ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

LICITAÇÃO: PMA vai contratar técnico de futebol



Dia 26 de Fevereiro, sexta-feira, a P.M.A. realizara  um pregão presencial para a contratação de um técnico de futebol para atuar no município de Acaraú. Os interessados deverão portar os documentos necessários para fazer jus ao cargo e comparecer a partir das 09:00 hs da manhã na sede da prefeitura.


726/02/2010
09:00h
Prefeitura MunicipalPregão Presencial
2010.02.04.01
Contratação de Serviço de Técnico de Futebol para atuar junto à Secretaria de Desporto e Juventude .

OBSERVAÇÕES:
INF: 88 3661-1163 - RCC 08/02/2010 (N° 2591067)


Fonte: Portal da Transparência

FPM: Acaraú recebeu mais de 975 mil reais neste mês de Fevereiro


Confira o repasse do FPM ao municipio de Acaraú neste mês de Fevereiro:


Acaraú Resultados da pesquisa (FPM)


Fevereiro/2010
1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela Total
886.750,35 88.878,96 - 975.629,30


Fonte: Aprece

ICMS: Acaraú recebeu pouco mais de 138 mil reais no mês de Fevereiro de 2010


Confira o repasse do ICMS ao municipio de Acaraú neste mês de Fevereiro :


Acaraú Resultados da pesquisa (ICMS)


Fevereiro/2010
1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela 4ª parcela 5ª parcela Total
10.634,59 74.968,49 52.481,52 - - 138.084,60

Fonte: Aprece

FISCALIZAÇÃO: Transporte escolar de Acaraú será fiscalizado pelo TCE


O Tribunal de Contas do Estado firmará, nesta terça-feira, acordo de cooperação técnico-operacional com o objetivo de fiscalizar a utilização de veículos escolares pelas Prefeituras.

O acordo abrange a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM-CE).

O evento, que será coordenado pelo presidente do TCE-CE, conselheiro Teodorico Menezes, ocorrerá na sede do tribunal (rua Sena Madureira, 1047, Centro).

Fonte: Blog do Eliomar

FARRA DA EMANCIPAÇÃO:35 Distritos querem virar municipios no Ceará


Jurema, o maior distrito do Brasil, com aproximadamente 130 mil habitantes, é um dos 35 solicitantes  à Assembleia Legislativa do Ceará, de pedido de emancipação. Uma audiência ocorrerá amanhã, às 19horas, no Liceu da Jurema, atendendo requerimento do presidente Domingos Filho.

Solicitaram independência política: Juritianha e Aranaú (Acaraú), Almofala (Itarema), Sítio Alegre (Morrinhos), Icaraí de Amontada (Amontada), Guanacés  e Caponga (em Cascavel), Serra do Félix (em Beberibe), Mundaú e Canaã(Trairi), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte), José de Alencar (Iguatu), Jurema (Caucaia), Iratinga (Itapajé), Matriz de São Gonçalo (Ipueiras), Mineirolândia (Pedra Branca), Santa Felícia (Acopiara), Pajuçara (Maracanaú),  Iguape do Ceará (Aquiraz), Monte Nebo (Crateús), Antônio Diogo (Redenção), São Pedro do Norte (Jucás), Icozinho e Lima Campos (Icó), Jamacarú (Missão Velha), Palestina do Cariri (Mauriti), São João do Aruaru (Morada Nova), Itapebussu (Maranguape),  Assunção, Deserto e Cruxati (Itapipoca), Santa Teresa do Trici (Tauá) e Sucesso (Tamboril).

Fonte: Ceará Agora

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA:Projetos respeitam vocações


Pelo menos sete distritos industriais (DIs) de responsabilidade do Governo Estadual são contabilizados atualmente no Ceará. Porém, existem diversos DIs municipais, que ajudam a dar suporte, ainda que de forma precária, à desconcentração produtiva. "Cada cidade faz o seu distrito para abrigar suas indústrias", comenta Edilson Teixeira Júnior, presidente da Associação das Empresas dos Distritos Industriais do Estado (Aedi).

De acordo com Teixeira, está em curso um processo de desconcentração produtiva, motivado não só pela política de isenção de tributos, mas pelas vocações naturais do Estado. "Há uma tendência de se constituírem novas fábricas onde já existem outras tradicionais, por uma questão de logística", diz.

Assim, o presidente da Aedi cita como regiões de concentração industrial: o polo calçadista e de confecção na Região Norte/Sobral; o de calçados no Cariri; o moveleiro no município de Marco; o de alimentos em Acaraú e o metal-mecânico, em fase de construção no Jaguaribe.

Infraestrutura

Para Teixeira, não obstante os esforços dos governos estadual e municipais, ainda é necessário melhorar a infraestrutura dos DIs. "Os mais antigos são os de Maracanaú, denominados DIF I e DIF III. Até mesmo estes precisam avançar no quesito de abastecimento de água tratada, rede elétrica, esgotamento sanitário e acesso viário. Imagine a situação dos outros", afirma.

No DIF I, Teixeira estima a existência de 140 empresas instaladas e pelo menos cinco em processo de implantação. No DIF III, são 28 indústrias já em funcionamento e quatro em implantação. "No III existe um problema de ordem legal: o governo do Estado não concluiu o processo de desapropriação dos terrenos. As indústrias têm a posse dos terrenos mas não têm a sua propriedade, uma situação que dificulta a tomada de financiamentos. Essa pendência dura 20 anos", diz.

Maracanaú conta, ainda, com os DIs 2000 e Alto Alegre, ambos com oito indústrias instaladas e vários protocolos de intenção assinados. Ambos são de responsabilidade municipal.

No Pecém

O empresário chama atenção, em especial, para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que não é um DI mas assemelha-se, à medida em que concentra investimentos produtivos. "Percebe-se um foco muito grande na região do Pecém mas até ali a infraestrutura está aquém das necessidades das indústrias", comenta.

Edilson Teixeira Júnior cita a falta de um grupamento do Corpo de Bombeiros como uma deficiência da região do Pecém. "O Pecém possui duas termelétricas já instaladas e uma em implantação. São indústrias que trabalham com resinas inflamáveis e o grupamento de bombeiros mais próximo está há 30 minutos, em Caucaia", frisa o líder empresarial. (SC)

ACARAÚ: Mais uma comunidade reclama da falta de médicos

Cansada de tanto esperar e de ouvir promessas e mais promessas, a comunidade de sagüim resolveu apelar para a audiência da Rádio Difusora no programa Mauricio Otoni, pedindo solução para a falta de médicos no posto do PSF que fica no bairro de bailarina. De acordo com a reclamação enviada para o programa, a população denuncia que naquele posto faltam médicos há três meses.

Fonte: Blog do Juca Branco

CARNAVAL: Não teve passagem para quem quis ir para Acaraú

 

Para um municipio que até 48 horas antes do inicio do carnaval, não se sabia se iria haver festa, o carnaval em Acaraú este ano superou todas as melhores expectativas, uma prova disso foi a procura por passagens em Fortaleza para a nossa cidade.

Quem chegou às 10 horas de sexta-feira (12) no Terminal Rodoviário Engenheiro São Tomé em Fortaleza e acreditou que encontraria passagens para Acaraú fácilmente, enganou-se. A Redenção, única empresa que faz viagens regularmente para Acaraú, não conseguiu atender o desejo de todos aqueles que queriam deixar Fortaleza ainda pela manhã.
Os bilhetes para Acaraú esgotaram antes das 9 horas e quem não se antecipou teve que esperar mais um dia. "Mesmo com fretamento de ônibus extra", explicou o vendedor João Eduardo Santos.Este ano a demanda por procura de passagens para a Acaraú, 220 km de Fortaleza, foi exorbitante.
A professora Maria Helena foi uma das pessoas que não puderam embarcar porque não havia passagens para Acaraú até as19 horas de sexta-feira (12). Todos os ônibus já estavam lotados. Ela, entretanto, tomou todas as precauções, ligou para a empresa antes de sair de casa, para certificar-se que ainda teriam poltronas disponíveis. A surpresa é que, no intervalo entre a sua saída de casa e chegada à rodoviária, todas as passagens esgotaram-se.

Com Informações da ANTTDiário do Nordeste / Empresa Redenção

ACARAÚ: Governo Federal repassa R$ 1,1 milhão para custear o funcionamento do CEO de Acaraú

O atendimento à saúde bucal da população do Ceará ganha reforço este ano com o início das atividades de mais seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no estado. O Ministério da Saúde liberou R$ 1,1 milhão na quarta-feira ultima, 17 de fevereiro, para custear o funcionamento das unidades que já estão prontas nos municípios de Acaraú, Baturité, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Russas e Sobral.

O governo federal já havia repassado R$ 450 mil para construção das unidades. Agora, o estado passa a contar com 73 CEOs. No total, foram liberados R$ 3,6 milhões para custear mais 24 CEOs em oito estados. Em todo o país, são 832, oito vezes mais que em 2004, quando havia 100 unidades.
Uma das principais iniciativas do Programa Brasil Sorridente, os CEOs atendem a pacientes em situações de saúde bucal mais complexas. Garantem serviços como canal, diagnósticos de câncer, tratamento de gengiva e cirurgia oral.

Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca explica que os centros complementam o trabalho das equipes de saúde bucal, responsáveis pelo primeiro atendimento e acompanhamento da população. “Antes, quem precisava de tratamento especializado tinha de pagar um dentista particular. Com a ampliação, permitimos a oferta de todos os cuidados, desde os básicos até os avançados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o coordenador.

As intervenções mais simples, como remoção de tártaro, restauração ou extração simples, são de responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal, que fazem parte da Estratégia Saúde da Família. No Ceará, há 1.316 Equipes de Saúde Bucal em atuação, responsáveis pela cobertura de 80% da população. Dos 184 municípios existentes do estado, 183 dispõem desse serviço.

MONITORAMENTO POR SATÉLITE: Pescadores de Acaraú reclamam do uso de rastreadores


ACARAÚ. Representantes de armadores de pesca do Estado - donos de barco de pesca - se reuniram, ontem, em Fortaleza, para discutir o uso obrigatório de rastreadores por satélite em suas embarcações. Trata-se do Programa de Rastreamento por Satélite (Preps) do Ministério da Pesca. Antes, era uma normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, agora, passou a ser um requisito obrigatório do Governo Federal para todo o País.

De acordo com o presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Ceará, João Cláudio, a reunião serviu para mobilizar representantes dos municípios de Acaraú, Itarema, Camocim, Mundaú e Beberibe. "O rastreador custa entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, com uma taxa de manutenção mensal de R$ 300,00. Não temos condições para pagar isso", disse ele.

Problemas

A pesca da lagosta passa por muitos problemas e, segundo ele, isso faz com que eles não tenham condições de comprar o equipamento. "A pesca está falida, quebrada e, por isso, é impossível a gente comprar isso", destacou o presidente. Conforme ele, a licença para a pesca só será dada, a partir de agora, se tiverem o rastreador. "Isso só vai atingir quem trabalha legal. Vamos acabar passando para a ilegalidade".

O superintendente do Ministério da Pesca no Ceará, Melquíades Carneiro, disse que o Ministério já está sabendo da reclamação do setor, mas que existe a exigência. "Precisamos conversar e o Ministério está aberto à negociação. O governo tem necessidade de ordenar a pesca, mas sabemos, também, das dificuldades do pescador. Precisamos que eles cheguem ao Ministério e coloquem as suas reivindicações".

Ele explicou que esta norma vem desde a antiga Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) em 2007, quando foi estabelecida. No entanto, neste mesmo ano, em 2008 e 2009, Melquíades disse que não foi possível colocá-la em prática devido às dificuldades. "Porém, ficou acordado que em 2010 isso iria acontecer". A norma exige o equipamento para barcos acima de 15 metros e lagosteiros acima de 10 metros.

O chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Cacho Ribeiro, explicou essa é uma forma do Ministério ter um controle da frota, saber onde os barcos estão. O trabalho do Ibama será de fiscalizar quem tem ou não o equipamento. "Vamos começar a partir de maio, depois do defeso da lagosta. Quem não tiver, será notificado e terá que justificar o não cumprimento".

MAIS INFORMAÇÕES

Associação dos Armadores de Pesca do Ceará

Presidente João Cláudio

(85) 8808.0172

Evelane Barros
Repórter

PAUSA: Estamos de volta após o carnaval



Após a pausa para aproveitar o carnaval, estamos de volta com as atualizações do blog de notícias de Acaraú e para começar queria parabenizar os organizadores do Acaraú Folia 2010. Realmente o Acaraú entrou de vez no calendário momino do estado, muita gente bonita, uma organização que não deixou a dever em nada as grandes festas, quem não teve a oportunidade de conferir o carnaval de Acaraú este ano, faça uma forcinha para que no ano que vem, você venha e aproveite um dos melhores carnavais do estado do Ceará. Parabéns a PR Eventos na pessoa do Paulinho da Ragazzo e aos organizadores locais, realmente o Acaraú Folia 2010 foi show.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

LEMBRE-SE: Haverá sempre outros carnavais!



Eis o Carnaval, a maior festa popular do Brasil, e nós que fazemos o blog de noticias de Acaraú, "O Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!", lembramos a todos que pode se brincar, esbanjarem alegria, namorar muito, mas com responsabilidade e cuidado.  SEXO, SÓ COM CAMISINHA!; SE FOR BEBER, NÂO DIRIJA!; NAS ESTRADAS NÃO CORRA, RESPEITANDO A SINALIZAÇÂO, SEMPRE SE CHEGA AO DESTINO! LEMBRE-SE, TODO CUIDADO É POUCO.
Espero você volte vivo. Ano que vem vai ter outro carnaval e não posso existir sem a sua leitura diária.

Bom Carnaval a Todos! 

Erasmo de Andrade

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ACARAÚ FOLIA 2010: Abadá Azul é o preferido dos foliões Acarauenses

Saiu o resultado da pesquisa sobre o abadá para o Acaraú Folia 2010 que você mais gosta. E o escolhido foi o abadá de cor Azul que representa a cor relacionada a paz, tranqüilidade e calma com  381 (75%) dos votos validos, o abadá Laranja teve 129 votos (25%) e a galera que não gostou de nenhum dos dois modelos apresentados, votou 24 vezes ficando em ultimo com (4%)! Parabéns aos idealizadores do modelo vencedor. Lembrando que o abadá do Acaraú Folia 2010 esta custando R$ 30,00 o primeiro lote e pode ser adquirido nos pontos de venda espalhados pela cidade.

UFC: Alunos de Acaraú que passaram no vestibular já podem solicitar auxílio moradia

Um novo programa de assistência estudantil começa a ser disponibilizado para os alunos matriculados em cursos presenciais de graduação dos campi de Sobral, Cariri e Quixadá. Trata-se do auxílio moradia, que pretende viabilizar a permanência de estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade econômica. A intenção é assegurar o apoio para complementação de despesas com moradia e alimentação durante todo o período do curso.
Para os semestres 2010.1 e 2010.2, os alunos devem fazer as inscrições entre 18 e 26 de fevereiro, das 8h30min às 11h30min e de 14h30min às 17h30min, nos campi em que estejam matriculados.
São ofertadas 100 vagas, assim distribuídas: Campus do Cariri (44), Campus de Quixadá (12) e Campus de Sobral (44). O valor do auxílio moradia é de R$ 300,00 e a vinculação dos estudantes a esse programa não o impede de receber, por mérito, qualquer uma das bolsas dos diversos programas da UFC, de agências de fomento ou de empresas.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 15 de março nos locais de inscrição e no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (www.prae.ufc.br). Outras informações e o edital completo podem ser encontrados nos seguintes links: Programa e Edital.
Informações da UFC

FARRA DA EMANCIPAÇÃO: Aranaú e Juritianha já entregaram suas solicitações na AL


Chegou a 19 o número de distritos que solicitaram à Assembleia Legislativa a emancipação de seus municípios-sede. Ontem, representantes de mais sete localidades cearenses entregaram nas mãos do presidente da Casa, Domingos Filhos (PMDB), a documentação necessária para ser dado início ao processo de desligamento, garantido graças a um projeto de lei complementar aprovado no ano passado. 

São eles:
Aranaú e Juritianha, ambos em Acaraú; Iguape, que pertence ao município de Aquiraz;  Antônio Diogo, que fica em Redenção; São Pedro do Norte, localizado em Jucás; além de Monte Nebo e Ibiapaba, que ainda integram o município de Crateús. O distrito de Icozinho (Icó) tentou protocolar ontem o pedido de emancipação, o que não foi possível devido à falta da assinatura do presidente da Associação do Movimento de Emancipação de Icozinho, Francisco Ferreira Pereira. Segundo um dos membros da comissão de emancipação do distrito, Edmar Guedes, o problema será resolvido até amanhã. Os últimos municípios emancipados no Ceará foram Jijoca de Jericoacoara, Itaitinga e Choró, todos em 1992. 

A entrada no pedido de emancipação é o primeiro passo para que um distrito venha a se tornar cidade. Após o parecer da Mesa Diretora, os dados serão enviados para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O IBGE verificará, por exemplo, se os distritos possuem realmente população superior a oito mil habitantes, eleitorado superior a 40% de sua população, um centro urbano constituído - com número de prédios comerciais e públicos superior a 400 -, além da existência de equipamentos sociais de infraestrutura compatíveis com as necessidades básicas da população. Superada esta etapa, um estudo de viabilidade é elaborado e enviado para as comissões técnicas da Assembleia. Após um novo parecer, os pedidos seguem então para deliberação no plenário da Assembleia. 

O deputado lembra, no entanto, que mesmo com a aprovação pela maioria dos deputados, a emancipação de precisa ainda ser aprovada por todo o município ao qual o distrito pertence. ``Nós vamos buscar acelerar o processo de deliberação para que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) possa se organizar, porque tem que abrir uma janela específica para o plebiscito para que ele possa acorrer junto com as eleições gerais``, detalha. 

Constitucional 
 
Sobre a ação do deputado Heitor Férrer (PDT), que solicitou ao Ministério Público Federal a interposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei que permite a criação de novos municípios, Domingos Filho argumentou que a omissão do Congresso Nacional em determinar os prazos de emancipação restaura as prerrogativas dos parlamentos estaduais. (Ítalo Coriolano) 


DISTRITOS QUE QUEREM A EMANCIPAÇÃO 
 Aranaú (Acaraú) 
Juritianha (Acaraú) 
Mundaú (Trairi) 
Pecém (São Gonçalo do Amarante) 
Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte) 
José de Alencar (Iguatu) 
Jurema (Caucaia) 
Iratinga (Itapajé) 
Matriz de São Gonçalo (Ipueiras) 
Mineirolândia (Pedra Branca) 
Santa Felícia (Acopiara) 
Icaraí de Amontada (Amontada) 
Pajuçara (Maracanaú) 
Almofala (Itarema) 
Iguape (Aquiraz) 
Antônio Diogo (Redanção) 
São Pedro do Norte (Jucás) 
Monte Nebo (Crateús) 
Ibiapaba (Crateús)

SEGURANÇA: Cadeia Pública de Acaraú será inaugurada hoje


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, inaugura hoje, quinta-feira (11) às 10 horas, mais uma Cadeia Pública, agora do município de Acaraú, na Região Norte, localizado a 220 km de Fortaleza. A nova unidade tem capacidade para 51 detentos, voltada para presos de regime fechado e semi-aberto. Para realização da obra foram investidos R$ 1,7 milhão, com recursos oriundos do Tesouro do Estado do Ceará. A inauguração contará com a presença do secretário Marcos Cals e do Ex-prefeito de Acaraú, Manoel Duca dentre outras autoridades.

São 38 vagas destinadas à vivência masculina, sendo oito celas, seis coletivas – com seis vagas cada - e duas individuais. A vivência feminina dispõe de 13 vagas, sendo três celas - duas coletivas e uma individual. A área total é de 5.508,45 metros quadrados, com aproximadamente 872 metros quadrados de área construída.

A nova unidade dispõe de uma guarita na entrada principal, duas guaritas externas, recepção, recepção de presos, despensa, administração, cozinha, refeitório, lavanderia, sanitário masculino e feminino, alojamento dos agentes penitenciários, secretaria, parlatório, sala de vistorias, além de salas de aulas e oficinas.

Dados técnicos:

Valor total da obra: R$ 1.723.070,06
Empresa: LA Empreendimentos e Serviços de Engenharia Ltda
Vivência masculina: 8 celas
Vivência feminina: 3 celas
Serviço: A unidade localiza-se na BR 403, km 05, no noroeste cearense.

11.02.2010

Assessoria de Imprensa da Sejus:

Lua Lima (lualima21@hotmail.com / 85 3101.2862)
www.sejus.ce.gov.br

POLÍCIA: Depois da fuga, tentativa de rebelião na cadeia pública de Acaraú



RECAPTURADOS

A Policia Militar e Civil de Acaraú recapturou todos os presos quem haviam fugido da cadeia pública. O último, Antonio Geovane, foi recapturado pelo destacamento da policia militar da cidade de Cruz na localidade de Jenipapeiro, depois de um telefonema anônimo para o fórum de Acaraú.

REBELIÃO:
 
A véspera da inauguração da nova unidade prisional, os detentos recolhidos na antiga carceragem de Acaraú tentaram sem sucesso, uma nova rebelião. Os presos não queriam aceitar o retorno do detento Danilo Seferino, outro foragido recuperado.

Segundo informações, o detento Danilo, em entrevista a Rádio Difusora, teria dito ser mal tratado por parte dos outros detentos, com medo de sofrer represália o bandido tentou nova fuga pelo telhado da cadeia, mas a policia agiu a tempo, cercando a cadeia, efetuando disparos para o alto para intimidá-lo. 

Depois dos ânimos terem sido acalmados, o detento foi encaminhado ao fórum de Acaraú onde em uma audiência com o juiz da comarca Dr. César de Barros Lima, ficou acordado que ele será transferido para Fortaleza, depois do período momino.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ACARAÚ: Procura por passagens já é intensa na Rodoviária de Fortaleza




A procura por passagens para passar o carnaval em Acaraú no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza. já é grande. São vários foliões que querem garantir logo o bilhete da viagem para Acaraú e evitar alguns dos transtornos registrados nos últimos feriadões.

No período normal, a média de passageiros no local a procura de passagens para Acaraú é moderada segundo os funcionários do guichê da empresa Redenção, a expectativa é de que 10 mil passageiros viagem para curtir o carnaval e as praias de Acaraú. A promessa é de que o número de embarques para Acaraú seja ampliado de 4 para 8 viagens por dia.

Procura aumenta no feriadão

De acordo com a administração da Rodoviária de Fortaleza, por dia, a média é de 2.084 viagens. Já no Carnaval, a previsão é que o número suba para 3 mil, entre embarques e desembarques diários; um acréscimo de 58% em relação ao período normal.

No Ceará, os destinos mais procurados são Acaraú, Baturité, Guaramiranga, Jericoacoara, Lagoinha, Beberibe, Aracati e Canoa Quebrada. Para atender a demanda da quinta-feira até a quarta-feira de cinzas, a frota vai ser aumentada em 67%. O total de 300 veículos que circulam, normalmente, pela rodoviária vai ser elevado para 500, já que nessa época o número de passageiros quase triplica.

Com informações da Empresa Redenção e Administração do terminal João Tomé

SERVIÇO: Confira o que funciona neste carnaval em Acaraú




Durante o período dos cinco dias do Acaraú folia 2010, alguns locais de atendimento ao público estarão fechados e outros com horários de atendimento diferenciados em Acaraú. Aqueles que necessitarem de atendimento nas agências bancárias de Acaraú, Correios e Prefeitura, por exemplo, devem ficar atentos e recorrer aos serviços até esta sexta-feira, dia 12.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que as agências bancarias de Acaraú estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro. Como na quarta-feira de cinzas (17) o serviço bancário voltará ao normal somente a partir do meio dia, dia 17. Já a Casa Lotérica de Acaraú funciona somente até este sábado, das 8h às 12h, e reabre na quarta, em horário normal.
A Prefeitura e a agência dos Correios devem retomar as atividades também na quarta-feira (17), após o meio-dia. Quanto ao Hospital & Maternidade Dr. Moura Ferreira estará em pleno funcionamento com médicos e todo o aparato hospitalar  em regime de plantão para atender a toda região de Acaraú nesse período momino.
Os serviços essenciais com Coelce e Cagece estarão disponibilizando equipes em regime de plantão para atender os usuários nos cinco dias do Acaraú folia 2010. A Receita Federal de Acaraú encerra seus serviços na Sexta-feira (12) e reinicia suas atividades na Quinta-Feira (18). 
O Detran em Acaraú encerra as atividades na sexta-feira (12) e retorna ao trabalho na quinta-feira (18). Sendo que haverá equipes para realização de blitz em toda região das praias de Acaraú e estradas que ligam aos municípios vizinhos. O Batalhão da PM de Acaraú funciona normalmente com o aumento do efetivo para o período do Acaraú folia 2010. A Delegacia Regional também funcionará normalmente nos cinco dias de carnaval.

Já o Fórum da Comarca de Acaraú – que abriga os serviços do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual da 30ªª zona eleitoral estará fechado neste carnaval e deve reabrir na quinta-feira (18), o mesmo acontecendo com os cartórios. Haverá plantão judiciário em algumas comarcas, varas e juizados da região, cujos endereços e horários estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça  (www.tjce.jus.br), no link “Plantões do Judiciário”.

PROUNI: Inscrições serão encerradas nesta quarta-feira (10)


Esta quarta-feira (10) é o último dia de inscrições para os estudantes de Acaraú no ProUni, que oferece 65 mil bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições particulares de educação superior em todo o país.
Podem se candidatar os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, obtiveram a nota mínima de 400 pontos e que comprovem renda familiar per capita máxima de três salários mínimos para bolsas parciais e um salário mínimo e meio para bolsas integrais.
Até as 18h desta terça-feira (9), 570.110 estudantes haviam feito inscrição no programa.
A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 13 e a comprovação e matrícula na instituição de ensino serão feitas entre os dias 17 e 26 de fevereiro.
Em seguida, o Ministério da Educação abrirá uma segunda fase de inscrições, para as bolsas remanescentes. As inscrições da segunda fase estarão abertas de 4 a 7 de março.