ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INTERNACIONAL: Festival em Acaraú reúne conceituados chefs brasileiros e internacionais


Reunidos na cozinha do Novo Cantinho do Faustino os chefs Lúcio Figueiredo, do Vojnilô; Eduardo Sisi, do Moana; Charles Alexandrini, do Villa Alexandrini; Antônio José, do Lancelot de Sobral; Gerarda Maria, a Dina do Castelo Encantado Acaraú e o anfitrião Francisco Murilo, do Cantinho do Faustino, que durante o II Festival Internacional do Camarão da Costa Negra apresentarão a cada noite do evento três pratos inéditos para concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze. O festival trará novas visões conceituais da culinária nacional e internacional através da leitura de conceituados chefs como Mr. Lam, o francês Alain Burnel, Flávia Quaresma, e Allan Vila Espejo, da cozinha espanhola. Presentes também Emmanuel Bassoleil, francês que fundou a Associação Brasileira da Alta Gastronomia e dois dos mais renomados chefs da cozinha mundial, Brian Cotterrill e Gissur Gudmundsson.

SERVIÇO

II FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA. De 12 (hoje) a 14 de novembro, na fazenda Cacimbas, em Acaraú. Com especialistas brasileiros e internacionais, como Mr. Lam, Alain Burnel, Flávia Quaresma, Alan Vila Espejo, entre outros. Paralelamente acontecerá o II Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste. Outras informações:www.accn.org.br. 


1.Lúcio Fiqueiredo, Vojnilô: “Levo para o festival pratos do cotidiano do restaurante Vojnilô com releituras ambientadas para a ocasião. Continuo destacando os mariscos e frutos do mar frescos, com ênfase no arroz negro consumido no antigo Egito pelos faraós. Ele tem quatro vezes mais fibras do que o integral, com propriedades vasculares quando chega à corrente sanguínea. É um arroz afrodisíaco e bastante saudável”. Foto do prato: Camarão Vojnilô.

2.Charles Alexandrini, do Villa Alexandrini: “Apresentarei como concorrente o Camarão na Frigideira. Ele é puxado no alho e óleo com molho especial da casa, de tomates rústicos, servido com pãozinho de coco, também especialidade do Villa Alexandrini. Permaneço no conceito do meu cardápio, um misto de tropical com contemporâneo nos molhos e frutas utilizadas. Os outros dois pratos seguirão esse estilo de gastronomia porque nossa comida se mantém com a base de pratos leves e suaves”.

3.Francisco Murilo, do Novo Cantinho do Faustino: “A nossa culinária permanece com seu caráter autoral. Sou sobrinho de sangue do Faustino e aprendi tudo com ele. Ele é meu mestre e como se fosse meu pai. Então, o meu cardápio segue seus preceitos inovadores, mesclando muitas vezes o convencional da cozinha internacional com a brasileira. Somos criativos e não nos prendemos às tendências. No festival apresentaremos, como um dos pratos, o Camarão Arpoeira, empanado na carne de coco, servido no coco com risoto de coco”.

4.Eduardo Sisi, do Moana Gastronomia & Arte: “Para o festival trabalharei contando com três vertentes, indo pela inspiração mediterrânea, seguindo pela cozinha inglesa e finalizando com a homenagem ao festival com Camarões Crocantes da Costa Negra, quando enfoco a gastronomia asiática trabalhando com empanados e com a bardana, uma raiz utilizada em várias localidades, inclusive na Ásia. Claro que os frutos do mar estarão presentes. No meu cardápio tenho diferentes pratos elaborados por mim que são estrelas de diferentes temporadas.” 

5.Antônio José, o Totô, do Lancelot Sobral: o chef é uma figura simpática e tem uma carinha boa de cozinheiro, com pegada no tempero que elabora. Ele gosta de trabalhar com cardápio variado entre peixes, frutos do mar, carnes, carneiro e massas. Para o Festival, Totô apresentará a cada dia um prato com os insumos descritos porque pretende exaltar nossa culinária com toda a brasilidade possível e inserir sua personalidade, criando iguarias bem autorais.

6.Gerarda Maria, a Dina, e o Índio, do Castelo Encantado de Acaraú: os dois vão trabalhar a quatro mãos o Camarão a Especiarias. No restaurante Castelo Encantado de Acaráu essa parceria vem dando certo e os convivas admiram as criações dos chefs, que trabalham com uma culinária com toques regionais e universais. Porque eles aprenderam pela experiência, e quando elaboram seus pratos com a união de bons insumos, produzem iguarias refinadas e saborosas, bem ao gosto da exigência do comensal 
da atualidade. 

Nenhum comentário: