ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

CEARÁ: Prazo para escolas publicas que entraram no ProEMI explicarem seus projetos vai até 13 de abril


Encerra dia 13 de abril, o prazo para escolas públicas de ensino médio que entraram no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no ano passado, informarem ao Ministério da Educação o tipo de projeto que vão desenvolver e o número de estudantes que serão atendidos em 2012. As informações devem ser inseridas no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec).
 
De acordo com a coordenadora do ensino médio inovador na Secretaria de Educação Básica, Sandra Garcia, as bases em que as escolas precisam se amparar para fazer a mudança curricular estão determinadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio Inovador, aprovadas em 24 de janeiro deste ano. O aumento das horas de aula anuais é um dos itens obrigatórios . O mínimo são 1 mil horas por ano.
 
“Cada escola vai descrever no roteiro do Simec a forma como vai ampliar as horas”, diz a coordenadora. As opções são oferecer 5 horas diárias ou 4 horas diárias e, em um dia da semana, o turno integral. Já as unidades de ensino que optaram pela educação integral terão que oferecer, no mínimo, 7 horas diárias.
 
O Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC traz uma relação de áreas do conhecimento que estão reunidas em 10 macrocampos, sendo que dois deles são obrigatórios – iniciação científica e acompanhamento pedagógico.  Itens como cultura digital, comunicação e uso de mídias são opcionais. A escola também precisa informar o número de estudantes que serão atendidos com o novo currículo. É o número de alunos que vai determinar o valor do repasse de recursos que será feito pelo MEC.
 
Para tirar dúvidas das escolas com relação ao preenchimento dos dados no sistema, a Secretaria de Educação Básica (SEB) realiza, na próxima quarta-feira (14), uma videoconferência com especialistas em currículo e gestores.
 
Veja aqui o programa Ensino Médio Inovador, as Diretrizes Curriculares Nacionais do ProEMI e documentos que orientam os gestores.

Nenhum comentário: