ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BRASIL: Bolsa família amplia benefícios





Já estão vigorando os atendimentos  pelo programa bolsa familia à gestantes e donas de casa, conforme portaria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza. "Esses beneficiários serão incluidos  no programa , desde que atendam os critérios", explicou a coordenadora do bolsa familia, no municipio, Rosemeire Nunes. Segundo ela, 63 gestantes foram cadastradas entre os meses de julho a dezembro passado. E cada uma receberá 32 reais por mês até o filho completar 16 anos. Para ter direito ao beneficio, basta a gestante  apresentar o cartão de pré natal. 


Neste ano já foram cadastradas  mais 32 mulheres, que constatada a gravidez já começa a receber o beneficio. Já as dona de casa terão agora direito a aposentadoria(65 anos), desde que esteja no cadastro único e que a renda familiar não ultrapasse dois salários minimos. 


O encaminhamento ao INSS será mediante uma declaração da secretaria de ação social do municipio. Onze donas de casa já encaminharam seus pedidos de aposentadoria por esse novo sistema, afirma a coordenadora Rose, como é conhecida. 


Ainda hoje muitas mulheres bem antes de completar a idade de se aposentar(60 anos) como trabalhadora rural, buscam provas de seguro safra, recebimento de sementes do governo estadual ou compra de implementos agricolas, para poder encaminhar seus pleitos através do sindicato da categoria. 


Agora com mudança, as donas de casa terão mais facilidades de se aposentarem. FAMILIA- Ainda conforme Rose(foto) dez mil familias aproximadamente, estão inseridas no cadastro único do municipio, mas sómente 3518 recebem os beneficios do governo federal, cujo valores variam de 70 reais até 242 reais por mês. Esses valores são distribuidos  com a mãe, filhos e idoso. 


Os deficientes também recebem  seus beneficios, através da LOAS- Lei orgânica da assistência social, e aqui no municipio esse público é de cerca de 800. Ainda segundo a coordenadora, a pessoa só perde o beneficio quando a renda familiar superar 3 salários minimos, "nesse caso a exclusão é automática,  isso devido o cruzamento de informações". 


A lista de beneficios para quem é cadastrado no programa bolsa familia é extensa, direito a insenção de taxa de inscrição em concurso público; programa de cisternas; programa minha casa, minha vida; tarifa social de energia elétrica; beneficio de prestação continuada; bolsa verde; passe livre; projovem adolescente; carteira do idoso e programa de fomento as atividades produtivas rurais.


Fonte: Portal do MDS

Nenhum comentário: