ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 11 de março de 2012

MULHER




Teúnes Andrade é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Filho de acarauenses, nas suas horas vagas escreve no seu blog "Vou te Contar..." e aos domingos escreve aqui no blog de notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!

MULHER


No dia 08 de Março, dormi com remorso por não ter escrito nada sobre o dia internacional da mulher. Confesso que tentei, até escrevi algumas linhas, mas que não convenceram nem a mim mesmo. E escrever sem sinceridade é o mesmo que declarar amor a quem não se ama. 

Hoje minha mulher comentou que adorara o discurso da nossa presidenta Dilma sobre o dia de ontem. Achou-o sóbrio e coerente, sem pieguices. Disse, para consolo de minha dorida alma, que não se identificava com o tal dia, nem gostava de receber os parabéns, que classificou de melosos, de todos que a encontrava.

Entre um cheiro e outro disse que ela é uma felizarda, pois tem uma profissão valorizada e respeitada, é independente financeiramente e tem um marido que compartilha a administração da casa e a educação das filhas (Fiz mal em puxar um pouco de lenha para minha masculina fogueira?). 

Dito isso, passamos a comentar que essa não é a realidade vivida pela maioria das mulheres do Brasil e do mundo. O modelo econômico que privilegia a produção impõe restrições ao trabalho feminino. 

A realidade biológica da gravidez, da maternidade com sua necessária e consequente amamentação, estabelece barreiras que desvaloriza o valor do seu labor. Felizmente esses obstáculos vêm sendo quebrados e a mulher ganha aos poucos, impossível por um passe de mágica transformar uma cultura socioeconômica de séculos, o lugar que tem direito como ser humana e cidadã e o dia em que não precisemos mais de uma data para lembrar isso certamente há de chegar.   

Nenhum comentário: