ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

IFCE: Reitor visita campus de Acaraú


O Reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, visitou o campus de Acaraú ontem, quinta-feira (28). O motivo da visita foi a participação em uma reunião convocada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus, coordenada pelo Professor João Vicente Mendes Santana, para tratar das ações realizadas, projetos aprovados e parcerias na área da pesquisa. 

O Reitor foi recepcionado pelo Diretor Geral do campus do IFCE em Acaraú, Professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, que mostrou ao Professor Cláudio as instalações físicas do campus. Na foto acima, da esq. para a dir. o Engenheiro responsável pela construção do campus, Edilson Moreira, o Diretor Geral do campus, Prof. Amilton Nogueira, e o Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo.
         Entre as principais ações da Coordenação de Pesquisa apresentadas, estão a formação de um grupo de pesquisa em recursos pesqueiros e aquícolas, além do projeto em execução de construção de um novo catamarã (embarcação a vela) em Acaraú, fruto do projeto aprovado pelo CNPq intitulado "Catamarã: Uma Alternativa Sustentável para Modernização da Pesca Artesanal no Nordeste do Brasil". 
         Além disso, o campus de Acaraú compõe o Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura, núcleo Nordeste IX, que com a proposta de desenvolver novas tecnologias para o setor de aquicultura e pesca, beneficiando a comercialização do pescado, tem possibilitado a aprovação de inúmeros projetos por instituições como Capes, Finep e Setec/MEC, aguardando a liberação da verba para que sejam iniciadas a execução dos projetos.
         O Professor João Vicente ainda destacou a participação do campus no Programa Certific, que oportuniza Certificação de saberes a redeiros (que confeccionam artefatos de pesca) e operadores de beneficiamento do pescado.
O campus apresenta propostas de parceria com o Instituto Federal Fluminense, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Inovação para a Sustentabilidade, o MEC, a Marinha e o Ministério da Pesca e Aquicultura para a qualificação de pescadores e oferta de pós-graduação na área de recursos pesqueiros e aquícolas. 

        Planeja-se também a construção de um Laboratório Simulador de Navegação, no campus de Acaraú, a ser fincanciado pela Setec/MEC, em parceria com o campus do Instituto Federal em Macau (RN). Na foto à direita, reunião ocorrida no Gabinete da Direção Geral do campus de Acaraú.
         O Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo, que também é presidente do ConselhoNacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que congrega todos os IFs do Brasil, prometeu apoiar a execução dos projetos apresentados pela Coordenação de Pesquisa do campus. Reforçou a vocação local de Acaraú para a pesca e a aquicultura, que fizeram com que o campus do IFCE se caracterizasse por uma instituição marítimo-portuária. Ressaltou o comprometimento do IFCE na educação profissional e tecnológica de qualidade e o empenho do Governo Federal que até o final do Governo Dilma Roussef disporá de mais de 600 campi dos IFs em todo o país. 
        O Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, Prof. Amilton Nogueira agradeceu a presença do Reitor na casa e reforçou o empenho dos servidores que tornam o campus de Acaraú uma realidade. Agradeceu ao empenho de todos e reforçou que "não serão medidos esforços para ofertar um ensino de qualidade a todo o Baixo Acaraú".

Nenhum comentário: