Distante a 220 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, ou BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403, Acaraú é sempre uma boa opção de negócios, férias ou lazer. Acaraú hoje faz divisa com os municípios de Cruz, Bela Cruz, Amontada, Morrinhos, Marco e Itarema. Atualmente a população do município gira em torno dos quase 60.000 habitantes.
POLÍTICA 
A historia da politica Acaraunse se confunde com a cearense, hoje representam os acarauenses no congresso nacional, o deputado federal Anibal Ferreira Gomes, na casa do povo cearense, os deputados estaduais Manoel Duca da Silveira Neto (Duquinha)  e João Jaime Gomes Marinho de Andrade (João Jaime Neto).
O município  de Acaraú tem hoje como prefeito: Pedro Fonteles dos Santos (Pedim do Cleto), vice-prefeito:  Edmundo Silveira e vereadores Paulo Andrade, Edilson Salgueiro, Colombo, Manoel Rocha, Junior Mundó, Tetel, Paulo Rocha, Edson Brandão, Emanuel Melo e Paulo Silveira.

sábado, 30 de julho de 2011

POLÊMICA: Avança no Congresso proposta que criminaliza MP3


Cadeia para quem compartilhar sua rede de banda larga de internet wi-fi com os vizinhos, compartilhar músicas pelo bluetooth do aparelho celular ou usar softwares para desbloquear mídias de DVDs e assisti-las no computador. É isso o que pode acontecer caso seja aprovado na Câmara o Projeto de Lei 84/99 (conhecido como PL Azeredo) que tramita em caráter de urgência e pode ser votado a partir da terça-feira.
O PL nasceu no Senado, onde foi aprovado rapidamente e de forma obscura. Quando chegou na Câmara, recebeu o apelido de AI-5 digital e foi posto como substitutivo a um projeto do ex-deputado Luiz Piauhylino.
“O preocupante é que, agora, a proposta tramita com urgência. Isso significa que já entra na pauta de votação assim que a Câmara voltar do recesso parlamentar – ou seja, na próxima terça, quando recomeçam as sessões. Se for aprovado, o que representaria um retrocesso, iria direto para sanção presidencial”, diz Guilherme Varella, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – que ) lançou uma campanha contra o projeto, com abaixo-assinado (na páginawww.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=24) contra a proposta.
Polêmica
O PL é bastante polêmico ao limitar a disseminação de informações na rede. A proposta trata de crimes cibernéticos e criminaliza práticas comuns de internautas como digitalizar e guardar suas músicas num MP3 player ou computador – mesmo que o consumidor tenha passado para computador as músicas de um CD que comprou.
“Além disso, seria considerado criminoso o consumidor que compartilhasse com seus vizinhos seu acesso à internet através de redes Wi-Fi ou que utilizasse plenamente serviços de voz sobre IP na rede, como o Skype”, diz Varella.
Até a prática e usa softwares para destravar e poder assistir a DVDs bloqueados (que só rodam no DVD player) no computador seria crime. “Nesse caso, a proposta prevê detenção de 1 a 3 anos para quem fizer isso. Ou seja, o consumidor não teria nem a permissão para usar como deseja o produto que comprou.”
Para juntar provas necessárias para incriminar o consumidor, o projeto prevê ainda que os provedores de internet retenham mais que o necessário das informações sobre os históricos de navegação dos consumidores na rede.
“Em caso de ‘crimes ou violações’ da lei, os provedores teriam a responsabilidade de denunciar o consumidor, que passaria a ser um criminoso. Isso é preocupante no cenário brasileiro em que inexiste uma lei de proteção de dados pessoais. Vale lembrar que, na internet, praticamente todas as ações passam por relações de consumo (desde o comércio eletrônico até às redes sociais). Portanto, devem valer os princípios do Código de Defesa do Consumidor de transparência e boa-fé, e não de monitoramento e restrição de direitos, como quer o projeto”, diz o advogado Varella.
Além do Idec, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) também teme que a proposta limite a liberdade dos consumidores na internet. “Lógico que é importante se monitorar a segurança na internet, violações aos direitos autorais, mas sem abusos. Mas não se pode criminalizar práticas comuns dos internautas, como digitalizar músicas. Antes, é preciso uma discussão do assunto com a sociedade”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste.
Varella concorda: “É essencial garantir os direitos na internet antes de criminalizar as condutas. Assim, antes do PL 84/99, é preciso aprovar o Marco Civil da Internet e a lei de proteção de dados”.
DO BLOG 
Projeto inócuo, sem sentido, tecnicamente mal amarrado e que chega tarde demais. Depois que a porta foi arrombada e levaram tudo, deixando terra arrasada, pouco pode ser feito. Criminalizar o consumidor, o cidadão comum, o mero usuário de computador, é apenas uma tática diversionista e enganosa. Há dez anos autoridades norte-americanas tentaram fazer isso na esteira da briga Metallica x Napster.
Alguns 1o ou 15 ou 20 ou 50 foram pegos para Cristo, foram processados para dar exemplo – a mãe de um garoto de 12 anos foi condenda a pagar uma indenização de chegava a US$ 100 mil  por causa dos downloads ilegais feitos pelo garoto – e nada mais aconteceu. Mais do que sem sentido, o projeto atual cai no mero oportunismo, apenas para ganhar espaço em alguns jornais por um período curtíssimo de tempo.
Como será feito o rastreamento dos usuários que cometerão atos ilícitos? O texto do projeto está em consonância com o Código Penal? Com o Código Civil? Como fica a questão da violação de privacidade?
Alguma coisa precisava ser feita, mas lá atrás, com apoio técnico de gente especializada e com ampla discussão dos interessados, como músicos, gravadoras, selos, distribuidoras, entidades de defesa do consumidor, representantes do Ministério da Justiça, entre outros. Apenas “dar um tapa” em um projeto antigo malfeito e nada discutido e colocá-lo em votação nada mais é do que oportunismo.
Policiais brasileiros especializados em crimes virtuais são poucos e com certeza terão coisas muito mais importantes para investigar do que alguns garotos baixando CDs em blogs argentinos, suíços, chineses ou turcos.
A pirataria tem de ser combatida, mas com inteligência e sabedoria. Agora que o mercado buscou alternativas e começa a estruturar um novo modelo de negócio, tanto no meio musical, como de filmes e de programas de computador, o teor desse projeto parece anacrônico e desatualizado, para não dizer amador. Será mais uma lei que “não irá pegar”.

IFCE: 75 alunos veteranos do campus de Acaraú ainda precisam confirmar suas matrículas

Dos 303 alunos veteranos do campus de Acaraú do IFCE, até o momento, 228 alunos confirmaram suas matrículas por meio do site do IFCE. Sendo que 75 alunos necessitam ainda fazer as confirmações, que poderão ser realizadas até o próximo dia 30 deste mês. Dos alunos novatos, ingressos por meio de exame de seleção, existem 74 alunos confirmados para o semestre 2011.2. 

Já para os cursos superiores, há 21 alunos matriculados no curso de Licenciatura em Física, sendo que 20 alunos ingressaram mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/ MEC, com base na nota do Enem e um aluno ingressou como graduado. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, por sua vez, 35 alunos ingressaram pelo Sisu e um como graduado e dois  transferidos de outras Instituições de Ensino. 

O semestre 2011.2 do campus de Acaraú do IFCE está previsto para iniciar na próxima segunda-feira (1º de agosto). Está programada apresentação institucional com o diretor-geral do campus, Prof. Amilton Nogueira, pela manhã e a noite.

AL-CE: Assembleia Legislativa do Ceará retoma atividades na segunda-feira


Após o recesso da ultima quinzena do mês de julho, a Assembleia Legislativa do Ceará retomará os trabalhos na próxima segunda-feira (01/08). Setores como Cerimonial, Espaço do Povo, Biblioteca César Cals de Oliveira e o Complexo de Comissões Técnicas voltarão a funcionar na próxima semana. 

Destaca-se também o Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto que estará aberto para visitação e já tem em sua agenda instituições de ensino com horário marcado no mês de agosto para o projeto “O Parlamento e sua História”, que recebe alunos de escolas e universidades.

De acordo com a coordenadora do projeto, Socorro Medeiros, seis escolas já confirmaram a visita para o mês de agosto e outras instituições para setembro, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A FM Assembleia (96,7 MHz) e a TV Assembleia (Canal 30) também voltam a transmitir sua programação normal junto aos outros setores da Casa.Já as sessões no Plenário 13 de Maio voltam a ser realizadas a partir da próxima terça-feira com a presença de todos os deputados que se encontravam em recesso legislativo. 

SERVIÇOS

A Biblioteca César Cals de Oliveira possui quatro mil livros catalogados no sistema eletrônico, além de uma coleção de obras raras que contribui para a preservação de mais de um século de memória do Parlamento. 

O empréstimo de livros é restrito aos funcionários da Casa, mas qualquer pessoa pode consultar o acervo e também pode utilizar gratuitamente os serviços de Internet, cópia e impressão.

Já o Espaço do Povo oferece gratuitamente Internet e impressão. Basta a pessoa assinar o nome numa lista para ter acesso aos serviços. A sala disponibiliza dez máquinas. Sites de bate-papo e mídias sociais são bloqueados.

Na AL, funciona ainda uma agência do Banco do Brasil, atendendo normalmente, no expediente bancário, das 10h às 16h. Já os Correios estarão abertos das 9h às 13h.

ACARAÚ: Municipio sediará etapa da Conferência Estadual de Juventude do Ceará



A Conferência Estadual de Juventude do Ceará vai acontecer durante  os meses de agosto a novembro deste ano, onde acorrerá as etapas  municipais, etapas livres, 13 etapas territoriais e uma estadual, que  acontecerá em Fortaleza. 

Os municípios que sediarão as etapas  territoriais são:  Acaraú, Sobral, Itapipoca, Tianguá, Canindé, Tauá,  Iguatu, Barbalha, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Redenção, Cascavel  e Eusébio. 

TECNOLOGIA: Nokia perde liderança em smartphones para Apple e Samsung


A Apple e a Samsung puseram fim aos 15 anos de liderança da Nokia nas vendas de smartphones, no segundo trimestre, conforme dados divulgados nesta sexta-feira.


A Nokia dominava o mercado de celulares inteligentes desde que lançou o modelo Communicator, em 1996, mas a concorrência das duas rivais mais próximas e uma queda nas vendas derrubaram a empresa do primeiro para o terceiro lugar no trimestre passado, com o início da desaceleração do crescimento no segmento.
A Apple vendeu o volume recorde de 20,3 milhões de iPhones no segundo trimestre, ainda que o aparelho esteja há mais de um ano no mercado.
A Apple anunciou seus dados de vendas na semana passada mas, nesta sexta-feira, estimativas de analistas mostravam que a Samsung teria vendido 19 milhões de smartphones no período, bem acima das 16,7 milhões de unidades vendidas pela Nokia. O grupo sul-coreano se beneficiou da forte demanda por aparelhos equipados com o Android, do Google.
"A linha Galaxy, da Samsung, se mostrou popular, especialmente o modelo SII Android, um dos mais caros," disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.
A Strategy Analytics estima que o mercado de celulares inteligentes tenha crescido 76% no trimestre, em termos de volume, ante o mesmo período em 2010. A ABI Research foi um pouco mais cautelosa em sua estimativa, calculando alta de 62% para o segmento.
O crescimento do mercado global de celulares também desacelerou no segundo trimestre, acompanhando as vendas de modelos básicos, que caíram pela primeira vez em sete trimestres, decorrente da contenção de gastos dos consumidores, informou nesta sexta-feira o grupo de pesquisa IDC.
Segundo o IDC, embora as fortes vendas de smartphones tenham crescido 11,3% ano a ano, somando 365,4 milhões de aparelhos, o resultado representa desaceleração ante o avanço de 16,8% visto no primeiro trimestre.
Fonte: Portal IG

INTERNET: 'Facebook.com' é o endereço mais digitado

No inicio de 2011, Chirstopher Finke, o desenvolvedor do addon Url Fixer para o Mozilla Firefox (corrige erros de digitação na barra de endereços) havia adicionado uma função à ferramenta para a coleta de informações dos endereços digitados pelos usuários. O recurso servia para melhorar o funcionamento do addon.


Nesta semana, o desenvolvedor disponibilizou as informações a respeito dos endereços digitados pelos usuários do complemento. De acordo com Fink, o 'facebook.com' é o endereço mais digitado, com 7,5 milhões de entradas, representado 9% do total.

Em segundo lugar ficou o 'google.com', com 3,3%  dos endereços digitados na Web. O 'youtube.com' também apareceu em segundo com os mesmos 3,3%. Em terceiro lugar ficou outro serviço do Google, o 'gmail.com' com 1,1 % das entradas.
No entanto, o Google.com ainda é o site mais visitado. A maioria das pessoas costuma chegar a ele pela própria barra de pesquisa do navegador, ou digitando um termo diretamente da barra de endereços.

 Fonte: Portal Superdownloads 

CONCURSO: Procuradoria Geral da Justiça do Estado abre inscrições na próxima semana



A Procuradoria Geral da Justiça do Estado inicia, a partir da próxima segunda-feira, inscrições para o concurso público destinado à contratação de 52 promotores de justiça de Entrância Inicial com salários de R$ 20.677,84. Para participar, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no site www.concursosfcc.com.br, até às 14 horas do dia 31 de agosto e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 200,00.

Uma série de requisitos deverá ser atendida pelos candidatos como: ser brasileiro ou português com residência permanente no país, ter concluído o curso de bacharelado em Direito, ter exercido atividade jurídica por no mínimo três anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir idoneidade moral e não apresentar antecedentes criminais.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova preambular com embasamento na legislação, em súmulas ou jurisprudência dominante dos Tribunais Superiores, Prova Escrita discursiva, Prova Oral e análise de títulos. Elas serão realizadas na cidade de Fortaleza.

Após a homologação do resultado final do Concurso pelo Conselho Superior do Ministério Público, a classificação final dos candidatos aprovados, com as respectivas notas obtidas, será publicada no Diário da Justiça e divulgada nos sites do Ministério Público do Estado do Ceará e da Fundação Carlos Chagas.



Fonte: Jornal O Povo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ACARAÚ: Saúde de Pedim do Cleto é o centro das conversas no município


E a saúde do prefeito de Acaraú, Senhor Pedro Fonteles, virou o assunto predileto nas rodas de conversas pelo município. Parte da turma dos boatos relata que Pedim do Cleto já esta recuperado e que tudo não passou de um susto, já os mais cautelosos comentam que seu estado de saúde merece cuidado e sempre há aqueles que são pessimistas quanto ao quadro de saúde do alcaide acarauense, esses juram de pé junto que o chefe do poder executivo acarauense tem um sério problema coronário e vai ser necessário fazer um cateterismo cardíaco*.


O que existe de verdadeiro nessa conversa toda é que Pedro do Cleto continua em Sobral realizando exames e sob cuidados médicos, as alterações em sua pressão arterial foram sérias e expiram cuidados.

* O que é Cateterismo Cardíaco

Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária.

Atualização 09:37

Segundo o genro do atual prefeito de Acaraú, Senhor José Valcenar, O prefeito Pedim do Cleto passa bem,e esta saindo hoje da UTI, e em breve estará em casa, informou através de seu http://twitter.com/#!/valcenar.

CINEMA: Capitão America estreia hoje nos cinemas brasileiros


Um mundo em que os bons são sempre bons e os maus são sempre malvados. Este é o clima que impera em “Capitão América: O Primeiro Vingador”, filme, baseado no super-herói da Marvel, que estreia hoje, sexta-feira (29) nos cinemas brasileiros. Se a produção peca pela falta de originalidade em alguns pontos, boas explosões e cenas de ação envolventes fazem valer o ingresso.
O longa se passa na década de 40, em meio à Segunda Guerra Mundial, e é centrado na história de Steve Rogers (Chris Evans), um jovem órfão que tem no amor pela pátria sua maior virtude e tenta de tudo para se alistar no exército das forças aliadas. Rogers, no entanto, não faz, nem de longe, o perfil das forças armadas: ele é fraco, extremamente magro, vive apanhando dos colegas e, ainda por cima, sofre de asma.

Depois de diversas tentativas frustradas, o Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci), que comanda um projeto que visa a formação de um exército americano de super soldados, percebe em Rogers uma característica essencial para o sucesso de sua empreitada: a bondade. Algo que o aspirante, definitivamente, tem de sobra. Steve Rogers é tão certinho que faz Clark Kent parecer um valentão – ao menos o homem de aço tem seus momentos fúria, quando sob influência de criptonita vermelha.

O medo de Erskine se justifica. Anos antes, quando a substância milagrosa ainda estava em fase de testes, o general alemão Johann Schmidt (Hugo Weaving) fez de si próprio cobaia da experiência e, com força sobre humana, a soberba toma conta de seu caráter. A ganância desenfreada coloca Schmidt em uma marcha desenfreada pela dominação global – mas é claro que com Steve Rogers transformado em uma verdadeira máquina de combate, a batalha ficará muito mais equilibrada.

O bom e velho maniqueísmo vai sempre ditar as ações dos protagonistas. O general alemão é um vilão sem escrúpulos, que pensa apenas em si mesmo e não hesita em atirar, ainda que seja contra seus próprios combatentes. Rogers, por outro lado, prega a não violência, “não quero matar ninguém”, diz o pacifista quando perguntado sobre como queria ajudar o país nos frontes de batalha, e em momento algum apresenta desvios de caráter.

A falta de profundidade psicológica é o principal problema do filme, especialmente em se tratando de um super-herói da Marvel. Personagens como Peter Parker (“Homem-Aranha”), Tony Stark (“Homem de Ferro”) e os integrantes do “X-Men” sempre sofreram com conflitos internos, dúvidas e incertezas cabíveis a qualquer ser humano e isso foi bem transmitido nos respectivos filmes.

Sim, “Capitão América” tem problemas, mas o filme deslancha boa dose de entretenimento e em nenhum momento as duas horas de duração se tornam cansativas. Diversos elementos cômicos e cenas de ação – que são muitas – ajudam para não deixar que a peteca caia.

Destaque também para a trilha sonora repleta de ambientações, bem ao estilo “Indiana Jones”. As músicas não ficam na cabeça, mas têm papel essencial na construção da tensão e do clima heróico dos acontecimentos.“Capitão América: O Primeiro Vingador” pode não ser a melhor empreitada da Marvel, mas definitivamente não é dinheiro perdido e tem potencial para agradar desde os fãs de super-heróis até quem estiver em busca de um filme “light” para o fim de semana. Depois é só esperar para maio de 2012, quando “Os Vingadores” estreia mundialmente. Que venham os vilões!

Fonte: Portal IG  

ACARAÚ: "ENEM não tira férias" nas Escolas da 3° CREDE


Escolas da 3ª CREDE realizaram neste mês de julho o Projeto “ENEM NÃO TIRA FÉRIAS”. Uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, através das CREDEs, com o intuito de fortalecer a aprendizagem dos alunos dando-lhes melhores condições para que participem satisfatoriamente do ENEM, bem como de outros processos seletivos de ingresso à tão sonhada Universidade.

As escolas participantes do Projeto: EEM Vicente de Paulo da Costa, EEEP Júlio França, EEM José Teixeira de Albuquerque e EEFM Maria Conceição Araújo desenvolveram atividades motivacionais, aulas preparatórias nas disciplinas curriculares do Ensino Médio com ênfase na Redação e simulados. Todas as atividades tiveram participação ativa dos alunos do 3º Ano.

A 3ª CREDE acompanhou todos os trabalhos desenvolvidos, desde a preparação até a execução das ações de modo a garantir o êxito do processo. É válido destacar o compromisso dos gestores na organização, acompanhamento e monitoramento do ENEM NÃO TIRA FÉRIAS, assim como o engajamento e empenho dos professores e monitores participantes e, principalmente, dos educandos que, na busca por um futuro promissor, envolveram-se ativamente neste Projeto inovador.

O relato de alguns alunos demonstra a satisfação destes quanto à organização da escola, aulas, apostilas e Cds utilizados, dinâmicas, simulados, professores, alimentação e toda a dedicação dispensada pelos educadores participantes deste ENEM NÃO TIRA FÉRIAS.

Para o segundo semestre a 3ª CREDE já planejou ações de preparação para o ENEM que serão desenvolvidas em todas as escolas de sua abrangência.

REVISTA: Sandy diz à 'Playboy': "é possível ter prazer anal"

Em entrevista à revista Playboy, que chega às bancas no dia 9 de agosto, a cantora Sandy disse que "é possível ter prazer anal".
A declaração aparece na capa da publicação, que traz o ensaio de Adriane Galisteu. No entanto, a Playboy não deu mais informações sobre o contexto no qual Sandy fez o comentário.
O assunto já está entre os trending topics do Twitter. Sandy, que é casada com o músico Lucas Lima, integrante do grupo Família Lima, costuma ser muito discreta com relação a sua vida pessoal. Mas ela surpreendeu no Carnaval deste ano ao ser a garota propaganda da cerveja Devassa e participar de campanha publicitária na qual mostra seu lado mais ousado. 

IFCE: Reitor visita campus de Acaraú


O Reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, visitou o campus de Acaraú ontem, quinta-feira (28). O motivo da visita foi a participação em uma reunião convocada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus, coordenada pelo Professor João Vicente Mendes Santana, para tratar das ações realizadas, projetos aprovados e parcerias na área da pesquisa. 

O Reitor foi recepcionado pelo Diretor Geral do campus do IFCE em Acaraú, Professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, que mostrou ao Professor Cláudio as instalações físicas do campus. Na foto acima, da esq. para a dir. o Engenheiro responsável pela construção do campus, Edilson Moreira, o Diretor Geral do campus, Prof. Amilton Nogueira, e o Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo.
         Entre as principais ações da Coordenação de Pesquisa apresentadas, estão a formação de um grupo de pesquisa em recursos pesqueiros e aquícolas, além do projeto em execução de construção de um novo catamarã (embarcação a vela) em Acaraú, fruto do projeto aprovado pelo CNPq intitulado "Catamarã: Uma Alternativa Sustentável para Modernização da Pesca Artesanal no Nordeste do Brasil". 
         Além disso, o campus de Acaraú compõe o Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura, núcleo Nordeste IX, que com a proposta de desenvolver novas tecnologias para o setor de aquicultura e pesca, beneficiando a comercialização do pescado, tem possibilitado a aprovação de inúmeros projetos por instituições como Capes, Finep e Setec/MEC, aguardando a liberação da verba para que sejam iniciadas a execução dos projetos.
         O Professor João Vicente ainda destacou a participação do campus no Programa Certific, que oportuniza Certificação de saberes a redeiros (que confeccionam artefatos de pesca) e operadores de beneficiamento do pescado.
O campus apresenta propostas de parceria com o Instituto Federal Fluminense, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Inovação para a Sustentabilidade, o MEC, a Marinha e o Ministério da Pesca e Aquicultura para a qualificação de pescadores e oferta de pós-graduação na área de recursos pesqueiros e aquícolas. 

        Planeja-se também a construção de um Laboratório Simulador de Navegação, no campus de Acaraú, a ser fincanciado pela Setec/MEC, em parceria com o campus do Instituto Federal em Macau (RN). Na foto à direita, reunião ocorrida no Gabinete da Direção Geral do campus de Acaraú.
         O Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo, que também é presidente do ConselhoNacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que congrega todos os IFs do Brasil, prometeu apoiar a execução dos projetos apresentados pela Coordenação de Pesquisa do campus. Reforçou a vocação local de Acaraú para a pesca e a aquicultura, que fizeram com que o campus do IFCE se caracterizasse por uma instituição marítimo-portuária. Ressaltou o comprometimento do IFCE na educação profissional e tecnológica de qualidade e o empenho do Governo Federal que até o final do Governo Dilma Roussef disporá de mais de 600 campi dos IFs em todo o país. 
        O Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, Prof. Amilton Nogueira agradeceu a presença do Reitor na casa e reforçou o empenho dos servidores que tornam o campus de Acaraú uma realidade. Agradeceu ao empenho de todos e reforçou que "não serão medidos esforços para ofertar um ensino de qualidade a todo o Baixo Acaraú".