ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

ACARAÚ: Um município em clima de insegurança

O que esta acontecendo com a segurança em Acaraú? Acaraú hoje pode ser considerada uma terra sem lei? Estamos entregues a bandidagem? De quem é a culpa? Qual a Solução?

Inicio a matéria de capa deste humilde blog de hoje com estes questionamentos, para que nós acarauenses e amigos possamos analisar alguns fatos que estão deixando os moradores do nosso Acaraú estupefatos. 

Desde o inicio do ano de 2012 que estamos convivendo com o "progresso ao revés", talvez oriundo do fato de o município ter deixado de ser uma cidade fim de linha, para ter se tornado uma importante via de acesso ligando o estado do Ceará ao vizinho estado do Piauí, isso sem contar com a zona turística da nossa região que agora com a CE-085, tornou-se bem mais fácil e perto o acesso dos inúmeros turistas vindos da capital cearense e que desejam conhecer a internacional praia de Jericoacoara.



O certo é que esse "progresso ao revés" não tem sido uma boa para nós moradores e muito menos para os nossos visitantes que tem de conviver com estas desagradáveis surpresas em nosso Acaraú. Diversos são os relatos de assaltos com violência, assassinatos, consumo de drogas pelas ruas, gerando assim, um  sentimento de impunidade e insegurança em nosso município. 


A população acarauense clama por providências e sendo assim nós que editamos o blog de notícias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!" resolvemos realizar um pequeno apanhado sobre os últimos tristes acontecimentos que marcaram negativamente a vida de todos nós em Acaraú, confira a matéria :


Na madrugada do último domingo (11) assaltaram a Pizzaria Lunna, situada na rua Santo Antonio no centro de Acaraú. Dois marginais encapuzados, entraram e renderam um dos  proprietários, funcionários e clientes que lá estavam no final do expediente. Kenia Steiner, também proprietária do estabelecimento, ainda assustada com o acontecido, relata que o clima na cidade é de insegurança e medo, e que se sente obrigada a contratar segurança particular para garantir a segurança da clientela e funcionários.

INSEGURANÇA 



Infelizmente os assaltos não são casos isolados, mas sim, corriqueiros, causando de certo modo o medo e a apreensão na população Acarauense.  No dia 03 de março, um comerciante foi abordado na rua do quadro, próximo a Igreja Matriz, também por dois meliantes quando se dirigia ao seu comercio. O caso poderia até ter se tornado uma tragédia maior, se não fosse a intervenção de uma pessoa que andava um pouco atrás e vendo o acontecido, gritou, fazendo com que os assaltantes correrem para um destino ignorado. 


IMPUNIDADE



Uma das situações que conseguem ilustrar bem o quanto a segurança em Acaraú esta modorrenta, é a do Posto Acaraú, situado na avenida Capitão Diogo Lopes (58). O seu proprietário Tide Andrade, já não sabe mais como agir quanto a segurança de seus funcionários e clientes, tudo porquê o seu estabelecimento já foi assaltado inacreditavelmente oito vezes, sendo que a última vez aconteceu já neste ano. 


VIOLÊNCIA







Agora um crime que chocou e causou grande repercussão a todos em Acaraú e que ainda encontra-se sem solução, é o do jovem comerciante Ricardo Capistrano, 20, casado há um ano, filho de José Araújo e Dona Vera, assassinado covardemente quando retornava de seu comercio no município vizinho de Itarema, relembre o caso acontecido a quase dois meses: 


"Na sexta-feira (21) de janeiro, por volta das 20 horas, quando retornava de Itarema, onde tinha comercio, para sua residência em Acaraú. Ricardo foi interceptado por dois homens desconhecidos que pilotavam uma moto e efetuaram disparo com arma de fogo atingindo  o jovem comerciante, que ainda conseguiu pilotar sua moto por cerca de 100 metros, chegando até uma residência onde pediu por socorro, mas infelizmente devido a sua gravidade não resistiu ao ferimento e faleceu no local. O fato aconteceu quando ele passava pelo Distrito de Juritianha, município de Acaraú".


Esses fatos são apenas alguns de tantos outros não citados por este humilde blog e que nos faz questionar onde esta a segurança de outrora, cadê aquele Acaraú pacato, época que crimes em nossa cidade eram no máximo de roubar galinha na vizinhança durante a madrugada de domingo de páscoa. 


O Acarauense hoje está com medo e pede as autoridades competentes da área, uma providência urgentemente, não é possível que empresários, comerciantes e a população como um todo, se sintam reféns de marginais e seus comparsas. 

Um comentário:

Monique Gomes disse...

É realmente um absurdo. Eu gostaria de chamar a atenção da Prefeitura para a falta de iluminação nas ruas, que contribui demais para o fomento da criminalidade, do anonimato e da impunidade. Não é preciso grande investimento, basta uma reunião com a Coelce, então não é pedir demais. A população de Acaraú deveria reivindicar mais.