O turismo nas serras cearenses e no sertão cresce a cada ano, mas o litoral é o maior atrativo do Ceará. São 573 quilômetros de puro encanto.
A Leste de Fortaleza fica a Costa do Sol Nascente. Falésias avermelhadas, manguezais, cidades históricas e rico artesanato marcam o cenário. O passeio começa no Porto das Dunas e prossegue até Icapuí.
Na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, primeira capital do Estado, fica o Beach Park, que abriga o maior parque aquático da América Latina, o Aqua Park. Depois vêm Prainha, Presídio, Iguape e Barro Preto. Junto delas fica a praia do Batoque e, a seguir, Caponga e Águas Belas.
Morro Branco e Praia das Fontes pertencem a Beberibe e são apontadas como duas das mais belas praias do litoral cearense. A praia seguinte é Pontal de Maceió, a única atlântica do município de Fortim.
A internacional Canoa Quebrada é praia da histórica Aracati e o segundo principal destino turístico do Estado do Ceará. Na vizinha Majorlândia, as atrações são o mar tomado por jangadas, as regatas e o animado carnaval.
Icapuí, na divisa com o Rio Grande do Norte, oferece praias incomuns pela grandiosidade das falésias. Redonda e Ponta Grossa são as mais frequentadas.
Basta cruzar a ponte sobre o rio Ceará. Começa um verdadeiro desfile de belezas de encher os olhos. O viajante chega ao litoral Oeste, a chamada Costa do Sol Poente. Na "passarela", praias largas, efervescentes ou virgens.
Na vizinha Caucaia ficam as praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco, esta última um capítulo à parte em beleza e abrigo das lagoas do Parnamirim e do Banana.

Pecém e Taíba, em São Gonçalo do Amarante, são as praias seguintes. A próxima atração é Paracuru, com 15 quilômetros de litoral para todos os gostos.
Lagoinha, em Paraipaba, é uma das joias do litoral Oeste. De tão bela virou "garota propaganda", sempre estampando material promocional do Ceará. Seu ícone é a duna avermelhada.
Trairi oferece 36 quilômetros de praias e o encontro das águas do rio Mundaú com o mar. Flecheiras, Mundaú, Emboaca e Guajiru dividem o território.

O passeio pela Costa do Sol Poente leva à praia do Preá, em Cruz. Após fica Jericoacoara, uma das 10 praias mais belas do mundo. No lugar, dois programas são obrigatórios: conhecer a Pedra Furada e apreciar o pôr-do-sol do alto duna junto à vila.
Depois de Jeri, o viajante conhece Tatajuba, em Camocim, e junto dela o Laguinho da Torta. O leque de atrações na Costa do Sol Poente inclui as praias de Maceió e Barra dos Remédios, ainda em Camocim, e se completa com Bitupitá e Pontal das Almas, em Barroquinha, divisa com o Piauí.
Fonte: AVOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário