ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LITORAL OESTE: Festival Internacional reúne apreciadores de camarão em Acaraú

 
O camarão será protagonista de grande encontro de gastronomia e debate sobre inovações tecnológicas ambientais e sustentáveis para a pesca. Acaraú no Ceará sedia a partir de hoje a domingo o II Festival Internacional de Camarão da Costa Negra. Chefs de cozinha do Brasil e de outros países estarão no evento, que ainda ensejará encontro científico de abrangência internacional com oficinas, workshops, cursos e mesas redondas. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece no Município de Acaraú, Litoral Oeste do Estado. Também shows musicais todas as noites prometem movimentar o feriado dos turistas, visitantes e moradores.

Será um encontro para mostrar iguarias de camarão para a mesa e falar do trato sustentável desse alimento desde a sua produção. Alguns dos principais chefes que atuam no Brasil estarão no festival ensinando pratos: Mr. Lam, chef do empresário Eike Batista; o chef francês Alain Burnel; a renomada chef Flávia Quaresma, que tem entre seus títulos o de mulher mais influente do Brasil, na categoria Gastronomia, pela revista Forbes; e o chef Allan Vila Espejo, especialista em cozinha espanhola, com influência da cozinha italiana e oito livros publicados, dois deles premiados pelo Cookbook Awards.

Também participarão o chef Emmanuel Bassoleil, francês radicado no Brasil que fundou a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), e dois dos maiores chefs de cozinha do mundo: Brian Cotterrill e Gissur Gudmundsson, presidente da Federação Mundial das Associações dos Chefes de Alta Gastronomia.

Durante o Festival, seis chefs brasileiros vão apresentar três pratos inéditos cada um. Todas as noites eles serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. O que obtiver a maior pontuação, juntando as notas dos três dias, vence o festival. Os pratos serão apresentados e degustados por especialistas. Os visitantes também vão poder provar as delícias nos restaurantes na Fazenda Cacimbas em Acaraú.

Além de promover a qualificação dos pratos à base de camarão na gastronomia brasileira, o Festival dá ênfase à qualidade deste crustáceo produzido na região da Costa Negra, como é chamado trecho do litoral cearense que vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torrões em Itarema, até a foz do Rio Guriú, em Jijoca de Jericoacoara. A região abrange os Municípios de Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Acaraú.

Produção
Com uma produção média de 8.200 toneladas por ano, o camarão da Costa Negra gera cerca de 1.350 empregos diretos e é considerado diferente dos demais produzidos no Ceará. De acordo com os produtores, é o modelo de cultivo, e o crescimento dos camarões se dá a partir de alimentos naturais como principal fonte.

O cultivo de camarão no Ceará, para além da região da Costa Negra, é bastante discutido por especialistas, muitos denunciando o manejo insustentável em várias fazendas produtoras, afetando áreas de apicum, em regiões de mangues do litoral. Mas o festival se propõe a ser um dos maiores encontros científicos já realizados no Estado para discutir o manejo correto do camarão.

Paralelamente ao Festival Gastronômico haverá o II Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste, cujo objetivo é apresentar e discutir as inovações tecnológicas em procedimentos de manejo no segmento de larvicultura, na engorda, e na indústria de processamento.

Shows

O Festival do Camarão será animado hoje à noite pela banda Dona Zefa e pelo cantor Sidney Magal; no sábado, terá Manolo Otero e Luciano Bruno; e o domingo terá animação de Caribbean Kings e Bete Nascimento. No centro de Acaraú acontecem vários shows.

Produção

8200 toneladas de camarão são produzidas anualmente na região da Costa Negra, que compreende os Municípios de Itarema, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Acaraú no Litoral Oeste.

MAIS INFORMAÇÕES

V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra - 12 a 14 de novembro, Fazenda Cacimbas, em  Acaraú.


Fonte: Jornal Diãrio do Nordeste

Nenhum comentário: