ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

PREPOTÊNCIA: Jurado do Festival Internacional do Camarão questiona Acaraú como sede


Como é bom ver que o Ceará esta cada vez mais presente no mapa dos eventos de gastronomia. Bom para o fortalecimento da identidade da culinária cearense, para a autoestima dos chefs locais participantes, para o Acaraú e a sua acolhedora população e para os numerosos visitantes que compareceram ao 2º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Questiono a localização do evento que, na Capital, cresceria mais ainda e seduziria um público de gourmets e gourmands que não encaram 500 km de ida e volta. 


Participei do festival como jurado, tarefa deliciosa apesar do meu espanto ao ver que os chefs regionais tenderam a esquecer que estamos convivendo com uma oferta de preciosos ingredientes locais. Depois de conversas nos bastidores, no último dia, neste sim, apresentou-se o belo camarão da Costa Negra harmonizado com insumos da terra. A meta do uso destes produtos locais deveria ficar mais clara e se estender aos chefs convidados, enriquecendo assim um receituário com cara de Ceará.


Destaque durante o festival entre os pratos servidos pelos chefs do Estado para o camarão crocante empanado no coco, apresentado pelo chef Murilo da Silva, pupilo do chef Faustinho, Camarão no espeto do chef Lucio Figueiredo e o camarão do chef Charles Alexandrini. O chef Eduardo Sisi levou o troféu Camarão Costa Negra, com um camarão crocante com molho de maracujá, manga e cupuaçu, merecidamente! 

Workshops

Presente para todos os convidados foi assistir aos workshops, com estrutura que evolui significativamente em relação ao ano passado, recursos de bastidores para os convidados, execução das receitas com câmera mergulhando nas panelas e mostrando cada detalhe dos preparos. Não se perdeu um momento do preparo das delícias apresentadas. Meus favoritos seguem abaixo, pela originalidade:

Chefs durante workshop no Festival do Camarão

Chef Audeniza Girão, do Senac Ceará! Sempre atenta à valorização dos insumos cearenses. Só quem já tentou surpreender executando um prato com caju, sabe como é difícil conseguir...


O simpático chef Emmanuel Bassoleil apresentou uma riquíssima e deliciosa Salada de Camarões com Legumes Verdes e Frutas Secas ao Molho Teriyaki, finalizada com uma fina e elegante torrada de pão de mel.

A sorridente chef Flávia Quaresma levou para o festival os sabores e aromas marcantes da culinária oriental. Abertura com Camarão Indiano com abacaxi e arroz Basmati Hindu, em seguida um risotto de moqueca de camarão e palmito fresco com aftertaste de gengibre e uma levada de pimenta, no ponto!

O carismático chef Alain Burnel, duas estrelas Michelin, levou a brisa carregada de aromas do Mistral da sua Provence natal com ele... Iniciou com um desmistificado Tartare de camarões apenas cozido a frio com limão e com gotas do precioso azeite de avelã, montado com mangas em formato de pétalas e castanhas de caju laminadas e seguiu com um camarão com legumes crocantes com tudo no momento certo, harmonização perfeita do sereno executante.

DO BLOG

Sugiro ao amigo e acarauense Livino Sales que na próxima edição do Festival do Camarão EM ACARAÚ, evite o convite para a prepotência exacerbada deste nobre senhor que com certeza, não entende nossa cidade como sede do evento gastronômico mais importante do estado.

Nenhum comentário: