ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Municipio de Acaraú completa 162 anos


A fundação do município de Acaraú data de 31 de Julho de 1849, já a história de ocupação de território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé, vem antes da chegada dos portugueses onde ao chegarem em determinado local se depararam com a palavra indígena, Acaraú que é composta de Acará (Garças) e Hu (Água), significando "Rio das Graças".

Nossa história começa no primitivo século XVII, onde existia o ancoradouro da Barra do Acaracu para pequenas embarcações que depois passou a se chamar Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o nosso inicio, o marco inicial do que mais tarde veria a ser a linda cidade de Acaraú.

O então distrito criado com a denominação de Acaracu, pela provisão de 12-09-1766, e por lei provincial nº 253, de 19-11-1842 se expandia e chegando aos primórdios do século XIX, em uma Terça-feira, 31 de Julho de 1849 a então vila do Acaracu, já como distrito é desmembrada da jurisdição de Sobral, assim segundo a Lei provincial de nº 480, de 31 de Julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de Fevereiro de 1851 criava-se o mais novo município da então Capitania do Siará Grande.

Já título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de Setembro de 1882.

Pelo decreto estadual nº 60, de 06 de Setembro de1890, foram criados os distritos de Santa Cruz e São Francisco e anexados ao município de Acaraú. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município ficou constituído de 3 distritos: Acaraú, Santa Cruz e São Francisco.

Já em 1923, foram criados os distritos de Tanque do Meio, Timbaúba e Jericoacoara e anexado ao município de Acaraú. Nessa divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município ficou constituído de 5 distritos: Acaraú, Jericoacoara, Santa Cruz, Tanque do Meio e Timbaúba. Em divisões territoriais datadas entre 1936 a 1937 o município aparece constituído de 6 distritos: Acaraú, Jericoacoara, Santa Cruz, Extremas, Tanque do Meio eTimbaúba.

Com a promulgação da lei estadual nº 346, de 10-08-1937, o distrito de Tanque do Meio passou a denominar se Itarema, o distrito do Estremas foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Itarema (ex-Tanque do Meio) do mesmo município de Acaraú. Sob o mesmo decreto o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Bela Cruz e o distrito de Timbaúba a denominar-se Aranaú.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos:Acaraú, Aranaú, Bela Cruz, Itarema e Jericoacoara, assim permanecendo divisão territorial até meados de 1955.

No dia 23 de Novembro de 1957, a lei estadual nº 3538 desmembra do município de Acaraú o distrito de Bela Cruz, elevado à categoria de município.No ano seguinte, no dia 30 de Dezembro de 1958, é criado o distrito de Cruz ex-povoado, criado com terras dos distritos de Aranaú e Jericoacoara e anexado ao município de Acaraú. Com isso no inicio dos anos 60 Acaraú volta a ter 5 distritos: Acaraú, Aranau, Cruz, Itarema e Jericoacoara.

De 1963 à 1965 com a promulgação da lei estadual nº 6809, Acaraú perde o distrito de Itarema que é elevado à categoria de município. Mas devido a lei estadual nº 8339, de 14 de Dezembro de 1965, Itarema sem condições de prover seu próprio sustento,é extinto como município e seu território novamente é anexado ao município de Acaraú, como simples distrito.

Com a força da lei estadual nº 11002, de 14 de Janeiro de1985, o município de Acaraú, perde de uma vez só os distritos de Cruz e Jericoacoara, para constituírem o novo município de Cruz. E em 05 Fevereiro de 1985, Itarema se desmembra de Acaraú, sendo elevado à categoria de município.

Já em 1988 a divisão territorial de Acaraú é constituída de apenas 2 distritos: Acaraú e Aranau. Com isso em 1991 são criados os distritos de Juritianha e Lagoa do Carneiro tendo seu território anexado ao município de Acaraú.

Em divisão territorial datada de 2010, o município é constituído de 4 distritos: Acaraú, Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro. Sendo que os distritos de Aranaú e Juritianha já tiveram seus pedidos de emancipação aprovados na Assembleia Legislativa do Ceará.

NOSSO BRASÃO:
O Brasão de Acaraú é o brasão do município de Acaraú, no estado do Ceará. Evoca as riquezas e do município. As duas carnaúbas representam seus extensos carnaubais e sua fauna representada pela garça estilizada em seu vôo e um camurupim estilizado que nos remete a riqueza de seu mar e a estrela representa o nosso município no estado do Ceará.


NOSSO HINO:
Hino do município de Acaraú
Letra por Manoel Nicodemos Araújo
Melodia por Maria Florentino Oliveira

Do Ceará nas extremas do norte,
Junto ao mar, onde um dia nasceu,
Acaraú evolui, sempre forte,
Neste solo que Deus escolheu.

Acaraú, terra bendita,
Campo de afã, berço gentil!
Acaraú, em ti palpita
O coração do meu Brasil!

Cobre as várzeas de toda a ribeira
A riqueza de seus carnaubais.
E verdeja na zona praieira
A imponência de seus coqueirais.

Entre o Mangue da cor da esperança.
Passa o rio que a cidade limita.
E, bem perto, entre as ondas se lança,
Num painel de beleza infinita.

Exaltando esta terra tão boa,
No murmulho tão velho e tão novo,
Alto hino o oceano lhe entoa,
Em dueto com seu nobre povo.


NOSSA ECONÔMIA:

A base da nossa economia é a pesca, tanto que o nosso porto possui com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações.A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.

Em seguida vem a pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.


E agora a agricultura que devido a implantação do perímetro irrigado do Baixo Acaraú vem ajudando a mudar a cara económica de nosso município

TURISMO:

O turismo é uma outra base da economia regional devido aos atractivos naturais:
•Praias: Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
•Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
•Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
•Rio Acaraú.


O NOSSO ACARAÚ HOJE:

Acaraú é um dos maiores produtores de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Distante a 220 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, ou BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403, Acaraú é sempre uma boa opção de negócios, férias ou lazer. Acaraú hoje faz divisa com os municípios de Cruz, Bela Cruz, Amontada, Morrinhos, Marco e Itarema. Atualmente a população do município gira em torno dos quase 60.000 habitantes.
POLÍTICA 
A historia da politica Acaraunse se confunde com a cearense, hoje representam os acarauenses no congresso nacional, o deputado federal Anibal Ferreira Gomes, na casa do povo cearense, os deputados estaduais Manoel Duca da Silveira Neto (Duquinha)  e João Jaime Gomes Marinho de Andrade (João Jaime Neto).
O município  de Acaraú tem hoje como prefeito: Pedro Fonteles dos Santos (Pedim do Cleto), vice-prefeito:  Edmundo Silveira e vereadores Paulo Andrade, Edilson Salgueiro, Colombo, Manoel Rocha, Junior Mundó, Tetel, Paulo Rocha, Edson Brandão, Emanuel Melo e Paulo Silveira.

Nenhum comentário: