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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TCM: Prefeituras terão que adotar transparência


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, segunda-feira, encaminhará ofício circular aos prefeitos dos municípios cearenses com população entre 50 mil e 100mil habitantes alertando-os sobre a necessidade de prepararem a estrutura adequada para o cumprimento da Lei Complementar 131/09, conhecida como Lei da Transparência.

Por essa Lei, os municípios são obrigados a assegurar à sociedade transparência nos seus atos por meio de diversas iniciativas, como disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

Além disso, a Lei determina que haja incentivo à participação popular e realização de audiências durante discussões orçamentárias e determina a adoção de um sistema integrado de administração financeira e controle que atenda ao que solicita a União.

Prazos

Sancionada em 2009, essa Lei estabeleceu o prazos, de acordo com número de habitantes, para os municípios observarem as determinações. Portanto, a partir de junho de 2010 as prefeituras de Fortaleza e outros sete municípios cearenses com mais de 100 mil habitantes passaram a criar portais de transparência para divulgar, quanto à despesa, "todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado". Quanto à receita exige "o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários".

População

A partir de junho deste ano são as prefeituras dos municípios com população a partir de 50 mil a 100 mil habitantes que devem se adequar à Lei da transparência. No Ceará estão nessa condição os municípios de Iguatu, Quixadá, Canindé, Crateús, Aquiraz, Pacatuba, Quixeramobim, Russas, Aracati, Tianguá, Cascavel, Icó, Morada Nova, Pacajus, Camocim, Acopiara, Limoeiro do Norte, Tauá, Barbalha, Horizonte, Viçosa do Ceará, Granja, Boa Viagem, Trairi e Acaraú.
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De acordo com o presidente Manoel Veras, os alertas a serem enviados aos prefeitos fazem parte das prioridades que elegeu para a sua administração, voltada para orientação preventiva, fiscalização e capacitação.

Como parte do trabalho preventivo que pretende desenvolver, revelou a necessidade de um curso de capacitação, na área de contabilidade, para os servidores do quadro das prefeituras que atuam nessa área.

Ao setor de fiscalização do TCM, composto por servidores do quadro do Tribunal, Veras disse que quer "relatórios mais competentes". Reconhece que qualquer um pode errar, mas avisa que é preciso "errar menos".

Fique por dentro 
Transparência

A Lei da Transparência foi sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009 e, dentre outras determinações, solicita que os municípios observem normas sobre divulgação de informações orçamentárias em tempo real em meios eletrônicos.

Foram estabelecidos prazos para a Lei ser posta em prática: um ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100 mil habitantes; dois anos para os Municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes e quatro anos para os Municípios que tenham até 50 mil habitantes.


Consulta

Sobre o Portal da Transparência, a Coordenação coloca que o problema é mais complicado e, antes de qualquer modificação técnica, ocorrerá uma consulta à Assessoria Jurídica da Casa segunda-feira para saber se o sítio cumpre o que determina a Lei da Transparência. Depois disso, serão realizadas as adaptações.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas dos Municípios, nos próximos dias, o órgão irá apresentar resultados de fiscalização nos portais das prefeituras e câmaras dos municípios sobre as determinações da Lei da Transparência.

Com informações do Jornal Diário do Nordeste

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