ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HISTORIA: Você Conhece os Antigos Nomes dos Municípios Cearenses?




Folheando algumas edições do velho Almanaque de Sophocles Torres Câmara, de 1920 a 1924, e outros mais recentes, de 1953 e 1954, já sob a direção do jornalista Walderi Uchoa, que dava continuidade à iniciativa do jornalista João Câmara, em 1895, identifiquei alguns detalhes saborosos da nossa história que, com certeza, muitos dos atuais velhinhos não têm a menor ideia. Imaginem os nossos filhos e netos! Um doce para quem identificar qual dos atuais municípios do Ceará nasceu com o nome de Acaracu, Rio das Garças? Lajes? Canoa? Brejo Seco? Santana do Brejo Seco? Umari? Montemor da América? Brejo da Barbosa? Nova Roma? Soure? União?
Vamos por parte:Barra do Acaracu ou Rio das Garças, a hoje Acaraú viveu seus dias no começo a ocupar regular extensão do litoral Nordeste do Estado, consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. Seu nome se insere nos mapas seiscentistas, com a denominação de Barra do Caracu e a servir de ancoradouro nas referências costeiras. Nessa Barra atracavam, além dos navios regularmente em movimento, os chamados navios piratas, oportunidade em que eram realizadas as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo. Lajes era um pequeno povoamento nas ribeiras dos rios Trussu e Quincoê, no alto sertão do Ceará. Desmembrado do Iguatu, atende, hoje, pelo nome de Acopiara. E Aracoiaba era a antiga Canoa. Do antigo Brejo Seco nasceu Araripe e Santana do Brejo Seco e Umari passou a Baixio, da mesma forma que Montemor da América era Baturité.
O atual Brejo Santo se chamava Brejo da Barbosa e o antigo povoado de Nova Roma deu lugar ao município de Campos Sales. Soure, todo mundo sabe, é Caucaia e a antiga União é hoje a próspera Jaguaruana. A antiga Várzea Grande passou a se chamar Coreaú, em 1944.
E quem sabe qual o nome da antiga Macavoqueira? É a atual Granja.
E Maria Pereira? E Taboleiro da Peruca? Mombaça nasceu com o nome de D. Maria Pereira e o Taboleiro virou Pedra Branca.
Russas, antes de assumir seu nome atual, se chamava São Bernardo do Governador, e Senador Pompeu nasceu da antiga povoação de Humaitá.
Palma é Assaré, que ficou famosa pela genialidade do seu filho Patativa. Sobral era a antiga Fidelíssima Cidade de Januária. Viçosa do Ceará se chamava Vila Real da América.
Mais geniais eram os reclames da época, dos automóveis Hilman, Humber, Sunbean e Tablot, dos caminhões Commer e dos rádios Mullard. Da construtora Emilio Hinko, que estava construindo o Clube Iracema. E das grandes indústrias que um dia experimentaram o sabor da glória, como a Usina Ceará, a Brasil Oiticica e a ZYR-7, a Rádio Iracema, além das duas maravilhas da cidade, o Náutico e a Casa do Português. O proprietário desta extravagante residência alardeava que tinha gasto 10 toneladas de cimento e 18 milheiros de tijolos só para ter o prazer de subir até o terceiro andar de carro… Não era para menos… coisa de português mesmo!
por RODOLFO ESPÍNOLA
(Jornalista)

Fonte: blog Parazin Net

Nenhum comentário: