ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FESTIVAL DO CAMARÃO: Grand Shrimp Festival de Acaraú, sucesso total




Os carnicultores das fazendas de camarão da região da Costa Negra em Acaraú, no litoral Oeste do Estado do Ceará, realizarão de 26 a 29 de novembro o I Festival Internacional do Camarão. O objetivo foi de incentivar a produção, além de discutir e viabilizar o aumento das exportações do crustáceo. Segundo o Centro Internacional de Negócios do Ceará, a produção de camarão atingiu quase US$ 3 milhões até o último mês de setembro

O Festival promoveu cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows, e reuniram produtores, técnicos, empresários e chef’s de cozinha nacionais e internacionais que vieram levar ao público o que de melhor pode ser feito na culinária mundial com o camarão. 




Um dos principais objetivos do I Festival Internacional do Camarão de Acaraú foi trazer para o Ceará o primeiro selo de indicação geográfica que denomina a origem do cultivo de crustáceo.

O selo é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, além de agregar valor ao camarão produzido na Costa Negra, com ele os produtores ganham o reconhecimento do mercado. Atualmente, os principais centros importadores de camarão são Estados Unidos, Japão, União Européia (Espanha, Dinamarca e França).

O I Festival Internacional do Camarão é uma promoção da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra de Acaraú (ACCN), dos Governos Municipais de Cruz, Itarema e Acaraú e contando ainda com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC).



DESTAQUE





Destaque para o chef´s Paulo Sérgio do restaurante Taverna do Paulo de Acaraú, que ficou com o segundo lugar geral do Festival gastronômico, o terceiro foi Ronaldo Nascimento do restaurante Hotel Gran Marquise de Fortaleza. Já o primeiro lugar ficou com Faustino Paiva do restaurante Faustino de Fortaleza.

SHOW CULTURAL



A Fazenda Cacimbas em Acaraú recebeu em seu palco shows culturais com o grupo de dança de Itarema, Ana Cleria e Coral, Mona Gadelha, Cacimba de Aluá, O Som do Barzinho, Armandinho Macedo, Waldonys, Banda Sargento Pimenta, Tony Veras e Dona Zefa.



SHOWS NA PRAÇA DO CENTENARIO





Apesar de não ter recebido o publico esperado na praça do centenário a Banda Calypso de Joelma e Chimbinha que animou o publico na 1º noite do Festival com seus hits do passado e do presente. Quem também esteve na praça do centenário foram às bandas Caviar com Rapadura, Forró do Bom, Chicabana, Forro Estourado, Forró Balancear, Cobra Criada, Mexe Mais e Total Mix. 

Fonte: Blog do 

Nenhum comentário: