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segunda-feira, 5 de março de 2012

ACARAÚ: EEEP Marta Giffoni celebra um ano do inicio de suas atividades



A EEEP  Marta  Maria Giffoni de Sousa,  realizou a comemoração alusiva a  data de primeiro aniversário  da Escola em Acaraú.

Por ocasião foi realizada homenagem   In Memoriam   da pedagoga  Marta Giffoni, comparecendo  a  família da mesma,  para  receber  as homenagens   que forma  prestadas a  saudosa  educadora.

Estiveram presentes    os  filhos, noras, genros e Netos de Marta Giffoni, sendo encerrada  as homenagens  com  um Coquetel.

       A  Escola  Marta  Maria  Giffoni de Sousa, foi inaugurada  em 02/03/2011  pelo  Governador do Estado do Ceará,  Cid  Ferreira Gomes  e contou com  a presença  da secretária de Educação  Izolda Cela .

      A Escola Estadual de Educação Profissional que antes  era denominada de  EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil recebeu  a denominação de EEEP  Marta Maria Giffoni de Sousa, em LEI  decretada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador Cid Gomes ( Estado do Ceará). 



LEI N° 14.695, DE 30.04,10 (D.O. DE 12.05.10).

     A LEI   foi   iniciativa do Deputado Estadual  João Jaime,  em homenagem a esta   grande educadora,  professora Acarauense, que exerceu por dez  anos a  Coordenadoria  da 3ª CREDE.

Construída no padrão estabelecido pelo MEC,  A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, primeira escola de nível médio integrada a formação profissional em tempo integral do município de Acaraú, a qual iniciou sua empreitada em Março de 2009, configura-se como uma instituição educacional de resgate da valorização da escola pública, que proporcionará a seus educandos formação integral pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos princípios filosóficos do Ensino Médio e na Tecnologia Empresarial Sócio Educacional – TESE.

A  estrutura física da escola possui os seguintes espaços: 12 salas de aula, 02 laboratórios de informática, 01 laboratório de física, 01 laboratório de química, 01 laboratório de biologia, 01 laboratório de matemática, 02 laboratórios especiais destinados a parte técnica, 01 centro de multimeios, 01 auditório, 01 sala para o grêmio, 01 sala para professores, 01 diretoria, 02 sala de coordenação, 01 sala de secretaria, 02 almoxarifados, 01 sala técnica dos laboratórios, 01 depósito de multimídia, 01 depósito para material pedagógico, 02 depósitos de material de limpeza, 01 depósito para carga e descarga, 01 dispensa para alimentos não perecíveis, uma dispensa fria para alimento perecíveis, 01 sala para distribuição de alimentos, 01 quadra esportiva coberta com 02 vestiários, 01 sala multiuso, uma sala de coordenação para a educação física, 01 cozinha industrial, 01 refeitório, 01 ala de banheiros para funcionários, 01 ala de banheiros nas salas especiais, 02 alas de banheiros próximas as sala de aula, 01 teatro de arena, 01 gaurita e 01 estacionamento pavimentado para aproximadamente 30 carros. Ressaltando que em cada ala de banheiro existe um destinado a portadores de necessidades especiais.

O quadro funcional da escola é composto por 30 educadores, a citar: docentes - 05 membros do núcleo gestor, 23 professores, 02 coordenadores de laboratórios de informática, 01 coordenador dos laboratórios de física, química, matemática e biologia, 05 professores do centro de multimeios; não-docentes - 04 auxiliares de secretaria, 02 auxiliares administrativos, 01 porteiro, 04 vigias, 05 auxiliares de serviços gerais. O núcleo Gestor é composto pela diretora Fabiana Morais de Carvalho, três coordenadoras escolares, Gillenê Vasconcelos e Silva, Maria Erisvan Alves de Oliveira, Maria Aládia Brandão e uma secretária, Nágila Cristina de Freitas. A diretora e as coordenadoras passaram por seleção estadual para a composição do banco de gestores.

Dos vinte e três professores, dezessete lecionam nas disciplinas do ensino médio, que estão divididas em três grandes áreas. Desses, somente 04 - 23, 5%, não são formados nas disciplinas que lecionam; os outros 6 lecionam na área técnica com a formação exigida para cada curso.

De acordo com as diretrizes da educação profissional no Ceará, o acesso do aluno à escola se dá através de uma seleção feita por meio da análise do histórico escolar. Entretanto, o nível de aprendizagem não condiz com o revelado nesta análise, pois o resultado da avaliação diagnóstica, realizada no início do ano letivo, apresenta, no geral, deficiências de aprendizagens. Mesmo assim, ao longo dos dois anos de funcionamento dessa Escola Profissional pode-se perceber um crescimento tanto nas avaliações internas quanto externas, chegando a atingir aproximadamente , nessa última, 20% de crescimento em português e matemática

Nossa clientela apresenta uma faixa etária que varia de 13 a 18 anos, oriunda de famílias, na sua maioria, com uma renda familiar entre um sexto do salário mínimo (famílias contempladas pelos programas assistenciais do governo federal) até 03 salários mínimos( professores e comerciantes). Pertencem a uma estrutura familiar diversificada que vai da tradicional até aquela cujos membros não possuem vínculos biológicos.

Para consolidar a gestão democrática e participativa o núcleo gestor conta com a parceria dos organismos colegiados, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, que participam ativamente das ações desenvolvidas no âmbito escolar.

Toda ação educativa da escola supracitada está pautada na TESE, como filosofia, que possui como premissas o protagonismo juvenil, formação continuada, co-responsabilidade pela educação , atitude empresarial e replicabilidade, na perspectiva do desenvolvimento de valores que contribuirão para o exercício da cidadania plena e da formação omnilateral de nossos discentes.

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