ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACARAÚ: Prefeitura e CVT formam parceria para oferta de curso a barraqueiros


A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro Vocacional Tecnológico do Município, formaram uma parceria para oferecer o curso “Bem Servir e Receptividade em Gastronomia” a barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú/CE). As aulas tiveram início na ultima terça, 27/06, na Escola Municipal João Jaime Ferreira Gomes, na Lagoa da Volta, em Acaraú.

O curso, ministrado pelo consultor João Alfredo Amado de Oliveira, terá a duração de 120 horas/aula, divididas em 60 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas. Ao final da capacitação, que transcorrerá em três semanas, os participantes receberão certificado.


Ao primeiro dia de aula, compareceram o Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita e a Coordenadora do CVT no Município, Maria de Lourdes Linhares Ribeiro Mendes. João Amado, que ministrará a capacitação, informa que o objetivo do curso é “levar aos barraqueiros conhecimentos na área de alimentos e bebidas, a melhor qualidade no servir e na técnica, bem como preparar os seus estabelecimentos para receberem seus clientes”.

O professor João Amado refletiu inicialmente, no primeiro dia de aula as principais dificuldades por que passam os barraqueiros. A falta de um cardápio, que acaba não mantendo os clientes a par dos preços dos pratos antes do pedido; a falta de controle do valor de custo-benefício; além do não conhecimento da língua inglesa estão entre a enorme lista de problemas que os barraqueiro devem lidar no seu cotidiano.

O barraqueiro Deón Fontenele, rindo, declarou que ao chegar um turista em sua barraca falando inglês, “me agoneio, não entendo nada que tão falando. É ruim demais”. No programa do curso, constam aulas de noções de inglês, para tentar suprir esta necessidade de comunicação. O barraqueiro acredita ainda que aprenderá muita coisa importante ao sucesso do seu empreendimento. “É futuro pra gente, aprender alguma coisa pra melhorar o atendimento que a gente presta e assim fazer com que nossa barraca seja mais visitada ainda”.

A Coordenadora do CVT/ Acaraú, Maria de Lourdes, acredita que o curso é muito importante para a qualidade no atendimento da barracas de praia do Município. “Você chega na barraca e não existe cardápio. Uma vez um cliente pediu um prato e depois de consumir, vindo a saber o preço, reclamou. Errou ele, que não perguntou o preço, errou o estabelecimento ao não fornecer um cardápio”.
 
Além disso, a coordenadora do CVT defende que a formação é importante aos barraqueiros por proporcionar um aperfeiçoamento profissional, importante para sua formação. “É importante o aceio, o correto manusear dos alimentos, até mesmo para evitar doenças. Além dos fatores gerenciais, de controle do custo-benefício e da qualidade no atendimento”.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, informa que ação da Prefeitura de oportunizar uma capacitação desse tipo aos barraqueiros é pioneira em Acaraú, e informa que outras capacitações como essa serão realizadas a outros profissionais de várias localidades do Município de Acaraú. “É uma preocupação premente do Prefeito Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’) com a qualidade de vida dos barraqueiros e com a melhoria da qualidade no atendimento aos turistas que a Acaraú chegam para visitar-nos”.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem dado todo aporte para a realização do curso de aperfeiçoamento aos barraqueiros.

Serviço:

Secretária de Cultura e Turismo de Acaraú
Assessoria de imprensa
Edson Costa
(88)9693.1002

Nenhum comentário: