ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PESQUISA: Maconha praticamente dobra o risco de acidentes graves no trânsito, relata estudo


Fumar maconha pode quase que dobrar o risco de acidentes graves ou fatais, mas não se sabe qual é a relação entre a droga e acidentes leves
Um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico British Medical Journal concluiu que pessoas que fumam maconha antes de dirigir dobram o risco de provocar acidentes, principalmente colisões graves ou fatais. Os autores do estudo, que foi desenvolvido na Universidade Dalhousie, no Canadá, acreditam que esses resultados possam influenciar em novas abordagens para campanhas contra acidentes no trânsito.
Há um consenso na literatura científica sobre os riscos que existem quando uma pessoa que consumiu maconha dirige, mas, segundo os autores do estudo, há uma grande diferença nos resultados das pesquisas que buscam medir o tamanho desses riscos.
Para estabelecer uma relação entre acidentes no trânsito e consumo de maconha, os pesquisadores analisaram outros nove estudos sobre o assunto que, no total, envolviam mais de 50.000 pessoas de vários países diferentes. Eles concluíram que o consumo da droga quase duplica o risco de colisões que resultam em ferimentos graves ou até em mortes. No entanto, os cientistas não chegaram a uma conclusão sobre os impactos da substância em relação a acidentes menos graves.
De acordo com a pesquisa, os estudos analisados sugerem que a droga prejudica o desempenho de funções cognitivas e motoras que são essenciais para a condução segura de um veículo. Além disso, eles observaram que as taxas de indivíduos que dirigem sob o efeito de maconha, em muitas cidades, vêm aumentando mais do que em relação aos motoristas que dirigem após consumir álcool, embora a bebida alcoólica ainda seja a substância mais perigosa no trânsito.
Os autores do estudo acreditam que este levantamento é importante para uma melhor compreensão sobre os efeitos da maconha em um indivíduo e também em relação aos perigos no trânsito. Eles acreditam que a pesquisa pode ajudar nas políticas públicas e intervenções para a prevenção de acidentes fatais.
Conheça a pesquisa
Título original: Acute cannabis consumption and motor vehicle collision risk: systematic review of observational studies and meta-analysis
Onde foi divulgada: periódico British Medical Journal
Quem fez: Mark Asbridge, Jill A Hayden e Jennifer L Cartwright
Instituição: Universidade Dalhousie, Canadá
Dados de amostragem: 50.000 pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito

Nenhum comentário: