ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ACARAÚ: SEMAM acompanha Simulado da Petrobrás


Barreira sendo preparadas para a contenção e remoção de óleo no estuário do Rio Acaraú 

Durante o dia de ontem, terça-feira (03), os fiscais e técnicos da SEMAM estiveram acompanhando o treinamento do simulado de emergência da PETROBRAS no estuário do Rio Acaraú, na ocasião foram realizados vários testes visando a preparação para um eventual derramamento de óleo (petróleo) na costa de Acaraú.

Helicóptero utilizado na operação

O Simulado consistiu na utilização de equipamentos, mobilização de pessoal e principalmente no direcionamento das ações a serem realizadas no caso de um acidente real.

Simulado de limpeza da Praia do Mosqueiro

No simulado foram utilizadas equipes de Fortaleza (Base Avançada); Rio Grande do Norte (Centro de Defesa Ambiental); Rio de Janeiro (Coordenação); Rio Grande do Sul (equipe de proteção a fauna); e Agentes Ambientais e Embarcações Locais.

Agentes Ambientais Locais em ação

O Treinamento foi dividido em quatro etapas, a etapa de controle marítimo, a qual foi composta por nove embarcações locais que foram responsáveis pela simulação de coleta do óleo no mar; a etapa de limpeza de praia, que foi realizada pelos Agentes Ambientais locais; a etapa de contenção e remoção, que foi realizada no estuário do Rio Acaraú; e a etapa de proteção, que foi realizada na entrada do Rio Boqueirão.

Foi realizado também um simulado de reabilitação de dois animais.

Após o acompanhamento do treinamento pode-se concluir que o tempo de atendimento ao sinistro, que foi de menos de 24 horas, é suficiente para a eficiente resposta a um possível vazamento de óleo proveniente dos cinco poços a serem perfurados em alto mar, a 60 km do litoral do município de Trairí. Visto que os modelos matemáticos apresentados pela Petrobrás estimam em 97 horas a chegada do óleo, proveniente os poços, na costa Acarauense.

Caminhão transportador dos equipamentos para contenção de óleo (CDA - Rio Grande do Norte)

É importante lembrar que um vazamento nos poços é muito improvável, já que serão utilizados equipamentos modernos, eficientes e seguros, além de pessoal estritamente capacitado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só acho que chegaram cedo demais.
Há qto tempo nosso Rio Acaraú é navegável e propício a esses riscos e só agora houve esse "interesse". No mínimo muito estranho isso.