ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

ACARAÚ: Município participa de Conferência que discute agricultura familiar e reforma agrária


Indígenas da comunidade de Queimadas, em Acaraú, estarão representados na Conferência Estadual
O município de Acaraú estará representado na I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – I CNATER. O encontro tem por objetivo reunir agricultores familiares, sindicatos dos trabalhadores rurais, quilombolas, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs). A fim de discutir um conjunto de políticas públicas que mudam as condições socioeconômicas dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
O objetivo é fortalecer as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), quantitativa e qualitativamente, e promover um desenvolvimento rural sustentável. A Conferência, que acontecerá em Fortaleza, no Condomínio Espiritual Uirapuru, nos dias 15 e 16 de março, gerarão um documento que deverá ser encaminhado a Conferência Nacional, que acontecerá em abril na cidade de Brasília. A conferência nacional irá discutir temas como desenvolvimento rural sustentável, diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades, políticas públicas, gestão, financiamento, demanda e os temas propostos pelas Conferências Estaduais.
Entre outros pontos, os participantes propõem a realização de concurso público para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), chamadas públicas com editais para credenciamento de entidades para oferecer assistência técnica aos agricultores e criação do Programa Estadual de ATER.
O Município de Acaraú será representado, no âmbito da sociedade civil, na conferência estadual pelos seguintes delegados do Território Extremo Oeste, por Francisco Cleiceano da Silva, da comunidade indígena de Queimadas; Francisco Vander de Sena, assentado. Já no âmbito do Poder Público, estará representado por Fernando Monteiro de Paulo, da Ematerce.
 Edson Costa

Nenhum comentário: