ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

IFCE : Campus avançado de Camocim é inaugurado

O campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no município de Camocim, localizado no litoral Oeste do Estado, será inaugurado, juntamente com mais 30 campi de Institutos Federais de 13 Estados do país. A solenidade de inauguração ocorrerá logo mais, às 15h (horário de Brasília), no Palácio do Planalto, em Brasília (14h em horário local). A sessão será transmitida ao vivo pela TV NBR e TV MEC.
 
Na solenidade, entre outras autoridades, estarão presentes o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, o Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo, os diretores dos campi inaugurados, entre eles o Diretor Geral do campus de Acaraú, Prof. Amilton Nogueira e os prefeitos das localidades, entre os quais, o Prefeito de Camocim, Francisco Maciel Oliveira.
 
O prédio do campus avançado de Camocim, cujas obras foram orçadas em 960 mil reais, tem uma área construída de cerca de 1.595 m² nessa primeira fase de implantação e mais de 6 hectares para expansão. O terreno foi doado pelo Executivo Municipal da localidade. A sede apresenta, entre outras dependências, 3 salas de aula, 6 laboratórios, 2 salas profissionalizantes, sala dos professores, diretoria, secretaria, sala de videoconferência, auditório, biblioteca, área administrativa, recepção, estacionamento.
 
Inicialmente, a instituição ofertará, para o segundo semestre de 2011, três cursos técnicos subsequentes: Pesca, Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar, destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio. A unidade de Camocim é vinculada administrativamente ao campus do IFCE em Acaraú e apresentará orçamento e quadro de pessoal próprios.
 
No IFCE, além da unidade de Camocim, serão inaugurados, no próximo dia 27, em Brasília, os campi avançados de Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Caucaia. Posteriormente, serão realizadas as inaugurações locais nos municípios em que estão situados os campi avançados. Na imagem, fachada do campus avançado de Camocim (Foto: Edson Costa).

RECURSOS HÍDRICOS: Nova lei para águas no Ceará

 
Bem "inalienável", de acordo com a lei, as águas terão sua utilização regulamentada por um novo Plano Estadual de Recursos Hídricos a partir de 2011. Diante de uma realidade mais latente para o necessário uso racional da água, a nova Lei traz poucas mudanças em relação à lei aprovada há 18 anos. Deixa claro que a democratização do acesso à água, já enfatizada na lei anterior, depende mais do efeito prático do modelo de gestão pública governamental do que pelo que está escrito no documento. As novidades ficam para os temas das águas subterrâneas e a supressão da "prioridade" de construção de grandes reservatórios, dando a entender que agora é a vez de distribuir.

Em comparação ao plano criado em 1992 pelo então governador Ciro Ferreira Gomes, a nova lei que regulamenta a política dos recursos hídricos do Ceará, agora tocada por seu irmão, Cid Gomes, pretende ser mais incisiva sobre a outorga da água.

Moeda de troca

O recurso, naturalmente um bem de valor econômico, não poderá virar moeda de troca entre beneficiários. A concessão do recurso hídrico, para os mais variados fins, agora carrega um peso maior para a otimização desse recurso. É usar direito, e até reusar, para não acabar.

A partir de 2011, com a conclusão da quinta e última etapa do Canal da Integração, o "Eixão", transportando as águas do Açude Castanhão estará simbolicamente oficializado o termo que há algum tempo faz parte das discussões: gestão integrada. Criando seus próprios rios, já que os de verdade sofrem da degradação ambiental, o Estado do Ceará, em parceria com a União, tem no seu mapa hidrográfico os reservatórios e canais de água cada vez mais interligados. A artéria principal estaria representada no próprio Eixão das Águas.

A gestão parte de cada bacia hidrográfica, em que um comitê é responsável pela defesa dos interesses das diversas entidades que utilizam a água, todas em cotas pré-definidas. A distribuição é assim: usuários (correspondem a 30%), sociedade civil (30%), poder público municipal (20%), poder público estadual/federal (20%).

O Ceará tem dez comitês; entretanto, são 11 previstos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. O 11º contemplará as águas fronteiriças entre os Estados. Enquanto cabe aos comitês o trabalho consultivo e deliberativo, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), como órgão subordinado à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, tem caráter executivo.

Concentração de poder

No fim, os recursos hídricos têm poder concentrado. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh), que manterá todos os programas e projetos públicos no setor, será administrado por um conselho diretor formado por três secretarias: da Fazenda, do Planejamento e Gestão e dos Recursos Hídricos, ficando para esta pasta a presidência do Conselho Diretor.

Tal qual a mensagem de 1992, o novo Plano Estadual dos Recursos Hídricos, enviado à Assembleia Legislativa neste mês, destaca o princípio do uso prioritário dos recursos hídricos: na lei anterior, "o aproveitamento dos Recursos Hídricos deve ter como prioridade maior o abastecimento das populações". Para isso não houve ressalvas. Na mensagem atual, proposta pelo Governo do Estado, o uso é prioritário para consumo humano e animal "em situações de escassez". A dúvida que fica no ar é para o que se define como não-escassez: entre um açude cheio e uma caixa d´água de casa permitindo água na torneira há uma longa distância. Afinal, a partir de qual situação de "não-escassez" o consumo humano pode deixar de ser a prioridade maior?

Canal da Integração

O Canal da Integração, que leva água do Açude Castanhão, em Jaguaribara, até o Pecém, em São Gonçalo do Amarante, recebeu duras críticas por não contemplar, inicialmente, o abastecimento humano. Ainda hoje, famílias veem a água passar na frente de casa, enquanto passam sede. A Secretaria dos Recursos Hídricos concluiu nesta semana a licitação para obra de abastecimento das águas do canal para 2.280 famílias que passam sede. Como prova de que tal distribuição não fazia parte do projeto, os recursos de R$ 3,7 milhões virão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Conforme justificou o governador Cid Gomes, no envio do projeto para aprovação dos deputados, a nova proposta "deve-se à necessidade de adaptação da atual legislação estadual acerca dos recursos hídricos às inovações e avanços da Política Nacional de Recursos Hídricos". O Conselho Nacional de Recursos Hídricos recomenda que os Estados controlem, conservem e preservem os recursos hídricos de forma integrada, descentralizada e participativa.

A mensagem governamental foi aprovada pelos deputados e deverá ser atualizada a cada quatro anos. Para os representantes dos comitês de bacias hidrográficas, a perspectiva é de que estes organismos sejam fortalecidos. A Cogerh está em fase de conclusão dos planos de gerenciamento de águas nas bacias do Acaraú, Coreaú, Litoral e a revisão do Plano de Bacias Metropolitanas. Até o ano de 2011 devem ser implantados os planos das demais bacias, com especial atenção para as bacias do Médio e Baixo Jaguaribe, que comportam o Castanhão e o Eixão das Águas.

Fortalecimento

O fortalecimento dos comitês é apontado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, a Instância Colegiada formada pelo conjunto de comitês de bacias legalmente instituídos no Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Atualmente, existem no território brasileiro 170 comitês de bacias, o que corresponde a 40% de todo o território brasileiro.

Pela nova "Lei das Águas", o Plano Estadual dos Recursos Hídricos deve ser atualizado a cada quatro anos, assegurando recursos financeiros e, também, mecanismos institucionais para sua implementação. Os recursos devem constar no Plano Plurianual de Desenvolvimento do Estado do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará
Av. General Afonso Albuquerque Lima, Cambeba - Fortaleza/ (85) 3101.3995


nEGÓCIOS: Para o Banco do Brasil, próximo ano já chegou


O ano de 2011 já começou para o Banco do Brasil (BB) e começou de forma muito otimista, sobretudo para a população cearense, que será beneficiada, a partir de janeiro, com um robusto investimento direcionado à expansão e modernização da Rede de Atendimento e ampliação do quadro de funcionários, entre outras medidas.

Dessa forma, o BB reafirma, uma vez mais, seu compromisso histórico de proporcionar todas as condições necessárias para que o forte e sólido crescimento da economia cearense ocorra de forma sustentável.

Reafirma também sua preocupação em oferecer aos clientes e à sociedade em geral um atendimento de excelência.

Indutor do crescimento
Em 2011, portanto, o BB seguirá atuando como indutor do desenvolvimento econômico e social do Ceará, assim como faz há 97 anos, e como agente de políticas públicas ao tempo em que amplia os negócios e ganha participação de mercado, mostrando-se eficiente e moderno. Esse esforço é reconhecido pela população brasileira, que elegeu pela 20ª vez consecutiva o Banco do Brasil como a marca mais lembrada na categoria de instituições bancárias. Somos líderes, por exemplo, no crédito total, com 30% do mercado cearense, alcançando uma carteira com aproximadamente R$ 4 bilhões. E a expectativa é de crescer ainda mais no próximo ano, especialmente com a implantação desse projeto inovador, denominado BB 2.0.

Oportunidades
Ainda no primeiro trimestre, realizaremos um concurso público no Estado. Nosso objetivo é contratar em 2011 mais 554 funcionários, o que amplia em 30% o nosso contingente de profissionais. Mais de 60% desses funcionários atuarão no interior, de modo a fortalecer o desenvolvimento em todas as regiões do Estado.

Com esse investimento, pretendemos crescer ainda mais no agronegócio, segmento no qual já somos líderes com 56% do mercado do Estado. Crescer também no crédito para pessoa física, especialmente no crédito imobiliário, cuja expansão ao longo de 2010 superou 380% no Ceará. Passamos a atuar no crédito imobiliário há pouco mais de dois anos e já somos o quinto banco nesse segmento.

Além disso, temos a expectativa de avançar no crédito destinados aos micro, pequenos e grandes empresários, assim como no financiamento aos empreendedores individuais (EI), atendendo a demanda de crédito daqueles que se preparam para eventos que acontecerão no Estado nos próximos anos, a exemplo da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o principal deles.

Sentimo-nos felizes e orgulhosos de saber que o Banco do Brasil faz parte de uma história vitoriosa e que contribui para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e do Ceará, beneficiando a vida tanto dos cearenses que moram em Acaraú, região norte do Estado, como dos cearenses que moram em Tóquio, no Japão.

GOTARDO GURGEL GOMES
Caixa Econômica projeta mais crédito
A Caixa Econômica Federal no Ceará, mais uma vez vai superar as expectativas de crescimento, tanto nos investimentos voltados à Construção Civil quanto ao crédito para empresas e pessoas físicas. No caso do financiamento habitacional, a Caixa, no Estado, vai atingir em 2010 um dado histórico, serão mais de R$ 1 bilhão em operações, representando a força da instituição como o principal agente de políticas habitacionais do Governo Federal. De janeiro a 1º de novembro deste ano, foram assinados 19.725 contratos, beneficiando 80.084 cearenses. O valor alcançado no período supera em 63,7% toda a aplicação em 2009, quando o banco emprestou R$ 647,5 milhões.

Essa atuação faz crescer a cadeia produtiva da construção. Mas, o principal é a geração de ocupação e renda para uma grande fatia de cearenses, que buscam no setor a porta de entrada para um emprego formal.

Há também outras conquistas neste ano. No crédito para empresas e pessoas físicas os resultados são animadores, os números vão superar e muito os realizados em 2009, levando mais crédito para a produção e consumo. Na ação de transferência de renda, a Caixa consolidou seu importante papel no pagamento dos benefícios sociais, já são mais de 11 milhões de famílias em todo o País atendidas pelo Bolsa Família, e que tem na instituição sua principal referência de bancarização.

Os empréstimos com recursos das cadernetas de poupança (SBPE), neste período, totalizaram R$ 401,8 milhões em 7.597 imóveis, o que representa aproximadamente 38% do volume total contratado até o dia 1º de novembro. Na linha de financiamento que utiliza recursos do FGTS, a Caixa aplicou o montante de R$ 358,2 em 5.296 contratos. Também foram disponibilizados, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), R$285 milhões, em 6832 contratos, e R$ 14,7 milhões com recursos do Orçamento Geral da União.

Tudo foi possível graças a uma gestão profissional focada em resultados financeiros e sociais, mas também nas decisões do governo, que permitiram um crescimento constante da economia. Para 2011, as perspectivas são as mais otimistas. Com a manutenção de uma adequada política de juros, com crédito disponível para o consumo interno e o incentivo à produção e geração de emprego, a Caixa espera oferecer novos produtos, cada vez mais aderentes às necessidades do mercado, simplificando rotinas e buscando diferenciais competitivos.

sábado, 25 de dezembro de 2010

CAGECE: Nova estrutura tarifária entra em vigor neste mês para o Interior do Estado, inclusive Acaraú

 
A partir de amanhã, domingo (26), entra em vigor o fim da paridade nas cobranças de água e esgoto no Interior do Estado. Após essa data o cliente que pagava pelo serviço de esgoto, o mesmo valor que pagava pelo volume faturado de água, passará a pagar apenas 80% deste volume. Esta mudança já vinha sendo reivindicada pela sociedade e já estava sendo utilizada em outros locais do país.

Todos os 148 municípios em  que a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) opera, terão essa diminuição nas contas de água mensais. Cerca de 110.000 clientes em todo o Interior do Estado terão suas contas menores. São, em média, 648.000 economias em todos os municípios.

Na prática, o valor cobrado pelo metro cúbico tratado de esgoto continuaria igual ao valor do metro cúbico de água tratada, mas no momento de emitir a fatura aos clientes, a Cagece cobrará 20% a menos do volume faturado de água. Com a proposta, a Companhia espera um aumento na adesão do serviço deesgotamento sanitário. Os clientes residenciais normais terão uma redução na conta de 12,83% a 13,22% pelo serviço de esgoto.
 
A antiga categoria "comercial I", que passou a se chamar "comercial popular", composta por pequenos comércios, terá uma redução do consumo mínimo de 10m3 para 7m3, significando a possibilidade de redução na conta dos serviços e estimulando o comércio de bairros gerando renda e empregos para a população. Esta categoria consta 51% no Interior do Estado. 
 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

BOA NOTICIA: Acaraú conquista Selo Verde pela terceira vez seguida


Após um ano de noticias ruins para os acarauenses, finalmente nosso municipio recebeu uma boa noticia, na última quarta-feira(22) o certificado Selo Verde 2010 foi concedido ao município de Acaraú.  A avaliação foi feita pelo Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpan). Das 33 cidades finalistas, somente 12 foram certificadas com o categoria Selo "B" e o restante com categoria "C". Até hoje nenhuma cidade, desde quando a premiação foi instituída, conseguiu obter o Selo categoria A. Esta é a 7ª edição do programa. Este ano dos 137 municípios inscritos 33 chegaram ao último nível de avaliação, quando os técnicos fazem visita "in loco", já que tais cidades obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para ensejar avaliação no local

A relação dos municípios por nível de classificação é a seguinte. Com o Selo Categoria "B" as seguintes cidades: Caucaia obteve a maior pontuação no ISA (Índice de Sustentabilidade Ambiental), seguem mais 11 municípios não, necessariamente, pela ordem de pontuação do ISA, mas classificados com a certificação Selo categoria "B": Crato, Itaitinga, Sobral, Novo Oriente, Fortaleza, Maracanaú, Croatá, General Sampaio, Cruz, Crateús e Pacoti. Os demais municípios num total de 21 conseguiram obter o Selo categoria C. São eles: Tianguá, Barreira, Ibiapina, Missão Velha, Pacatuba, Apuiarés, Jardim, Campos Sales, Beberibe, Várzea Alegre, Massapê, Quixeramobim, Ocara, Juazeiro do Norte, Icapuí, Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Itarema, Maranguape, Bela Cruz e Acaraú.

Assessoria de Imprensa do Copam
Pedro Gomes de Matos Neto - 9984.4440/3101.1233
Ranne Almeida - 9978.7019/3101.1234


Com informações do Portal do Governo do Estado do Ceará

SAÚDE: Ceará forma 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica


O Ceará encerra o ano de 2010 com o reforço de 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica que darão maior qualidade ao parto e à assistência ao nascimento humanizado. Na terça-feira última(21), a Secretaria da Saúde do Estado realizou a solenidade de encerramento do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal, promovido em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e apoio do Ministério da Saúde.

Os 140 novos enfermeiros que iniciaram o curso em agosto de 2009 são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Acaraú, Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Caucaia, Pacatuba e Acaraú. Com a especialização, estão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto.


O coordenador do curso, o médico Garcia Neto, afirma que a especialização resolve a carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto das maternidades. O resultado disso, observa ele, é qualidade da assistência às mães e bebês e consequentemente redução do número de óbitos maternos e infantis. No Ceará, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) caiu de 17,9 por mil nascidos vivos em 2006 para 16,2 em 2007 e 15,8 em 2008. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno.

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

BLOG: Após pequeno recesso forçado, estamos de volta!


Após o recesso de quatro dias devido "problemas técnicos" especificamente registrados entre o teclado do computador e a cadeira deste blogueiro, estamos de volta aproveitando para desejar um Feliz natal a todos os leitores acarauenses ou não deste humilde blog de noticias!

Continuamos na luta por melhorias diárias de nossa cidade!!


Erasmo de Andrade

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ACARAÚ: População do distrito de Acaraú exige reconstrução de praça esportiva por parte da PMA

ANTES, NA REFORMA EM 2007

DEPOIS DE 2 ANOS, EM 2010 

Os Jovens, Alunos e desportistas do distrito de Aranaú parece não ter dado muita sorte na Administração que um dia povo de Acaraú quis, essas fotos que ilustram a reportagem são da única praça esportiva de Aranaú, ou pelo menos do que um dia foi o ginásio poliesportivo, pois não é que em novembro último, devido a falta de manutenção por parte da prefeitura municipal de Acaraú ás instalações vieram a ruir. 

A população reclama do abandono por parte do poder público que até o momento não vêem a prefeitura municipal de Acaraú se pronunciar sobre quem ou quando faram a tão esperada reforma da praça esportiva do distrito de Aranaú.

DETALHE

Lembrando que nas eleições para prefeito em 2008, o então candidato e hoje atual prefeito municipal, Pedro Fonteles, recebeu da população de Aranaú a maioria dos votos validos ás custas de sua ladainha bonita em seu calvário eleitoral, ia de casa em casa prometendo irresponsavelmente mundos e fundos aos eleitores, sendo sabedor que não teria como cumprir tais promessas, visando somente os fins eleitoreiros sem medir as consequências para a população.

CONSTRUÇÃO E REFORMA

Esse ginásio poliesportivo é o mesmo que foi construído e entregue na gestão da ex-prefeita Magda Gomes sem a cobertura e que em 2007 na gestão do ex-prefeito Manoel Duca (Duquinha), sofreu uma ampla reforma incluindo assim a cobertura do local.

DO BLOG

É, sendo realmente desse jeito não me admira nem um pouco que o Aranaú seja um dos dois distritos de Acaraú que estão pleiteando suas emancipações!

CONCURSO: Petrobras abre concurso para 838 vagas

Boa notícia para quem deseja seguir carreira pública na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). A empresa lançou nesta semana um concurso público nacional com oferta de 838 oportunidades de níveis médio/técnico e superior. A Fundação Cesgranrio é a organizadora do concurso. De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial varia de R$ 2,3 mil a R$ 6,2 mil. O edital foi publicado na seção 3, página 202, do Diário Oficial da União.
Do total de vagas, 220 exigem formação superior. Os cargos oferecidos para diplomados estão os de administrador júnior, contador júnior, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, geofísico júnior – geologia, engenheiro civil júnior, auditor júnior, entre outros. As demais 518 vagas são destinadas aos candidatos com formação médio/técnica. Neste caso, os cargos oferecidos são os de técnico de administração e controle júnior, técnico de contabilidade júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de manutenção júnior – mecânico, técnico de segurança júnior, técnico químico de petróleo júnior, entre outros.
Os candidatos de todos os cargos deverão realizar provas objetivas marcadas para o dia 27 de fevereiro de 2011. Somente os inscritos no cargo de auditor júnior farão provas discursivas e somente os inscritos no cargo de inspetor de segurança interna júnior farão exame de capacitação física.
SERVIÇO
Quem quiser participar da seleção deve acessar o site www.cesgranrio.org.brde 10 a 27 de janeiro de 2011. As taxas de participação custam R$ 30 para os cargos de nível médio e R$ 45 para os de nível superior. O concurso tem validade de seis meses, prazo prorrogável por igual período.
* Clique AQUI para acessar o edital.

COMBATE A DENGUE: Zona nortel recebe Caravana da Dengue hoje


Depois do Cariri, é a vez de Sobral receber a Caravana da Dengue no Ceará. Nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado vai reforçar o controle integrado da dengue para reduzir ao máximo o risco de epidemia em 24 municípios da macrorregião de saúde de Sobral que apresentam risco alto e muito alto de epidemia da doença em 2011. A reunião do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, com os secretários de saúde dos 24 municípios e dos coordenadores e técnicos das Regionais de Saúde acontecerá das 14 às 17 horas, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Avenida John Sanford, 1320, Junco.

O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros. Denominada de "Risco Dengue", a metodologia utiliza cinco critérios básicos: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, tipos de vírus da dengue em circulação, cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional. A nova metodologia reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco. Os municípios identificados como de risco alto e risco muito alto estão sendo orientados sobre a adotar ações para maior controle da dengue.

Dos 184 municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia no próximo ano e 45 com risco muito alto. Na macrorregião de Sobral, são classificados como de risco alto os municípios de Barroquinha, Chaval, Coreaú, Forquilha, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Morrinhos, Senador Sá e Tamboril. Com risco muito alto estão classificados os municípios de Camocim, Crateús, Granja, Independência, Ipaporanga, Marco, Massapê, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Novo Oriente, Santa Quitéria, São Benedito, Tianguá e Ubajara.

Este ano, o Ceará tem 12.373 casos confirmados de dengue em 124 municípios. Há 19 óbitos confirmados. Desse total, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação.

sábado, 18 de dezembro de 2010

FALECIMENTO: Morre ex-vereador Djacir Miguel, Acaraú de Luto por três dias


Uma nota triste em Acaraú na data de hoje, sábado (20), foi o falecimento do ex-vereador e atual  terceiro suplente Djacir Miguel (PSDB), o mesmo faleceu em sua residência na madrugada de hoje,  o velório será na igreja matriz do distrito de Aranaú em Acaraú e o enterro amanhã, domingo (19),  às 17:00 no cemitério do município de Cruz.

Nossos pêsames à família enlutada!

ESPORTE: Torneio de futsal no clube da AABB é realizado em Acaraú


Esta rolando a bola desde a ultima terça-feira, 14, na quadra do clube AABB de Acaraú. O torneio que reúne 10 (dez) times divididos em dois grupos de 5 (cinco) é a animação das noites de Acaraú, onde amigos se reúnem para entrarem em quadra e até mesmo para torcer pelo seu time favorito. Grandes jogadores de Acaraú entram em quadra até o próximo domingo, 19, onde ocorrerá a grande final. Um dos destaques da competição é o atleta Lelê das categorias de base do Ceará Sporting Clube que está atuando pelo time do fórum.


Os times participantes: Rachão; Caixa Econômica Federal; Fórum; Igreja Presbiteriana; Sec. de Educação; Policia Militar; AABB – Acaraú; Banco do Brasil – Agência Itarema; Bradesco – Agência Acaraú e PMA.

TRF: Derrubada necessidade de exame da OAB para bacharel em Direito do Ceará

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Vladimir Souza Carvalho, determinou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) inscreva na entidade o bacharel em Direito Francisco Cleuton Maciel, do Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito (MNDB), sem a necessidade de submissão ao exame de habilitação profissional. O desembargador baixou a determinação sob a alegação de inconstitucionalidade – por ferir o princípio da isonomia.
Segundo matéria publicada no Estadão, a decisão foi proferida após Maciel ajuizar mandado de segurança contra a OAB do Ceará. A Justiça Federal do Estado negou o pedido em primeira instância e ele recorreu ao TRF-5, revertendo, liminarmente, a decisão de primeiro grau.
Segundo o desembargador, a profissão de advogado é a única do País em que se exige a aprovação do exame de órgão representativo da categoria para seu exercício, “o que fere o princípio constitucional da isonomia”. Ainda de acordo com matéria do Estadão, cabe recurso da OAB à decisão, concedida em caráter liminar.
A liminar foi concedida na última segunda-feira, 13, e foi divulgada nesta quinta-feira, 16, no site do TRF-5. 

UECE: 2ª Fase do Vestibular acontece amanhã (19) e segunda (20)


Com 7.712 candidatos aptos para 2ª Fase, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza no próximo domingo (19/12) e segunda-feira (20/12), a segunda fase do Vestibular de 2011.1. O certame acontece no horário das 9 horas às 13 horas, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, cada uma delas com 20 questões, totalizando 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Na primeira fase estavam inscritos 31.323 candidatos para 2.225 vagas, sendo 25.585 candidatos em Fortaleza e 5.738 para as unidades da Uece no Interior do Estado. Os 7.712 vestibulandos concorrem a 2.225 vagas. Além do Campus do Itaperi, as provas da segunda fase serão realizadas no Centro de Humanidades e nas seis unidades da Uece nos seguintes municípios: Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca.

Os cartões de Identificação dos candidatos estão disponíveis, desde quinta-feira, 16 de dezembro, na pagina eletrônica www.uece.br no link vertibular/concursos.

O professor Cleiton Batista Vasconcelos, presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), informa aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova com uma hora de antecedência, isto é às 8 horas, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do documento e original de identidade. Quanto ao celular, conforme Edital, a CEV sugere ao candidato que não traga, pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame.

Assessoria de Imprensa da Uece:
Fátima Serpa (mfserpa@uece.br 85 3101.9605)


ACARAÚ: Equipe Pais & Filhos promovem Primeiro Camaleão na Trilha


Hoje, sábado (18), logo mais a partir das oito da manhã tem muita adrenalina e emoção no primeiro camaleão na trilha promovida pela equipe pais e filhos de Acaraú. Uma trilha super ecológica, percorrendo diversas cidades no Baixo Vale do Acaraú. São vários pilotos com suas motos e carros fazendo parte desta trilha emocionante.  

CEARÁ: Governo do Estado anuncia redução do IPVA


A Secretaria da Fazenda do Estado anunciou ontem, sexta-feira (17), a nova tabela do IPVA, que vai vigorar a partir de janeiro de 2011. A boa notícia é que o cearense vai pagar menos. A redução média será de 11.68%. O desconto para o IPVA pode ir de 5 até 30%. a variação depende do ano de fabricação do veículo, do modelo e valor de mercado.
Além disso, quem decidir pagar o imposto de uma só vez, até o dia 31 de janeiro, terá desconto de 5%. Já o parcelamento sem o desconto pode ser feito em até três vezes, com vencimento nos dias 18 de fevereiro, março e abril.
Um total de 1.439.288 veículos serão tributados, 115 mil a mais que em 2009. O estado pretende arrecadar R$ 370.570.791,45, e também estima que a inadimplência caia de 12% para 8%. A secretaria da fazenda começa a enviar os boletos pelo correio a partir do sia 10 de janeiro.

EDUCAÇÃO: CREDE de Acaraú seleciona Diretores e Coordenadores Escolares


A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Acaraú, abre seleção para Diretor das Escolas de Ensino Médio José Maria Monteiro, em Almofala/Itarema, e Francisco Porciano Ferreira, em Mucambo/Marco, e para coordenador de escolas da região.

Confira:




sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

RECONHECIMENTO: Professora de Acaraú é premiada no 5º Prêmio Nacional Educar para Igualdade Racial


A professora Maria Socorro Brandão Everton, da Escola Estadual de Educação Profissional Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (atualmente coordenando o Projeto Diretor de Turma, na 3a. CREDE), em Acaraú, foi uma das 16 finalistas do 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial. A experiência Pérola Negra “Renascimento africano em terras brasileiras”  é uma das 4 finalistas no Ensino Médio, em que concorreram escolas e professores de todo o Brasil. O trabalho obteve sucesso no prêmio e foi a grande vencedora da categoria de professores com Projetos relacionados a Cultura Afrodescendente.


O Projeto da professora Marida do Socorro, que é especialista em História da Cultura Afro-brasileira, foi vivenciada na escola em 2009 e contou com a participação de toda a comunidade educativa, a parceria da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além da Câmara Municipal de Acaraú. 

O objetivo da experiência é cotidianizar  a educação étnico-racial, preconizada nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, por meio de oficinas para educadores e atividades práticas de cunho educativo e cultural, valorizando a ancestralidade africana em contexto local e nacional e repudiando toda e qualquer forma de discriminação dentro e fora do contexto escolar. A escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil articulou-se para uma nova versão do projeto em 2010 e deu continuidade aos trabalhos.  A intensão da autora é ampliar os espaços de discussão, implementando o projeto nas escolas municipais. 

O Prêmio Educar para a Igualdade Racial premia experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar, e é reconhecido no âmbito do Ministério da Educação (MEC) como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial na educação, além de se configurar como uma das principais ações de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O prêmio é uma iniciativa da parceria do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e Grupo Santander Brasil, que está na sua 5ª edição. Tem por objetivo identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas a temática étnico-racial, na perspectiva de garantir uma educação de qualidade para todas e todos e, mais especificamente, de combate ao racismo e de valorização da diversidade étnico-racial.

Fonte: Portal da 3ª CREDE

ACARAÚ: Moradores do centro da cidade reclamam do acumulo de lixo em terrenos abandonados

Até a data de hoje, sexta-feira (17), a prefeitura municipal de Acaraú já gastou com limpeza pública segundo o portal da transparência do TCM-CE, a quantia de R$ 1.533.615,24, são cerca de R$ 179.976,19 por mês, mas o que se vê na pratica pelas ruas de nossa cidade é o acumulo de lixo e a falta de conservação dos logradouros públicos. 


Na rua Floriano Peixoto, em frente ao que um dia foi o terminal rodoviário de Acaraú, um terreno tem se transformado em um verdadeiro lixão, moradores que residem próximo reclamam do mal cheiro e da proliferação de ratos.




Na rua Coronel Duca da Silveira, também ao lado do terminal rodoviário, além do acumulo de lixo, um outro problema que esta afligindo os moradores do local, é o uso do terreno por drogados e delinquentes que devido a escuridão do terreno é utilizado para esconder seus delitos.




Na avenida João Jaime Ferreira Gomes, uma das principais entradas de nosso município, mais um terreno também vem se transformando em um local de acumulo de lixo , apesar de existir um deposito de lixo, as pessoas teimam em jogar seus dejetos ao longo do terreno. Moradores e lojistas do local reclamam da falta de um programa de limpeza consistente e que realmente funcione.


Todas essas ruas são exatamente bem no centro, agora vocês imaginem como esta a periferia de Acaraú? Todos sabemos que o lixo é um problema crônico em todas as cidades, mas investimentos sérios em um programa de recolhimento de resíduos sólidos, caminhões compactadores de lixo e um programa de reciclagem que envolvesse a sociedade Acarauense, fariam toda a diferença.


Como dinheiro não parece ser o problema, já que com R$ 1.533.615,24 daria para fazer investimentos na área e amenizar o problema, bastava um pouco de boa vontade por parte da nossa administração municipal, mas como tudo em nosso estimado Acaraú que envolve o poder público municipal se torna difícil, só nos resta aguardar por dias melhores.

JURISPRUDÊNCIA: Justiça Federal afirma que Exame da OAB é inconstitucional


O desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, concedeu liminar determinando que a Ordem dos Advogados do Brasil registre os estudantes formados em Direito como advogados sem exigir aprovação no Exame Nacional da Ordem. O desembargador considera inconstitucional um aluno ter o diploma de uma instituição reconhecida pelo MEC e não poder exercer a profissão sem aprovação no Exame.
Segundo Carvalho, a Carta Magna prevê que “é livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Portanto, para o magistrado, não cabe à OAB “exigir do bacharel em ciências jurídicas e sociais, ou, do bacharel em direito, a aprovação em seu exame, para poder ser inscrito em seu quadro, e, evidentemente, poder exercer a profissão de advogado”.
Ainda de acordo com a decisão, da forma como está regulamentada a norma atualmente, conferindo poder de decisão à Ordem, faz com que as avaliações realizadas ao longo da graduação percam a validade. “Trata-se de um esforço inútil, pois cabe à OAB e somente a ela dizer quem é ou não advogado”, enfatiza o desembargador.