ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

IFDM: Em estudo, município de Acaraú aparece na 87º em desenvolvimento social



No ínício deste mês, mais precisamente no dia (6), a Firjan divulgou um estudo indicador que serve de referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Trata-se do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal  (IFDM), que na qual distingue-se por ser realizado em período anual, e ter recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais.

ACARAÚ

O município de Acaraú que desde 2009 é administrado pelo excelentíssimo senhor prefeito municipal, Pedro do Cleto (PT), encontra-se na simplória octogésima sétima (87º) posição no estudo na edição 2011 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), cujo foco é o mercado formal de trabalho; qualidade de educação do ensino fundamental e educação infantil; e a atenção básica. 

No comparativo com outras cidades da região do baixo Acaraú, município de Acaraú só tem uma avaliação melhor do que o outro município também administrado pelo Partido dos Trabalhadores, Morrinhos. Os municípios de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco aparecem nas posições de 73º, 24º, 37º e 41º respectivamente.

CEARÁ

O estado do Ceará (12º) ocupa a décima segunda  posição, tendo o estado de São Paulo (1º)  na primeira colocação e o estado de Alagoas  (27º) na última posição.

IFDM

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.


Ranking IFDM
UF
Ranking Ordem Alfabética                                        CEARÁ - Ano 2009/2011
IFDM
Emprego & Renda
Educação
Saúde
Nacional
Estadual


         

 
3304º
87º
CE
Acaraú
0,6108
0,3265
0,7090
0,7970
3182º
73º
CE
Bela Cruz
0,6175
0,2984
0,6994
0,8548
2448º
24º
CE
Cruz
0,6549
0,3344
0,7624
0,8681
2729º
37º
CE
Itarema
0,6415
0,3012
0,7355
0,8879
2455º
25º
CE
Jijoca de Jericoacoara
0,6548
0,3359
0,7854
0,8431
2756º
41º
CE
Marco
0,6403
0,3478
0,7214
0,8518
4269º
157º
CE
Morrinhos
0,5595
0,3030
0,6664
0,7089











Com informações da Firjan

CONCURSO: Governo publica editais para 1.740 vagas para Polícia Militar e Polícia Civil



O Governo do Estado do Ceará lançou dois editais para a realização de concurso para preenchimento de 1.740 vagas na Polícia Militar e Polícia Civil. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro, são 1.000 vagas para cargo de soldado na carreira de praças da corporação da Polícia Militar. Serão 950 vagas para homens e 50 para mulheres, com remuneração de R$1.606,01. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00. Já na Polícia Civil, cujo edital foi publicado no Diário Oficial do dia 11 de novembro, são 740 vagas para inspetor de 1ª classe e remuneração de R$ 2.125,14.

Para o concurso da Polícia Militar, os candidatos deverão ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente e idade entre 18 e 30 anos. As inscrições ocorrem de 25 de novembro a 16 de dezembro de 2011. O certame terá três etapas: prova objetiva, inspeção de saúde (exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico), e curso de formação ministrado na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 26 de fevereiro de 2012.

No concurso da Polícia Civil, as inscrições começam no dia 29 de novembro e seguem até o dia 20 de dezembro de 2011. Os candidatos deverão ter nível superior. O valor da inscrição é de R$ 80,00. O certame terá cinco etapas: prova objetiva, inspeção de saúde, exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 04 de março de 2012.

Para mais informações, os editais estão disponíveis nos endereços:

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Casa Civil

ACARAÚ: Governador Cid Gomes e o Secretário de Turismo Bismarck Maia visitam o III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra



O governador do Ceará Cid Gomes esteve no último sábado (12) pela manhã na Fazenda Cacimbas em Acaraú para conhecer a infra-estrutura do III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Ele estava acompanhado do Secretário de Turismo Bismarck Maia, do idealizador do evento Livino Sales e do seu filho e proprietário da empresa de pescados Nutrimar Rubens Sales.
Na ocasião foi entregue o Trófeu de Política e Administração Pública para o Secretário de Turismo como forma de homenagem. Lisongeado, Bismarck Maia recebeu a homenagem das mãos do próprio Livino Sales e da jornalista Edgony, autora do livro "Costa Negra".  Durante o evento outros troféus foram entregues. Na sexta (11), o agraciado foi o Vice-Governador Domingos de Aguiar Filho com o Troféu Grande Entusiasta do Setor.

Durante toda a manhã ocorreu um brunch e as autoridades públicas tiveram a oportunidade de conhecer os chefs que vieram de outros países para participar do evento.
O governador Cid Gomes fez questão de elogiar a iniciativa pioneira do empresário acarauense Livino Sales. Segundo ele, o festival cumpre dupla tarefa. "Nós somos os maiores produtores de camarão do Brasil. Além de ser bom para a imagem do Ceará, é um evento turístico. Conseguimos promover e desenvolver o Turismo no Ceará", afirmou.

Cid Gomes também ressaltou o ótimo momento para a tradição pesqueira cearense. Por meio da pesca, segundo ele, é possível gerar uma maior quantidade de empregos no Ceará. "Continuo com o desafio de lutar pelo desenvolvimento do nosso estado. E não é só o poder público que luta, mas iniciativas privadas como essa possibilitam isso. Nós estamos mostrando o potencial que o Ceará tem".

Por fim, o governador elogiou a preocupação com o meio-ambiente que o executor do festival possui. "Além de melhorar a vida de centenas de pessoas, ainda existe a preocupação com a natureza", apontou.
O III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra teve seu encerramento neste domingo (13), na Fazenda Cacimbas, localizada no Município de Acaraú, litoral oeste de Fortaleza.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste / Fotos: Jornal Diário do Nordeste, Tide Andrade e Dep. Manoel Duca

ACARAÚ: Várias autoridades, empresários e Chefs participaram do Festival Internacional do Camarão



Inúmeras autoridades se fizeram presentes à solenidade de abertura do III Festival Internacional do Camarão e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carciunicultura do Litoral Oeste. A solenidade foi realizada neste final de semana no auditório montado na fazenda Cacimbas em Acaraú (CE). O evento teve seu encerramento ontem, domingo (13). Entre estas autoridades, o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, o deputado estadual Manuel Duca da Silveira, o articulador da cadeia produtiva da pesca, Pedro Henrique, o prefeito  de Itarema, Robério Monteiro, o Prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, o Secretário da Pesca e Aqüicultura, Glauber Gomes de Oliveira, o representante do INPI, Carlos Prado, o superintendente do Ministério da Pesca, Melquíades Ribeiro entre tantos outros.



Em seu discurso, o presidente do grupo Nutrimar e da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), organizadora do evento, o empresário Livino Sales, ressaltou a importância do trabalho que tem sido desenvolvido na carcinicultura na região e a importância do selo de Denominação Geográfica (DO) recebido neste ano pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que mostram a qualidade do camarão produzido na região da Costa Negra. “Conseguimos provar a qualidade do camarão produzido em nossa região e mostrar o grande potencial de nossa cadeia produtiva”, ressaltou.



Foram entregues os troféus Mérito da Costa Negra às seguintes personalidades, em reconhecimento à atividade desenvolvida em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da carcinicultura: Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, Ruan Enrique Vinatea, Técnico da FAO, o vice-governador do estado, Domingos Filho, o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, Carlos Prado, e o INPI.

Com informações do Blog Vale do Acaraú Notícias

ACARAÚ: Prazo de envio dos dados do IDG Saúde termina no dia 31 de dezembro



O Blog de notícias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!" resolveu fazer uma pequena lembrança a gestão da Prefeitura Municipal de Acaraú (PMA) acerca da situação perante o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e sobre o acompanhamento das famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família na área de Saúde em nosso município.

O IDG foi criado para ajudar financeiramente os municípios frente ao trabalho de identificação e atendimento às famílias mais vulneráveis. Ocorre que, para os municípios continuarem a receber os recursos do IDG, faz-se necessário atingir um percentual mínimo de acompanhamento de 20% sobre o total de famílias beneficiadas e o prazo para ser repassada a informação termina no dia 31 de dezembro. 

Vale lembrar que os municípios que se encontram em atraso ou em situação irregular o envio de tais informações para o Ministério do Desenvolvimento Social até o dia 31 de dezembro. Destaca-se que quanto melhor o desempenho do município em cada um dos componentes do IDG, melhor a gestão e, conseqüentemente, maior será o repasse para o apoio à referida gestão.

Dados do Governo federal indicam que até a última sexta-feira (11), 2.696 Municípios, que representa 48% do total, ainda não alcançaram o mínimo das informações. Pela estatística, mais da metade das prefeituras – 52% – já ultrapassaram o limite mínimo no acompanhamento e estão livres de perda no IGD. Porém, quanto maior o número de famílias acompanhadas maior o repasse.


OBSERVAÇÃO

A partir de dezembro os municípios que não atingirem esse percentual terão os repasses suspensos pelo período de seis meses.

IGD SAÚDE CONSOLIDADO ATÉ 11 DE NOVEMBRO DE 2011
Município
Famílias Beneficiadas
Famílias Acompanhadas
Percentual
ACARAÚ
7.366
1.511
20,51%

INTERNET: Professor surta no Facebook e pede a morte de Lula, Dilma e outros políticos



Uma das escolas mais tradicionais  do Brasil está com uma situação delicada em mãos. Um professor do Colégio Pedro II, fundado pelo imperador que lhe empresta o nome, atacou publicamente na internet o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Qualquer crítica é bem-vinda, mas o educador foi mais longe: ele pediu a morte de Lula e disse que o político herdou a doença de Dilma por tê-la ajudado nas eleições. Na mesma publicação, ele ainda pediu a morte de outras figuras, como a própria Dilma, o ministro da Educação Fernando Haddad, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. 
Ladeira abaixo
Repreendido por alunos do colégio, o professor de física Márcio Nasser Medina argumentou dizendo que tinha o direito de falar o que bem entendesse e manifestar o desejo de ver qualquer um morto. Entre os comentários veiculados no perfil do educador, algumas pessoas lembravam que ele era um servidor federal, ou seja, estava falando mal dos seus chefes. Outras pessoas atentavam que o discurso de ódio podem se enquadrar no Artigo 286 do Código Penal. 
Alô, direção
Procurada, a direção do Colégio Pedro II informou que ainda não tinha tomado conhecimento do caso e que ainda iria entrar em contato com o professor. A instituição deve se pronunciar mais tarde sobre o incidente. 

ESPORTE: Atletas do Baixo Acaraú participaram do IV Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo e Educacional no Pará



Neste final de semana aconteceu em Ananideua(Pa) o IV Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo e Educacional, onde de acordo com as expectativas dos organizadores, estiveram reunidos em torno 700 atletas, no qual a nossa AAKC-Karatê tentará mais uma conquista. 


O evento teve a Organização da Federação Paraense de Artes Marciais(FPAM) e realização da Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê(CEEBK) filiada a World Union of Karatê-do Organizations (WUKO) www.wukokarate.org.

Representaram nossa Região do Baixo Vale Acaraú o nosso Diretor de Arbitragem da AAKC Prof. Gilberto Jorge e os seguintes atletas Carlos Leandro(Campeão Brasileiro), Paulo Roberto(Vice-Campeão Brasileiro), Rodolfo Vasconcelos(Bronze no último Cearense) e Maria Márcia.

O Prof. Robyson Régis não viajou por problemas de saúde, mas aproveita a oportunidade para desejar a todos os atletas da seleção cearense boa sorte e que saiam mais uma vez com o título de campeão geral.


Fonte: Blog da AAKC-Karatê

IPI: Aprovada isenção de imposto para veículo de Transporte Escolar



Com o intuito de mudar a dura realidade de vários estudantes e professores que dependem do transporte escolar, a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PLS 131/2011) de autoria do senador Eunício Oliveira, que isenta veículos para transporte escolar do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

De acordo com o texto, ficam isentos do imposto os veículos automotores de transporte de no mínimo oito pessoas, de fabricação nacional e devem ser adquiridos por órgãos da administração estadual, distrital ou municipal, para utilização específica de transporte escolar.

Ainda segundo a proposta, o reconhecimento da isenção será realizado pela Secretaria da Receita Federal e a manutenção do crédito do IPI relativo às matérias-primas, aos produtos intermediários e ao material de embalagem utilizados na fabricação dos veículos em questão será assegurada. Já no caso de alienação do veículo antes de dois anos, o alienante deve pagar o valor do IPI, acrescido de atualização, além de multa e juros de mora, na hipótese de fraude ou falta de pagamento do imposto. Em seguida a matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) onde será votado em caráter terminativo.

Para o senador, a matéria traz um grande incentivo para a mudança do atual cenário do transporte escolar nos municípios. De acordo com ele, o alto custo para obtenção do veículo é uma das causas que dificultam a aquisição e renovação da frota.  
Com informações da Ascom do Senador Eunício Oliveira.

LUTO: Morreu em Sobral neste domingo o Radialista José Maria Felix


E o rádio perdeu neste domingo (13) em Sobral um dos seus maiores adeptos no estado do Ceará. José Maria Félix que era atualmente vereador pelo PSB Sobralense, foi secretário de obras do então prefeito de Sobral e atual governador do Ceará, Cid Gomes, formou-se em engenharia civil, mas sua grande paixão era a radiofonia, tanto que durante 34 anos militou no rádio na zona norte do estado, muitos dos quais a frente da Rádio Tupinambá de Sobral, ainda acumulou os cargos de Diretor da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), e diretor da APCDEC-CE (Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará). 


PARADA CARDÍACA



Informações dão conta de que o mesmo teria dado entrada no hospital do Coração por volta das 2 da madrugada deste domingo (13) com fortes dores no peito e que teria tido uma parada cardíaca, o que acabou causando sua morte. O Corpo do Radialista Josè Maria Félix está sendo velado na Funerária São Francisco - Rua menino Deus, centro de Sobral. 

O corpo deverá ser levado para o Salão Nobre da Câmara Municipal de Sobral para homenagens póstumas.

Condolências a família enlutada.

Com informações do Blog do Wilson Gomes

domingo, 13 de novembro de 2011

É AMANHÃ...

Amanhã é o grande dia, o Blog de notícias "Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!" voltará a sua normalidade. Agradecemos e aguardamos por sua visita.

domingo, 6 de novembro de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA


Obrigado pela visita, estamos preparando várias surpresas para o inicio do ano III do Blog de Notícias de Acaraú, aguarde!