ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COMBUSTÍVEL: Vai subir o preço da gasolina


A firmeza de Maria das Graças Foster não deixa dúvida: a presidente da Petrobrás considera necessário adequar o preço dos combustíveis vendidos na refinaria ao novo padrão de preço do petróleo, câmbio e consumo. O aumento de novembro, de 10% na gasolina e 2% no diesel – que foi absorvido pela redução de tributos e não chegou ao consumidor final – apenas “suavizou a barriga” da distorção. Um novo reajuste está a caminho.  
“Se você me pergunta: é para corrigir preço? É lógico que é para corrigir preço, a perdurar os patamares vigentes nos últimos seis meses. (…) Não faz sentido imaginar que quem vende – qualquer coisa que seja, uma xícara, um caderno, gasolina, diesel – não repasse ao mercado as suas vantagens e as suas desvantagens”, declara Graça.
Cobra a produção das sondas de perfuração encomendadas pela companhia. “Não trabalhamos com perspectiva de atraso”, afirma Graça. Neste ponto, ela destaca a diferença de estilos que vai marcar a nova fase da Petrobrás. “Tem de pegar em cima. Conhece mosca de boi?” diz, usando a melhor imagem que encontrou para traduzir sua disposição de não dar sossego aos fornecedores. Principalmente “os famosos estaleiros virtuais”.
Depende disso e das novas refinarias a consumação da autossuficiência brasileira, explica. Sem as sondas operando no prazo estipulado, a empresa não consegue atingir as metas de produção, como ocorreu nos últimos três anos. Sem mais capacidade de refino, a Petrobrás é obrigada a importar gasolina para atender ao aumento do consumo. O Brasil, então, não é autossuficiente? “Não está porque tomamos a decisão tardia de fazer crescer o nosso parque de refino”, fala Graça, sem constrangimentos.

Nenhum comentário: