ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Homem ataca posto do BB e foge sozinho com R$ 70 mil


Acaraú. A Polícia da Região do Acaraú (Litoral Oeste do Estado) está à procura de um homem que, na manhã de quarta-feira de Cinzas, invadiu o posto de auto-atendimento do Banco do Brasil de Cruz (distante 240Km de Fortaleza,11 km de Acaraú) e, sozinho, conseguiu roubar cerca de R$ 70 mil. De acordo com a Polícia, ele teria entrado na agência desarmado e rendido os dois vigilantes. A ação ousada do bandido foi filmada pelo circuito interno do posto. Segundo o capitão da PM George Vidal, que esteve na tarde de ontem vendo as imagens, o furto durou menos de três minutos. “Ele chegou desarmado, tomou a arma do primeiro vigilante e, em seguida, apontou o revólver para o segundo segurança, obrigando que o mesmo abrisse a porta que dá acesso à parte interna onde é feito o abastecimento dos caixas eletrônicos. Com a ajuda de um cliente, conseguiu colocar na mochila todo dinheiro do posto”, disse Vidal. A ação do assaltante foi acompanhada de perto por várias pessoas, não só as que se encontravam na agência, mas também aquelas que estavam do lado de fora do prédio. “O assaltante saiu tranqüilamente levando a arma e a mochila cheia de dinheiro. Sorridente, pedia calma. Montou na moto que estava estacionada na outra esquina e fugiu”, contou uma comerciante que tem uma loja próxima ao banco. Ao rever as imagens do crime, o oficial PM assegura que o bandido já está identificado.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Acaraú tem final de semana chuvoso!

inuir

GALERIA

Clique para Ampliar

Passagem molhada em Tabuleiro do Norte volta a ficar alagada e é interditada (Foto: MELQUÍADES JÚNIOR)

Clique para Ampliar

Os motoristas reclamam do estado de conservação da CE-362, entre Sobral e Massapê (Foto: WILSON GOMES)

Clique para Ampliar

Ponte de acesso à comunidade de Saco da Serra foi destruída (Foto: A.C. ALVES)

Com o novo prognóstico da Funceme, aumentam expectativas quanto as chamadas águas de março

Limoeiro do Norte. Entre a previsão científica e a tradição profética há uma crença inconteste: já estamos no período chuvoso propriamente dito, e terá mais água em março que neste fevereiro. O último prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta chuvas 45% acima da média histórica no Ceará, com exceção das regiões de Inhamuns e Cariri — dentro da média. Herança dos anos anteriores, os açudes estão com maior acúmulo da capacidade – 70,5% nos 64 principais. Também se acumulam, desde o descaso em anos anteriores, os problemas explicados pelas enxurradas e causados pela precária infra-estrutura onde não se pode ver muita água. Passagens molhadas que ligam municípios ficam intrafegáveis, porque esburacadas, depredadas e esquecidas pelo poder público. Mas até que ponto os estragos são culpa das chuvas?

O cearense, principalmente do Interior rural, tem nos meses de março, abril e maio os mais importantes do ano. Pudera, “é inverno”. As chuvas de verão — no Brasil, o inverno mesmo é seco — banham as crianças, enchem os açudes, irrigam a lavoura e lavam a alma do agricultor que espera vender o milho, o feijão e as frutas cultivadas em sequeiro. Mas o Ceará parece não estar bem preparado para as águas. Em pelo menos 69 cidades, segundo a Defesa Civil do Estado, há riscos de alguma coisa desabar ou ser arrastada pelas correntezas dos rios. Em Tabuleiro do Norte, duas chuvas “boas”- de 50mm – são suficientes para tornar intrafegável a Passagem Molhada que liga o município a Limoeiro do Norte.

Construção irregular e imprópria, conforme apontam engenheiros ouvidos pela reportagem, a ponte, que é um trecho da rodovia CE-377, passa no meio do Rio Jaguaribe. Custou R$ 250 mil aos cofres públicos do Estado, sendo inaugurada em 2003 pelo então governador do Estado, Lúcio Alcântara, que passeou de bicicleta pela estrada, que substituía uma frágil ponte de madeira. Nas primeiras chuvas de 2004, a passagem voltou a ficar alagada, interditada e deu lugar aos velhos e arriscados barcos – no ano passado, duas canoas viraram, mas os 30 passageiros foram salvos.

Na manhã de ontem, quando estava menor o volume de águas no Rio, pedestres e motoristas se arriscavam na travessia “a seco”, mas com pelo menos 70% da estrutura cedendo. “Eu preciso ir pro outro lado”, afirmou José Saldanha, que mora em Tabuleiro e estava no lado de Limoeiro, para onde viaja todo dia a trabalho. Assim, evita os 30km a mais que percorreria pela BR-116. Conforme o engenheiro do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (Der) em Limoeiro, Francisco Peixoto, o que é preciso para reconstruir a passagem de Tabuleiro é comparável ao que se desembolsaria com uma ponte tradicional, mais resistente e bem acima do nível da água.

“A obra é de responsabilidade do Governo do Estado, mas é muito importante para o município e o que cabe à Prefeitura Municipal estamos fazendo. Até no ano passado fomos nós que tapamos buracos na rodovia para diminuir os transtornos da população”, garante o prefeito de Tabuleiro, Raimundo Edinardo, informando ainda que incluiu a ponte em projeto enviado à Defesa Civil, apontando a obra estragada pelas chuvas, para que se habilite em receber recursos federais para as áreas de risco. Reconstrução da ponte e reformas na estrada somam aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Acima da média
Mas poucas coisas se comparam à passagem molhada, sobre o mesmo rio, situada no município de São João do Jaguaribe. Ao custo aproximado de R$ 450 mil, com apenas dois meses a obra foi, literalmente, por água abaixo, em março do ano passado, e destruída está até agora. E vem chuva. O último prognóstico da Funceme, em 19 de fevereiro, apontou 35% de probabilidade de chuvas dentro da média histórica, 20% abaixo da média e 45% acima da média. São esperadas chuvas mais intensas entre março e abril. O fenômeno “La Niña”, no Pacífico Equatorial, favorece as chuvas no Ceará. No Cariri, a situação não é confortável. Segundo o meteorologista David Ferran, da Funceme, de janeiro até a semana passada choveu, naquela região, 44% abaixo da média, enquanto no mesmo período em 2008 as chuvas superavam os 50% acima da média.

Avaliando a afluência pluviométrica (o que vai das chuvas para os açudes) e a previsão de chuvas, Funceme, Cogerh e Dnocs reúnem-se toda semana para traçar estratégias com os reservatórios. Os 130 principais açudes monitorados pela Cogerh no Estado do Ceará estavam, até ontem, com 69,2% da capacidade. Para o coordenador estadual do Dnocs, Eduardo Segundo, os açudes com situações mais preocupantes, principalmente para abastecimento humano, são o do Cedro, em Quixadá, com apenas 5,5% da capacidade; Bonito, em Ipú, com 15% e Farias Sousa, em Nova Russas, com a mínima de 3,2%.

O Açude Castanhão está com 78,5% da capacidade, na cota 102,32 metros. A continuarem as chuvas em ritmo crescente, as comportas devem ser abertas nos próximos dias, “para manter a quantidade de água que entra no reservatório, embora o ´pulmão´ da capacidade do reservatório ainda coubesse um Banabuiú inteiro”, diz Ricardo Adeodato, diretor de operação da Cogerh. A expectativa na região já é sentida entre moradores.

MELQUÍADES JÚNIOR
Colaborador


Chuvas no Ceará
Beberibe 75
Pacujá 72
Pindoretama 65
Jucás 51
Trairi 48
São Benedito 36
Aquiraz 35
Eusébio 35
Graça 33
Itatira 32
Catunda 30
Cascavel 30
Fortim 30
Icapuí 30
Russas 29
Ipueiras 26
Horizonte 24
Maracanaú 23
Maranguape 23
Palmácia 23
Crateús 22
Ibiapina 21
Itaiçaba 21
Fortaleza 21
Acaraú 21
Caucaia 20
Tamboril 20
Pacajus 19
Independência 19
Granja 18
Ubajara 18
Forquilha 16
Ipaporanga 16
Jijoca 15
Paraipaba 15
Umirim 15
Saboeiro 12

Mais informações:
Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh)
(85) 3257.8710
Funceme
(85) 3101.1088

Ceará disputa fábrica da Danone com Pernambuco


A Danone quer produzir a linha de produtos Activia e Corpus em uma nova fábrica em Maracanaú, no mesmo terreno de 35 mil metros quadrados (m²) onde, há cerca de 10 anos, funcionava sua produção de iogurtes - fechada desde então. O investimento de R$ 60 milhões para gerar 300 empregos diretos, além de fortalecer a cadeia local de leite com a abertura de milhares de postos de trabalho no Interior pode, no entanto, não vir por causa da demora na concessão dos incentivos fiscais para o empreendimento.  O gerente de Engenharia da Danone no Brasil, Moacyr Fernandes, que esteve ontem em Fortaleza, informa que o único entrave para iniciar a construção da fábrica são os incentivos fiscais do Estado. “O projeto já está todo concluído”, garante, adiantando que a negociação se arrasta desde agosto do ano passado. Admite que o risco de o Ceará perder a unidade para Pernambuco existe em função da necessidade de uma negociação mais rápida.  Enquanto não se chega a uma resolução, a Danone, afirma o executivo, vem sendo assediada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, que vem lutando para levar a unidade para o estado vizinho. “Pernambuco é muito rápido e ágil”, avisa Fernandes.  A empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos lácteos frescos, está pronta para reativar sua planta no Distrito Industrial I em Maracanaú, onde quer produzir a linha de produtos Activia e Corpus para atender todos os nove estados do Nordeste. Para viabilizar o projeto, também está firmando uma parceria com a Parmalat.  Preço  Segundo Fernandes, a Danone quer produzir a sua linha Activia no Ceará para reduzir os preços para o consumidor final na Região. “O produto chega mais caro no Nordeste, em relação ao Sudeste, devido ao frete e aos impostos”, explica, considerando que reduzindo esses encargos o preço ficará mais acessível. Acrescenta que a parceria entre as duas gigantes do setor alimentício contribuirá para que a Danone possa produzir o Activia no Ceará, enquanto que a Parmalat irá fabricar leite UHT. Para isso, será trazida ao Estado a Integralat, empresa do mesmo grupo da Parmalat especializada em ampliar e capacitar a cadeia do leite.  O gerente da Danone no Brasil não informou quanto a empresa quer de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como incentivo, para voltar a se instalar no Ceará, nem quanto Pernambuco está oferecendo. “Essa questão é específica da área tributária”, conclui.  O Grupo Danone está em mais de 120 países. Tem cerca de 90 mil colaboradores. No Brasil, iniciou suas atividades em 1970 com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que se revelou um sucesso de vendas no País. Hoje, tem fábrica em Poços de Caldas (MG) e matriz em São Paulo.  E-MAIS  > No Brasil desde 1970, a Danone aumentou sua linha de produtos em poucos anos lançando novas versões do seu iogurte e inovando com o Petit Suisse Danoninho, o iogurte para beber Dan'Up, a sobremesa láctea cremosa Danette, o iogurte Light Corpus. Seu principal produto atualmente, o Activia, é um sucesso na categoria de alimentos funcionais no Brasil  > Em dezembro de 2000 a empresa de origem francesa adquiriu a marca Paulista. Com isso consolidou presença no segmento de produtos frescos.  > Segundo a consultoria britânica InterBrands, a marca Danone está avaliada em US$ 4,48 bilhões, ocupando a posição 63 no ranking das mais valiosas. 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

22 Motoristas são autuados em Acaraú no carnaval


O primeiro Carnaval desde que entrou em vigor a Lei 11.705, mais conhecida como ‘Lei Seca’, registrou 47,8% menos mortes no trânsito que em igual período do ano passado. Conforme balanço parcial divulgado ontem pelo Detran, 12 pessoas morreram em acidentes ocorridos entre a zero hora de sexta-feira, dia 20, e às 23h59 de segunda-feira, dia 23. No ano anterior, o total era de 23 pessoas mortas. Ao todo, segundo a mesma estatística, houve também uma redução de quase 10% no número de acidentes, que foi de 193 este ano contra 214 em 2008. Neste ano, 113 pessoas ficaram feridas. Em 2008, foram 146. O balanço parcial, porém, não inclui as estradas federais, cujo números só serão revelados hoje. A estatística divulgada pelo Detran mostra, ainda, que a Capital lidera as ocorrências. As colisões e abalroamentos foram maioria dos casos, além dos atropelamentos e acidentes em que houve choque com objeto fixo. Outro dado interessante é que a maior parte dos acidentes aconteceu em plena luz do dia, com melhores condições de direção para os motoristas. A Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) divulgou ontem seu balanço parcial. Entre os dias 21 e 23 foram registrados 29 acidentes (que estão dentre os casos contabilizados pelo Detran). Sete pessoas morreram, dentre estas, quatro foram atropeladas. Durante toda a terça-feira (24), conforme o tenente-coronel Werisleik Ponte Matias, comandante da CPRv, apenas três acidentes foram registrados pela Companhia, nenhum deles com morte. Para o oficial, houve uma redução significativa dos acidentes nas rodovias estaduais, com relação ao ano passado (49 acidentes com o mesmo número de mortos deste ano), por conta da fiscalização. ´A aplicação da Lei Seca está surtindo bons resultados. Fizemos oito autuações no período´, destacou. Apesar de não ter divulgado números oficiais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizava 58 acidentes com 42 feridos e dois mortos nas BRs, do início da ´Operação Carnaval´ até a manhã de ontem. Casos Entre os casos mais graves registrados pela CPRV está a colisão entre um Fiat Doblô e uma Parati, no fim da noite do último domingo, na Rodovia CE-040, Km 80, na localidade de Sucatinga, em Beberibe. O acidente culminou com a morte do condutor da Parati, identificado como Manoel Roque Morais Filho, e com outras cinco pessoas feridas. Os atropelamentos também causaram muitas mortes, como o caso de José Charles Ferreira da Costa, 24. Ele foi atropelado, na CE-341, em Paracuru. O veículo que causou o acidente não foi identificado. A fiscalização nas rodovias também trouxe um número inédito até este ano. Parcialmente, 421 motoristas foram multados pelo Detran durante o Carnaval. Destes, 43 não estavam legalmente habilitados. Outros 13 motoristas foram detidos e liberados mediante pagamento de fiança. Os locais que apresentaram maior número de multas foram Beberibe (58); Fortaleza (35); Cascavel (29); Juazeiro do Norte (28) e Acaraú (22).

NATHÁLIA LOBO E EMERSON RODRIGUES Repórteres

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vice-governador participou do lançamento de Creas em Acaraú

O vice-governador Francisco Pinheiro participou ontem do lançamento do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, no município de Acaraú.




O CREAS de Acaraú vai ofertar acompanhamento técnico especializado através de uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, assistentes sociais e advogados. de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

O vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, participou ontem do lançamento do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, no município de Acaraú. Este Centro integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como unidade pública responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

O CREAS de Acaraú vai ofertar acompanhamento técnico especializado através de uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, assistentes sociais e advogados. de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Francisco Pinheiro participa também do Encontro Regional do território Rural do Litoral Extremo-Oeste e de um encontro com o prefeito do município de Jijoca.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Acaraú faz a maior folia da zona norte neste Carnaval

A cidade de Acaraú entra de vez no calendário momino do estado do Ceará, no carnaval deste ano assim como nos anos anteriores, Acaraú investiu pesado em infra-estrutura, segurança e nas atrações.
Forró do Muído elétrico, Solteirões elétrico, Real elétrico, Plays elétrico, Rafaella Manville e banda, Vanio Bahia e banda, Maria Baiana, Moral Mix são as atrações principais do Acaraú Folia 2009...Os Abadas já estão a venda no valor de R$: 20,00! Vale a pena conferir o maior carnaval da zona norte do Ceará.  

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bolsa de turismo no Ceará prevê movimento de R$ 440 mi

Fortaleza. A feira Brazil National Tourism Mart (BNTM), de 23 a 26 de abril, em Fortaleza, prevê a realização de 6.000 reuniões de negócios e um movimento de US$ 195 milhões (R$ 439,65 milhões). 

O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, disse que a estimativa dos organizadores é ampliar em 20% o volume de negócios em relação à edição anterior deste evento realizado pela Fundação Comissão de Turismo do Nordeste (CTI-NE), em parceria com o Estado.

Bismarck Maia, que também preside o Fórum de Secretários e Dirigentes de Turismo do Brasil, explicou que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado fará da 18ª edição da BNTM "a maior e melhor de todas, mantendo a espiral de crescimento e de aprovação dos participantes".

A BNTM ocorre todos os anos na capital de um dos nove Estados que integram a CTI/NE: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande e Sergipe. 

Expectativa

Para o encontro deste ano, são esperados 600 operadores internacionais, 43% mais do que na edição anterior, além de 300 fornecedores do mercado nacional, como hotéis, operadoras e agências de viagens e outros.

Segundo os organizadores, os Estados obtêm bons resultados com o evento, com um aumento médio da procura interna de 8% a 12%. Além disso, o Estado que promove o evento tem um aumento na procura entre 12 e 15%.

No ano passado, o número de desembarques internacionais no Brasil foi de 6,2 milhões de pessoas, um aumento de 2,6% em relação a 2007. Ao somar os voos regulares e os charters, o valor sobe para 6,4 milhões de passageiros. 

Segundo a Embratur, a maior parte dos turistas veio da América do Sul, Europa e Estados Unidos.

Mais de 200 profissionais de imprensa do Brasil e de diversos países devem ser atraídos para Fortaleza, garantido ao evento uma projeção ainda mais significativa no exterior, disse Bismarck Maia.

A 18ª BNTM conta com apoio do Ministério do Turismo/Embratur e patrocínio da Infraero, Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Chesf e as companhias aéreas TAP, TAM, Gol, Varig, Ocean Air, Webjet e TAF.

Dnocs prorroga dívidas de irrigantes



GALERIA

Clique para Ampliar

Perímetro irrigado Baixo Acaraú, um dos locais onde os irrigantes serão beneficiados 

Fortaleza. O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, assinou, nesta semana, portaria que prorroga os débitos dos irrigantes adquiridos na aquisição de lotes dos perímetros irrigados sob sua administração. Com a medida, os produtores poderão pagar os equipamentos “on farm” já adquiridos pelo Departamento, aqueles que possibilitam a produção irrigada em seus lotes por micro-aspersão ou gotejamento. Essa era a principal reivindicação dos produtores, sobretudo nos projetos de fruticultura do Ceará como o Tabuleiros de Russas, Baixo Acaraú, Araras Norte e Jaguaribe Apodi.

Esta decisão, que foi autorizada pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, possibilitará a ocupação plena dos lotes nos perímetros irrigados. Há poucos dias, Fernandes esteve no Projeto Baixo Acaraú, quando os pequenos irrigantes manifestaram a impossibilidade de adquirir os equipamentos para irrigação. Para eles, este ponto foi colocado com o principal entrave para o desenvolvimento daquele projeto, uma vez que não podiam receber os equipamentos “on farm” em decorrência dos débitos atrasados.

A portaria assinada estabelece critérios de renegociação de parcelas vencidas referentes à amortização dos lotes titulados. Esses débitos vencidos serão atualizados pelo INPC e amortizados mediante incorporação aos débitos a serem vencidos, com a primeira parcela tendo um prazo de 120 dias para ser paga após a assinatura do acordo individual. Segundo Fernandes, as condições de renegociação de débitos deverão ser formalizadas com cada agricultor por meio de contrato específico.

De acordo com o diretor-geral, agora, os produtores dos perímetros irrigados terão todas as condições para desenvolverem a produção. O conteúdo entra em vigência a partir da publicação no Diário Oficial da União.

PRAZO
120 dias será o prazo para ser paga a primeira parcela, após a assinatura do acordo individual. Os débitos vencidos serão atualizados pelo INPC e amortizados com incorporação aos débitos a serem vencidos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MUNDO LOUCO: Homem é preso em estacionamento fazendo sexo com bonecas infláveis


Ampliar FotoFoto: Reprodução/Wink News

Homem é detido em estacionamento de loja nos EUA após ser flagrado fazendo sexo com boneca inflável. (Foto: Reprodução/Wink News)

A polícia de Cape Coral, no estado da Flórida (EUA), prendeu nesta quarta-feira (4) um homem que estava fazendo sexo com bonecas infláveis em um estacionamento lotado de uma loja, de acordo com reportagem da emissora americana "Wink News". 

Testemunhas contaram que o homem nem sequer tentou esconder o que estava fazendo. "Eu notei o que ele estava fazendo. Era óbvio que ele estava com uma mão sobre a boneca", disse uma das testemunhas. 

Um casal que estava com os filhos disse à emissora que eles viram tudo. "Ele começou, você sabe, a molestar as bonecas infláveis", descreveu o marido. 

Segundo as testemunhas, as cenas aconteceram quase em frente à entrada principal do estabelecimento. "O gerente pediu para o homem sair, mas ele recusou. Ele era muito arrogante. Ele disse que não tinha nenhuma razão para ir embora", disse a testemunha. 

De acordo com a emissora americana, as testemunhas destacaram ainda que o homem não parecia estar preocupado com a chegada dos policiais. A polícia não divulgou a identidade do homem e por quais crimes ele será acusado. 

Ampliação do perimetro irrigado do Baixo Acaraú

A segunda etapa do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, que está sendo ampliada em mais 1.400 hectares, é uma das obras mais importantes do Dnocs, exatamente pelo que representa para a economia deste Estado, ´já que se destina à fruticultura irrigada por microaspersão e gotejamento´. Representante da região e um dos que mais trabalham para a concretização desse projeto, o deputado Aníbal Gomes acompanhou o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, durante a visita ali realizada na última sexta-feira. Outro que também participou foi o procurador federal Roberto Carlos Fernandes de Oliveira, que ali esteve ´ para conhecer in loco a realidade apontada no Relatório geral de irrigantes em situação de inadimplência nesse Perímetro´.

Representantes da Petrobras se reúnem com Governo do Estado para tratar da refinaria

A Petrobras se reuniu na tarde desta quinta-feira (05) com representantes do Governo do Ceará, no Palácio Iracema, para definir o termo de compromisso da refinaria Premium II. Este seria o último encontro antes da definição da data para a assinatura do documento.

Os técnicos da Petrobras e do governo estadual discutiram os detalhes estruturais da construção da refinaria no Pecém, no litoral oeste cearense. Durante a reunião, o secretário da Fazenda Mauro Filho também apresentou os inentivos fiscais que o governo vai oferecer à estatal.

O próximo encontro, seria para a assinatura do termo de compromisso do consórcio. E mesmo após cinco horas de discussões sobre as propostas, nada foi definido. Apesar do clima de incertezas, o gerente de implantação de projetos da Petrobras, Ieder Carvalho, afirma a empresa está satisfeita e justifica a demora.

O secretário de Infratestura, Adahil Barreto, também se mostrou otimista e disse que a refinaria vai enfim chegar ao Estado da tempo previsto, 2010.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Acaraú ganha projeto Cultural oriundo do Piauí

O Projeto "Teresina Visita", concebido para fomentar o intercâmbio cultural entre a capital e as demais cidades piauienses, vai romper as fronteiras do Estado até o mês de julho deste ano.

Isso porque o secretário Municipal de Cultura de Acaraú (CE), Barros Pinho, esteve em audiência com o presidente da Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves, Cineas Santos, para formalizar parceria entre as cidades na execução do projeto "Teresina Visita".

"O escritor Barros Pinho é um piauiense que mora no Ceará há mais de 50 anos. Já foi prefeito de Fortaleza, deputado estadual do Ceará e secretário estadual de Cultura. Nesse período, realizamos um projeto chamado Mão Dupla, que tinha a mesma concepção do Teresina Visita. Agora, à frente da Secretaria de Cultura de Acaraú, Barros Pinho voltou a os procurar para repetir a experiência", afirma Cineas Santos.
 
Para Acaraú, a Fundação Monsenhor Chaves planeja montar um grande grupo de apresentação composto pela Banda Sinfônica, Balé da Cidade, músicos, exposição de Artes Plásticas e exibição de filmes ou documentários de Douglas Machado.

"Nós vamos buscar diálogo com quem estiver produzindo cultura. Há muito tempo venho tentando fazer contato com outras capitais do Nordeste e este pode ser um início. O Projeto Teresina Visita é precioso e rico para a Fundação", afirma Cineas Santos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Refinaria antecipada para 2013


Petrobras e Governo do Estado decidiram antecipar a inauguração da refinaria Premium II, que será instalada no Porto do Pecém, para 1º de setembro de 2013. Até o último dia 23, quando o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, anunciou o Plano de Negócios 2009-2013 e confirmou a construção da unidade, a data prevista era o início de 2014. A decisão foi tomada ontem em reunião realizada, a portas fechadas, no Porto do Pecém com representantes do Governo, da Cearaportos e da Petrobras. 

O motivo para a antecipação, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado, foi a resolução de pendências relacionadas à infra-estrutura do porto. “As discussões giraram em torno da proposta do Termo de Compromisso apresentada aos técnicos da estatal durante reunião realizada no último dia 21, no Rio de Janeiro, e da qual participaram cinco secretários estaduais e representantes da Cearaportos. Conforme Adail Fontenele (secretário de Infra-Estrutura) o Governo está empenhado em equacionar os impasses os mais rápido para que seja assinado o termo que referenda a vinda da refinaria”, diz a nota. 

Entre os pontos resolvidos na reunião de ontem estão a transferência do terminal de tancagem de combustíveis da Petrobras, que hoje está instalado no Porto do Mucuripe, para o Porto do Pecém; a garantia da profundidade mínima de 17,7 metros; a construção de um novo terminal de granéis líquidos; o contrato de operações entre a Petrobras e a Cearaportos; a utilização das instalações do terminal; a área para a instalação de uma central de refrigeração para gás liquefeito de petróleo, além da garantia de construção da quantidade de píeres necessários para o funcionamento da refinaria, que devem ser três, segundo o secretário Adail Fontenele. 

O Termo de Compromisso entre as partes deverá ser finalmente assinado no mês de fevereiro já que no próximo dia 5 haverá uma reunião com todos os grupos de trabalho envolvidos com a instalação da refinaria. A expectativa do Governo é que, na ocasião, as pendências relacionadas às questões tributárias, jurídicas e de meio ambiente sejam resolvidas. Depois da assinatura do Termo de Compromisso, será feito oficialmente o cronograma de construção da refinaria. A nota divulgada pelo Governo do Estado também informa que nos próximos 90 dias as metas de trabalho serão definidas e, em até 120 dias, o Contrato Operacional deverá ser assinado. 

O POVO entrou em contato com a assessoria da Petrobras mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição. 


NÚMEROS 

11,1 
BILHÕES DE DÓLARES É QUANTO VAI CUSTAR A REFINARIA PARA A PETROBRAS 

300 
MIL BARRIS POR ANO SERÁ A CAPACIDADE DE REFINO DA PREMIUM II 

Hemoce realiza procedimento inédito no Norte/Nordeste

O serviço de hemofilia do Hemoce realiza nesta segunda-feira, 2, a radiossinoviortese em três crianças hemofílicas, pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio. O procedimento ambulatorial acontece através da aplicação de um medicamento que serve para parar o sangramento progressivo nas articulações desses pacientes, chamado de hemartrose. Fortaleza é a quarta capital do país que começa a realizar este tipo de procedimento, sendo a única do Norte e Nordeste. As outras cidades são: Brasília, Curitiba e Cuiabá. 

Lucas Sousa Lima, de 9 anos, Francisco Lucas Barbosa, de 6 anos e Antônio Valdeci Mesquita Filho, também de 9 anos, nasceram com deficiência na produção de fatores anticoagulantes, doença conhecida como hemofilia. Cada vez que as crianças hemofílicas sofrem pequenas pancadas e ficam com hemorragias no corpo, precisam vir ao Hemoce para tomar o fator anticoagulante. Com o passar dos anos, aparecem os sinais deformantes da doença. As articulações inchadas acumulam sangue, já que o próprio organismo não pode conter as hemorragias. 

O medicamento aplicado nos joelhos das crianças durante a radiossinoviortese é um composto radioterápico conhecido por “ítrio 90”. Ele substitui a cirurgia ortopédica que poderia ser feita para resolver o problema articular. O ítrio 90 destrói o tecido inflamado que causa o sangramento recorrente na articulação. O inchaço não diminui, mas pára de crescer. Cada paciente faz só uma aplicação e, depois disso, realiza 1 mês de sessões de fisioterapia recondicionando as articulações. 

Por enquanto, o radioterápico usado vêm de uma remessa doada por um fornecedor holandês e pode ser aplicado em joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros e quadris dos pacientes diagnosticados com artropatia hemofílica. 

O primeiro experimento com a radiossinoviortese foi feita em 15 de dezembro em parceria com o Centro de Medicina Nuclear do Instituto do Câncer do Ceará, o ICC, com dois pacientes hemofílicos. Mateus Kauai Souza da Silva de 11 anos, e Lucas Lima da Silva, de 8 anos já estão no final do processo de recuperação do procedimento. 

Atualmente, 15 pacientes estão na fila de espera pelo tratamento. A previsão é que haja uma média de atendimento de dois pacientes por mês.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Baixo Acaraú pode receber indústria

Acaraú. O Perímetro de Irrigação Baixo Acaraú, do Dnocs, vai receber o reforço de uma indústria do grupo Arbeit, que tem três fábricas de sucos em São Paulo, para a produção de polpa de mamão, abacaxi, caju, goiaba, acerola e maracujá. O controlador da empresa, Oscar Müller, disse, ao visitar o projeto, que pensa em fazer a unidade de processamento para reduzir o custo de aquisição de polpa e que pretende investir na aquisição de 200 a 500 hectares no local.

Oscar Müller disse estar interessado em firmar contrato com o produtor. “O que ele produzir, a gente compra”, afirmou. Em 2008, este perímetro produziu R$ 9,4 milhões com fruticultura, sendo R$ 2,4 milhões gerados pela banana; R$ 1,4 milhão pela melancia; e R$ 1,26 milhão pelo mamão; R$ 1 milhão pelo milho em espiga, além de outras 24 culturas.

Para Antônio dos Santos, de um grupo de nove produtores que plantou 40 hectares de goiaba — em abril já começa a poda de produção —, o empreendimento abre um leque na ocupação do projeto, que tinha como preocupação atrair uma indústria. “Torço para que o trabalho dê certo”, disse ele.

Hoje, estão em produção 31% dos lotes do Baixo Acaraú, que tem área irrigável de 8.426 hectares implantados na primeira etapa. Foi iniciada em abril a implantação da segunda etapa do perímetro, já executada em 10,36% da programação, que prevê investimento de R$ 102 milhões até julho de 2010, disse Cristina Peleteiro, diretora de Infraestrutura Hídrica do Dnocs, que acompanhou a visita com o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Cordeiro.

“Os lotes empresariais da segunda etapa serão licitados em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece)”, disse o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes. O presidente da Adece, Antônio Balhmann, assegurou a Müller que o Governo do Estado dará toda a infra-estrutura à indústria de polpa e incentivo fiscal para que tenha competitividade fora do Ceará. Müller destacou “o modelo da gerência independente do Estado a cargo da organização dos próprios produtores do Distrito de Irrigação. O perímetro tem controle fitossanitário. O produto é isento de doenças. Não conheço nenhum projeto assim”.

Com 3.872 hectares, os produtores são donos de 478 lotes da 1ª etapa do projeto. Mais 91 ha são de profissionais de ciências agrárias e 3.248 ha de 54 empresários. Para a segunda etapa, estão previstos 2.520 ha para 315 pequenos produtores; 608 ha para 315 profissionais de ciências agrárias e 1.040 ha para 13 empresas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mulher dá à luz óctuplos na Califórnia

 

Foto: AP Photo
Médicos anunciam nascimento de óctuplos em hospital na Califórnia (Foto: AP Photo)

Uma mulher deu à luz óctuplos nesta segunda-feira (26) mediante cirurgia cesariana em um hospital de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

 

A mãe, os seis meninos e as duas meninas estão em bom estado de saúde. Segundo os médicos, os bebês pesam entre pouco mais de meio quilo e um quilo e meio.


"As crianças gritavam e choravam muito vigorosamente. Sua mãe se encontra muito bem. As expectativas são boas", assinalou Harold Henry, um dos médicos do hospital Kaiser Permanente.


Os médicos do hospital têm esperança de que os oito bebês sobrevivam, embora tenham esclarecido que as próximas 72 horas serão cruciais.


"Teremos que prestar muita atenção e ter muito cuidado nos próximos dias", frisou Henry.


Segundo o "Los Angeles Times", o primeiro parto de óctuplos nos EUA ocorreu em Houston, no Texas, em 1998. Na ocasião, foram seis meninas e dois meninos. Uma das crianças morreu uma semana depois.

 

(com informações da Efe e da Associated Press)

CE lidera instalação de novos parques eólicos


O Estado do Ceará concentra um terço de toda a energia prevista pelo Proinfa, que totaliza 1.452 MW Além de concentrar o maior número de parques eólicos em operação no País, o Ceará é a unidade da Federação que mais está adiantada em obras para instalação de novos empreendimentos. Segundo dados do Banco de Informações de Geração, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem, atualmente, oito usinas produzindo energia a partir do ventos no Estado, respondendo por uma capacidade instalada de 96,63 megawatts (MW). A expectativa é que até o fim do ano, mais oito parques estejam concluídos, mais do que quintuplicando a atual capacidade de geração, o que colocará o Ceará como o Estado brasileiro com o maior potencial eólico instalado, com 500 MW. ´O Ceará concentra um terço de toda a energia prevista pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que totaliza 1.452 MW, e é o Estado que atualmente está mais adiantado em obras para construção desses parques eólicos, pois os empreendimentos em construção não têm mais pendências sejam elas de instalação, fundiárias ou ambientais´, afirma Lauro Fiúza, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica). Detentor de 25% de toda a capacidade de geração de energia elétrica a partir da força dos ventos no País (143.000 MW), segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, nos próximos anos o potencial eólico do Estado só tende a aumentar. Ainda segundo a Aneel, mais sete empreendimentos a partir desta fonte de energia estão com a construção prevista, o que adicionará mais 645,9 MW aos 500 MW que passarão a ser gerados ainda em 2009. Desafios Todavia, o desenvolvimento da produção de energia eólica no Ceará ainda enfrenta sérios desafios. ´Hoje em dia, o grande desafio que se apresenta são as discussões com o patrimônio público e os órgãos que cuidam do meio ambiente (Ibama, Semace e Ministério Público), para saber quem deve legislar sobre a liberação das áreas de construção. Aqui no Estado foi onde mais tivemos problemas para liberação, então esta é uma questão que precisa ser agilizada para que possamos definir se o Ceará avança, ou não, na geração eólica´, afirma Fiúza, da Abeólica. De acordo com ele, apesar de o Ceará deter o maior potencial de geração eólica do País, com essas discussões, os investidores, a sua maioria estrangeiros, ficam temerosos em tocar os seus projetos. ´A geração eólica é a que mais cresce no mundo e todos os países aclamam esta fonte de energia. Por outro lado, aqui se questiona se este tipo de usina é benéfica. Ora, desenvolvimento não se faz sem energia´, dispara. Política de longo prazo Um outro entrave, destaca Jurandir Picanço, diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), é a ausência de um programa de longo prazo para o setor. ´O nosso potencial já está reconhecido, mas falta um planejamento de longo prazo para que mais investimentos ocorram´, aponta. ´Só se atrai investimentos se acenarmos para um mercado, uma demanda de longo prazo e é isso que temos discutido com o governo federal´, acrescenta Fiúza. Uma das propostas da Abeólica, fala, é a implantação de um programa de longo prazo no País, de pelo menos 10 anos, com leilões anuais garantindo a compra de no mínimo 1.000 MW. ´Só assim sinalizaremos para os investidores um mercado de energia eólica sustentável no Brasil´, justifica. Desenvolvimento da cadeia Segundo Jurandir Picanço, do Indi, o potencial eólico do Ceará aponta ainda para inúmeras atividades empresariais que podem se desenvolver para atender a implantação e a operação dos parques de energia eólica. Assim, visando identificar oportunidades para desenvolver as atividades relacionadas esta cadeia produtiva no Estado, o Indi, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) promove amanhã, a partir das 8h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), encontro sobre o tema. ´A programação do evento constará da apresentação de especialistas sobre o desenvolvimento da energia eólica no Ceará, bem como a identificação de oportunidades empresariais e a apresentação de diversas formas de apoio a estes segmentos´, destaca Picanço. VERTICALIZAÇÃO Cadeia do setor inclui inúmeras atividades Entre os setores envolvidos na cadeia produtiva da energia eólica no Ceará, destaca o presidente do Indi, Jurandir Picanço, estão, por exemplo, o da construção civil, o metalmecânico, o químico e o de manutenção e operação. Segundo ele, atualmente já existem instaladas no Estado empresas fabricantes de torres e de pás para montagem dos aerogeradores, além de firmas do setor da construção civil, que foram responsáveis pela edificação de boa parte dos parques em operação e ainda daqueles em construção. Um bom exemplo da verticalização da produção de energia eólica no Ceará é a construtora Mercurius dos Ventos. Pioneira na construção de usinas, destaca Ricardo Teixeira, diretor da empresa, a Mercurius já entregou cinco parques com capacidade instalada de quase 68 MW de energia no Estado. E hoje é responsável pela construção de mais nove usinas, sendo cinco delas no Ceará, que juntas vão adicionar em torno de 212 MW à produção do Estado. No portfólio da construtora estão os parques da Praia Mansa (CE), Macau (RN) e Rio do Fogo (RN). Este último, inaugurado em 2006, é o maior parque já em operação no Brasil. A usina eólica pertence à Iberdrola e conta com 62 aerogeradores, com capacidade instalada para gerar 50MW. A Mercurius assinará também o Parque Praia Formosa, em Camocim (CE), pertence à Siif, que contará com 50 aerogeradores com capacidade instalada de 105 MW. Também são clientes da Mercurius os grupos Wobben/Enercon, Pacific Hydro, Econergy, Rosa dos Ventos, Cegelec e Impsa. ´A energia eólica é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Sua maior vantagem prática é o aspecto complementar à energia hidroelétrica, a maior fonte de geração no Brasil. Além disso, os danos ambientais são mínimos. Uma usina ocupa, em média, 3% da área do terreno e em nossas obras trabalhamos junto com a comunidade para minimizar ainda mais estes impactos´, afirma Teixeira.

ANCHIETA DANTAS JR. Repórter