ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Tragédias podem ser evitadas


O crescimento desordenado das cidades, migrações, ocupação de áreas de preservação ambiental, alto grau de impermeabilização do solo, principalmente pela malha asfáltica e de concreto são fatores que contribuem para agravar os problemas de enchentes nos centros urbanos. A situação tende a se agravar ainda mais diante de um novo cenário que se esboça em função das mudanças climáticas, cujos efeitos são sentidos em diversas regiões do mundo.

No Brasil, a cada ano, as chuvas de verão no Sul e Sudeste, acontecem nesta época do ano, trazendo à tona problemas que vão de simples alagamentos a catástrofes, como deslizamentos e soterramentos. No Nordeste, o período coincide com as chuvas da pré-estação e podem prenunciar situações de calamidade, como as enchentes vivenciadas em 2009, que atingiram as capitais nordestinas, em diferentes proporções. Grande parte localizadas em áreas litorâneas, a exemplo de Fortaleza, essas cidades contam com um agravante: a influência das marés que, neste período do ano, tornam as ondas mais altas, provocando as ressacas.

As consequências dos fenômenos são intensificadas em locais que sofrem maior incidência de agressão ambiental, sendo a erosão um deles. No litoral cearense são verificados nas praias do Icaraí, Trairi, Mundaú, Flecheiras e Acaraú. "Fortaleza não apresenta muitos problemas", tranquiliza Aloísio Santos Araújo, técnico em hidrografia do consórcio Marquise-Ivaí, que realiza trabalho de monitoramento das marés desde 1990, sendo verificado o aumento de cinco centímetros no nível de elevação do mar.

De olho nas mudanças climáticas, especialistas alertam para os danos que esses fatores podem causar ao meio ambiente, efeitos materializados em enxurradas e deslizamentos de terra, provocando mortes e catástrofes ambientais. A adoção de políticas públicas, educação ambiental e respeito ao meio ambiente constituem formas de evitar essas situações que se repetem a cada ano, basta chover.

Ações Preventivas
Fortaleza é um exemplo dessa ausência de ações preventivas para conter não apenas as cheias, mas enfrentar o novo cenário que se delineia em função do aquecimento global. O professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, chama a atenção para a importância da preservação dos manguezais, dunas, lagoas costeiras, sobretudo no litoral.

Os ecossistemas "servem para amortecer as consequências das cheias", além de proteger a população dos efeitos do aquecimento global, conforme prognóstico do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). No entanto, o que se pode observar é que cada vez mais a especulação imobiliária abocanha esses espaço que deveria servir de reserva ambiental.

"Grande parte desses ecossistemas é vítima da especulação imobiliária e ocupação danosa", afirma o professor, lembrando que alguns países estão colocando na ordem do dia esta preocupação, como Espanha e Cuba, onde a atividade turística é prioritária, como é o caso do litoral nordestino.

A ocupação dos ecossistemas deve ser gerida nas pequenas e médias cidades, priorizando o saneamento básico e a recuperação da cobertura vegetal. Em Fortaleza, é importante manter a preservação das margens do Rio Cocó e a Praia do Futuro sem a verticalização. "É preciso garantir essa brisa", completa o pesquisador.

Sobre ações dessa natureza, toma como exemplo o Plano de Manejo do Parque de Sabiaguaba, por garantir a preservação integral do ecossistema. "É necessário assegurar as funções das cidades", diz, observando este novo desenho ambiental, para que daqui a 50 anos as dunas do Cocó e da Sabiaguaba continuem sendo áreas importantes para a biodiversidade.

Conscientização
Gestores de cidades localizadas em áreas litorâneas do Planeta já demonstram conscientização sobre a dimensão de preservar essas áreas, argumenta Jeovah Meireles: "Trata-se de uma preocupação mundial". E acrescenta que uma delas é a elevação do mar. Com relação a obras que estão sendo previstas em Fortaleza, principalmente com vistas à Copa 2014, ressalva: "Caso forem realizadas com bom estudo, material e de forma adequada não acarretam prejuízos".

Este é o caso da dragagem do Porto do Mucuripe que pode ajudar a melhorar a situação. Na Espanha, a dragagem é usada para gerar sedimento na faixa de praia. Em Cuba, a retirada de casarões da faixa de praia serve para garantir a preservação da costa. Ação semelhante está sendo feita em Portugal, levando em consideração o aquecimento global.

Por aqui, a especulação imobiliária ignora a preocupação, podendo levar ao agravamento do quadro. Os prejuízos serão inevitáveis, é apenas questão de tempo. Os terrenos continuam sendo ocupados de forma indiscriminada, como os campos de golf que existem e estão sendo construídos em áreas extremamente frágeis, destaca.

Os prejuízos são contabilizados em forma de degradação ambiental, em perdas econômicas e problemas sociais. "As populações costeiras e ribeirinhas são expulsas para as cidades", diz o professor.

Fique por dentro
Migração aumenta

Conforme dados do Censo 2010, a população do litoral Norte paulista aumentou 11% nos últimos 10 anos - acima das médias estadual e nacional. O Censo constatou o que os pesquisadores da Unicamp já desconfiavam. Atentos às mudanças climáticas e suas relações com o movimento das cidades, o Núcleo de Pesquisas Ambientais da Unicamp conclui estudo mostrando a relação entre as mudanças climáticas, o crescimento populacional, em grande parte em decorrência da construção de empreendimentos voltados à exploração de petróleo podem contribuir para aumentar as vulnerabilidades socioambientais dessas cidades.

Conforme Lúcia da Costa Ferreira, coordenadora da pesquisa, "por suas próprias características ecológicas, a zona costeira do litoral paulista já é muito sensível a qualquer alteração climática, como chuvas intensas. O projeto temático "Crescimento urbano, vulnerabilidade e adaptação: dimensões ecológicas e sociais de mudanças climáticas no litoral de São Paulo" continua em 2011.

IRACEMA SALESREPÓRTER

TECNOLOGIA: Empresa desenvolve misto de dirigível, avião e helicóptero



Uma aeronave que está sendo desenvolvida na Grã-Bretanha foi negociada por US$ 500 milhões com as Forças Armadas dos Estados Unidos.

A aeronave parece um dirigível, mas é na verdade uma mistura de dirigível, avião, helicóptero e hovercraft (ou aerodeslizador).

Por enquanto, a empresa Hybrid Air Vehicles, que desenvolve a aeronave, realiza testes com um protótipo de 15 metros de comprimento. O modelo final, no entanto, deverá ter 300 metros de comprimento e será capaz de carregar até mil toneladas.

Dirigíveis são mais leves que o ar, o que exige uma numerosa tripulação para pousá-lo. Mas o veículo híbrido projetado não precisaria de ninguém.

O piloto Dave Burns diz que a aeronave pode ser conduzida por alguém a quilômetros de distância.

Como o veículo é capaz de voar por até três semanas seguidas, pode ser útil para monitorar regiões. Mas, segundo a Hybrid Air Vehicles, não são só os militares que estão interessados.

O empresário Gordon Taylor diz que tem negociado com empresas de petróleo, mineradoras e agências de ajuda humanitária. Ele afirma que o veículo é ideal para transportar suprimentos para vítimas de desastres naturais.

A primeira aeronave do tipo deve começar a operar em seis meses.

SEGURANÇA: Portaria federal que limita uso de armas por policiais, causa polémica nas instituições


Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.

A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras.

Fonte: Portal Ceará em Rede 

BRASIL: Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir de hoje

 
A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, padronizam a partir de amanhã (05/01) certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil. Os documentos serão confeccionados em papel especial com marca d'água, microletras, e a impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro que aumenta a segurança contra falsificações.

Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.

“Os elementos que passam a existir nas certidões são importantes para garantir a cidadania das pessoas e são as mais seguras do mundo, por motivo de incorporar cédulas que evitam a falsificação”, ressaltou Luís Felipe Denucci, presidente da Casa da Moeda do Brasil. O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.
 

CONCURSO: Banco do Brasil lança edital com vagas para o Ceará


O Banco do Brasil publicou ontem (04/01) no Diário Oficial da União (DOU)  edital para realização de seleção externa regional para provimento de vagas no nível inicial da carreira administrativa, cargo de escriturário, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná.

As inscrições ficarão abertas até o próximo dia 10 de janeiro, segunda-feira, e as provas estão previstas para o dia 06 de fevereiro de 2011, no período matutino. Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico http://www.concursosfcc.com.br/ da Fundação Carlos Chagas e nos postos credenciados listados no edital, efetuando o pagamento da importância de R$=40,00 (quarenta reais). No Ceará, as provas serão aplicadas em Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte.


Não há número definido de vagas, vez que o concurso será destinado à formação do cadastro de reserva, mas, segundo o superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Luís Carlos Moscardi, há grande expectativa de convocação imediata dos candidatos aprovados nesse exame em razão da implantação do Projeto BB 2.0 no Ceará, que prevê a contratação de 554 novos funcionários em 2011, oriundos do atual cadastro de reserva e do próximo que se formará com a efetivação do concurso de 2011.


O salário inicial é de R$=1.280,10 mensais e gratificação de 25%, o que dá um total de R$=1.600,00.  O Banco oferece ainda vale alimentação, hoje no valor de R$=710,38,  possibilidade de ascensão funcional, participação nos lucros e resultados e planos assistenciais e previdenciários, entre outros benefícios. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.  O edital pode ser conferido no endereço eletrônico http://www.concursosfcc.com.br/ da Fundação Carlos Chagas.

Fonte: Jornalista Rina Fontenele / Núcleo de Comunicação
Superintendência do Banco do Brasil no Ceará
rinafontenele@bb.com.br

EDUCAÇÃO: UFC divulga edital do SiSU que substitui vestibular


A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará informa que já está em seu site (www.prograd.ufc.br) o Edital Nº 30/2010, que trata do processo seletivo para 2011, via Sistema Unificado de Seleção (SiSU), para os cursos de graduação presenciais. O SiSu substitui o concurso vestibular próprio, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). As inscrições no SiSU acontecerão de 16 a 18 de janeiro, exclusivamente por meio do portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

Apenas os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2010, podem inscrever-se no SiSU. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a lista dos cursos ofertados, com as respectivas vagas, assim como os pesos e perfis das notas de cada prova do ENEM, se encontram no Termo de Participação, também disponível no site da Prograd.

Ainda segundo a Pró-Reitoria, os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Petróleo estarão representados, no SiSU, com o nome de “Engenharia de Energias e Meio Ambiente”. Os alunos que estiverem interessados em um dos três cursos deverão escolher, no SiSU, “Engenharia de Energias e Meio Ambiente”. A opção por um dos três cursos se dará no decorrer da formação.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidados às vagas ofertadas pelo SiSU. O processo seletivo 2011 terá três chamadas sucessivas. A primeira em 22 de janeiro, a segunda em 1° de fevereiro e a terceira em 10 de fevereiro.”

SERVIÇO

Calendário completo com datas de matrícula e outras informações pode ser acessado no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br).

FUNDEB: Acaraú poderá usar recursos no ensino médio


A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 522/10, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que permite que os municípios utilizem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FundebO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos estaduais, municipais e federais e destina-se a promover a educação infantil, o ensino fundamental e médio, inclusive a educação de jovens e adultos. 

Os recursos do Fundeb, que tem vigência até 2020, são distribuídos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Pelo menos 60% dos recursos do fundo são usados no pagamento dos salários dos professores.) no ensino médio.

A redação atual do inciso IV do artigo 60 do Ato das Disposições Constituições Transitórias prevê que os entes federativos devem aplicar esses recursos exclusivamente em seu âmbito de atuação prioritária. Pelo texto constitucional, os municípios devem atuar prioritariamente na educação infantil e no ensino fundamental; enquanto os estados, nos ensinos fundamental e médio.
De acordo com o autor da proposta, os municípios não podem ficar reféns da boa vontade dos Estados a que estão vinculados para investir nas escolas de ensino médio. "É preciso quebrar as amarras redacionais que engessam a possibilidade de prefeitos utilizarem recursos do Fundeb no ensino médio local", diz Pompeo de Mattos.
Tramitação
A PEC foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para exame de admissibilidadeExame preliminar feito pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre a constitucionalidade de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). 

A CCJ examina se a proposta fere uma cláusula pétrea da Constituição, se está redigida de acordo com a técnica correta e não fere princípios orçamentários. Se for aprovada nessa fase, a proposta será encaminhada a uma comissão especial que será criada especificamente para analisá-la. Se for considerada inconstitucional, a proposta será arquivada.. Se aprovada, será analisada por uma comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. 

Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. criada exclusivamente para esse fim. Depois, a proposta precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CULTURA: Programa de apoio às Bibliotecas seleciona 28 municípios cearenses, três no baixo Acaraú

No último dia de 2010, foi divulgada a lista dos municípios selecionados para o Programa Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas. Os municípios escolhidos têm até a próxima sexta-feira (7) para a interposição de recursos. No total foram mais de 800 inscrições registradas no programa, entre municípios e entidades. Destas, 387 foram classificadas de acordo com a categoria em que se inscreveram. As prefeituras se inscreveram nas categorias: Apoio a Bibliotecas Municipais; Implantação de Bibliotecas de Bairro; Distritais e/ou Rurais e Apoio a Bibliotecas Acessíveis.

No Ceará, 28 municípios foram selecionados em algumas categorias. São eles: Acopiara, Aquiraz, Aurora, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Cascavel, Cedro, Coreaú, Cruz, Fortaleza, Hidrolândia, Iguatu, Ipaporanga, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maranguape, Marco, Redenção, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Sobral e Viçosa do Ceará.

O Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas pretende investir em 300 bibliotecas públicas para a atualização dos equipamentos, a disposição dos espaços em distritos, bairros periféricos ou zonas rurais e a adequação do local, acervo, programação e atendimento às pessoas portadoras de deficiências.

Veja AQUI o edital com o resultado.

DO BLOG 

Pena que mais uma vez o Acaraú tenha sido deixado de lado na captação de recursos públicos para se investir em nosso município, ainda bem que temos a influência e competência de nosso prefeito municipal em "cascaviar recurcios", não acham?

Fonte: Aprece

POLICIA: Empresário do ramo de combustiveis em Acaraú é mais uma vez vitima de assalto


O Empresário e proprietário dos Postos Freitas, João Apoliano, foi mais uma vez vitima de um assalto ontem (03), logo cedo ao sair de sua residência, foi surpreendido por um carro bloqueando a passagem de seu veiculo na garagem, o mesmo foi espancado pelo assaltantes que levaram uma quantia ainda não informada em dinheiro, vizinhos e populares que passavam socorreram o empresário.

Fonte: Blog do

PRE: Fiscalização a motociclistas no Interior do Estado será intensificada

 
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está preocupada com os acidentes de trânsito no Interior do Ceará. Muitos condutores não habilitados se aventuram nas rodovias, acabam se acidentando e, ainda, colocam em risco a vida de outras pessoas. Com isso, a PRE estuda medidas para evitar maiores problemas.

O coronel Túlio Studart, comandante da PRE, informou que as operações de Natal e Fim de Ano serviram para a polícia constatar a necessidade de se aumentar a fiscalização no Interior do Estado. Segundo ele, muitos agricultores trocam seus animais de carga por motocicletas, principalmente mobiletes, e fazem uso do veículo sem utilizar equipamentos de segurança, como o capacete, e o mais grave, sem possuir habilitação.

A operação de Natal revelou um alto índice de acidentes e até mortes, envolvendo motociclistas, no Interior. Já na operação de Fim de Ano, a PRE reforçou a fiscalização nestes locais, como resultado, o número de ocorrências com motociclistas reduziu. Mesmo assim, das três vítimas fatais nas CEs, neste fim de ano, duas eram motociclistas; uma morreu em Mulungu e outra em Maranguape.
 
A partir desta observação, a intenção da PRE é fazer parceria com o Detran para intensificar a fiscalização no Interior. O comandante informou que será aumentado o efetivo e o total de viaturas.
 

STF: Cassada liminar que permitia ingresso de dois cearenses na OAB


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, cassou ontem à noite a liminar que permitia que dois bacharéis em Direito exercessem a advocacia independentemente de serem aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, comemorou a decisão de Peluso. “A suspensão da liminar pelo STF é positiva porque reafirma a importância do exame de Ordem como instrumento de defesa da sociedade. A decisão garante, ainda, que a qualidade do ensino jurídico deve ser preservada na medida em que o advogado defende bens fundamentais aos cidadãos”, afirmou. “Aqueles que fazem um curso de Direito de qualidade e se dedicam aos estudos são aprovados no exame de Ordem”, acrescentou.

Na ação que pedia a derrubada da liminar, o Conselho Federal da OAB argumentava que a decisão abria uma brecha para que bacharéis sem a formação adequada exercessem a advocacia. “A prevalência da decisão formará perigoso precedente, que dará azo a uma enxurrada de ações similares (efeito ‘cascata/dominó’), e que, por certo, colocará no mercado de trabalho um sem-número de bacharéis cujos mínimos conhecimentos técnico-jurídico não foram objeto de prévia aferição, e que colocarão em risco a liberdade, o patrimônio, a saúde e a dignidades de seus clientes”.

A OAB alegava ainda que a Constituição garante o exercício livre de profissão, mas prevê, ao mesmo tempo, que uma lei poderá criar restrições à atuação profissional. “Trata-se de opção política da lei, feita de acordo com a vontade e perfeitamente dentro dos limites da delegação feita pela Constituição”, ponderou o Conselho da OAB.
 
A liminar havia sido concedida pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), cujo filho foi reprovado por quatro vezes no exame entre 2008 e 2009, conforme a OAB. A decisão beneficiou apenas Francisco Cleuton Maciel e Everardo Lima de Alencar, mas abria uma brecha para novas ações no mesmo sentido. Sem aprovação no exame da Ordem, os dois poderiam ser inscritos na OAB do Ceará. Os dois argumentaram ser inconstitucional a exigência de prévia aprovação na prova como condição para o exercício profissional da advocacia.
 

INVESTIMENTO: Fugro fará piston core no CE


O consórcio Fugro-Ipex Ceará foi declarado pela ANP vencedor da concorrência para aquisição de dados geoquímicos pelo sistema piston corea na parte marítima da Bacia do Ceará. O contrato está orçado em R$ 12,7 milhões e tem validade de 12 meses, a partir da sua assinatura.

O escopo do serviço prevê a coleta de 1.000 amostras de piso oceânico em profundidades que variam de 50 m a 2,5 mil m de lâmina dágua. A área totaliza 9,45 mil km² e abrange extensões das sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí.

Fonte: Portal Energia Hoje

CEARÁ: Semace promove treinamento para procedimentos de fiscalização ambiental no Estado


Com o objetivo de uniformizar procedimentos de fiscalização ambiental no Estado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), promove cursos de capacitação voltado para fiscais ambientais da autarquia. Os fiscais da autarquia recebem nesta terça-feira (04) treinamento sobre DOF e inspeção florestal, facilitado pelo coordenador da Cofis, José Ricardo Araújo. Já nos dias 05 e 07, eles ficarão na companhia dos fiscais Ana Maria Maia, Bianca Costa e Francisco Antônio de Oliveira, que ministrarão curso sobre identificação de madeira. Ambos os eventos acontecerão nas instalações da Cofis.

De acordo com o coordenador da Cofis, José Ricardo Araújo, o intuito é fazer um planejamento para o próximo ano, visando uma atuação mais proativa do setor, independentemente das denúncias que chegam à superintendência. Segundo ele, o treinamento, facilitará também o trabalho de vistoria, em especial, no que diz respeito a depósitos de comércio de madeira e cerâmicas, bem como o desmatamento florestal, atividade ainda muito praticada em nosso Estado.

Desde que chegaram à autarquia, em julho deste ano, os fiscais ambientais recebem treinamentos direcionados à prática de procedimentos rotineiros da profissão. Durante o semestre, eles tiveram conhecimentos de técnicas sobre manuseio de GPS, legislação ambiental, enquadramento de infrações e fiscalização da flora. Para a realização dessas ações, a instituição contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Saiba mais
A Semace tem um serviço destinado a população que pode denunciar qualquer tipo de irregularidade ambiental. Trata-se do Disque Natureza (0800-275-2233), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A denúncia pode ser anônima. A autarquia também conta com 60 fiscais ambientais para averiguar essas informações e flagrar agressões ambientais em todo o Ceará. Esses servidores têm o poder de lavrar autos de infração e estipular o valor das multas, além de apreender mercadorias e embargar empreendimentos, se necessário.

Assessoria de Imprensa da Semace
Ana Luzia Brito ( comunicacao@semace.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )/85 3101.5554 – 8653.8337)


IPVA 2011: Boletos estão disponíveis na internet


Já encontram-se disponíveis na página da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br) todos os boletos para o pagamento do IPVA 2011. Este ano, 1.439.288 veículos serão tributados no Estado, sendo 38.940 isentos. A redução média dos valores, anunciada pela Sefaz, em dezembro último, foi de 11,6% em relação a 2010. O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será 31 de janeiro. Quem parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 18 de fevereiro, 18 de março e 18 de abril, em prestações iguais.
Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2011, o governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).
Os boletos para o pagamento do IPVA devem estar chegando a residência dos contribuintes através dos Correios a partir do dia 15 de janeiro. Além da internet, os boletos também podem ser retirados a partir de hoje em qualquer uma das unidades da Sefaz. A rede arrecadadora inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

Assessoria de Imprensa da Sefaz
Fernanda Teles ( fernanda.teles@sefaz.ce.gov.br / 85 3101.9113 - 8891.2803)

Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANO NOVO: PMA e o Reveillon




 

Acaraú, a cidade da Alegria!
"Aos 32 minutos de Janeiro de 2011 em plena praça do centenário, centro de Acaraú, a multidão em polvorosa comemora a chegada de mais um ano novo em nosso município. A prefeitura municipal preparou uma mega festa para celebrar o ano novo com a população que copareceu em peso, shows pirotecnicos, atrações musicais e a participação de todo o primeiro escalão da prefeitura saudando 2011 em plena praça pública foi a marca registrada em Acaraú.(sic)"

É amigos, como seria maravilhoso eu poder hoje esta aqui neste humilde blog relatando o que poderia ter sido o reveillon em Acaraú, mas não estou aqui para publicar factoides e sim para mostrar a realidade de  nosso município, e essa realidade dói, machuca e despreza a todos os Acarauenses.

As fotos que ilustram esta matéria retratam mais uma vez  o descaso do poder público municipal com a população mais carente de nosso municipio, população essa que em 2008 votou em "Pedim do Cleto" na esperança de terem dias melhores. Os Acararauenses que detem algum poder aquisitivo no qual pudessem pagar para participar de festas particulares em pousadas e restaurantes de Acaraú ainda celebraram a chegada de 2011, mas como acarauenses nesta forma são poucos, a maioria ficou sem opção para celebrar o ano novo.

Senhoras e senhores Acarauenses, a verdade é que aos primeiros minutos de 2011 a nossa praça do centenário, local de encontros e alegria do nosso povo não parecia ter nada para celebrar, ninguém para se congraçar, parecia mais um dia como qualquer outro, ou pior, um dia de velório.

DO BLOG 

Foi triste, vergonhoso, decepcionante... Eis a realidade que no Acaraú que um dia o povo quis !

MACARIO BATISTA: Acaraú já pode ter candidato a prefeitura


  • Quase
Armando Cesar já é o quase candidato a prefeito em Acaraú. O jovem médico já veio de Brasilia para Fortaleza e em breve vai clinicar na terra do pai, Anibal Gomes.
  •  ALIÁS 
Podendo cair a qualquer momento da Prefeitura de Acaraú, Pedim do Creto terá feito um favor à cidade. 

ESQUECIDO: Governo do estado ignora Acaraú no projeto "Férias no Ceará"


O Governo do Estado chega à 4ª edição do projeto "Férias no Ceará” com a confirmação de shows gratuitos de Kid Abelha, Jota Quest, Os Paralamas do Sucesso, Skank, Jorge Vercilo e Vanessa da Mata.

Um detalhe que chamou a atenção, principalmente dos Acarauenses, foi o fato de Acaraú ter ficado de fora da programação do "férias no Ceará". Ano passado ainda participamos do festival recebendo a banda de reggae Tribo de Jah, já este ano se criou uma expectativa em torno de qual banda viria a nossa cidade, expectativas essas frustradas. 

Será que  nosso competentissimo Pedro Fonteles conseguiu a libertação de nosso município deste estado opressor, dando um grito a beira do rio Acaraú emancipando nossa cidade e agora virou presidente da Republica unidimencional do Acaraú (RUA)? O detalhe mórbido deste feito foi que agora presidente, Pedim do Cleto I, acabou esquecendo de avisar aos seus compatriotas de mais este relevante feito e que não fazemos parte do Brasil, muito menos do estado do Ceará!

Brincadeiras a parte, a verdade é que a cada dia que passa o nosso município se torna mais desprestigiado, ou a câmara assume o seu papel de agente fiscalizador e tenta colocar Acaraú nos eixos, ou nossa cidade vai se "apequenar" de uma forma que passaremos a ser simplesmente um município ignorado por tudo e por todos.

As bandas farão shows também em Camocim, Canoa Quebrada, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jericoacora, Quixeramobim, Sobral etc.
Fortaleza: confira as datas e atrações
Kid Abelha / Soul Pop (08/01)

Vanessa da Mata / Julia Dantas (15/01)

Paralamas do Sucesso / Eletro Cactus (22/01)

Orquestra de São Paulo (23/01)

Skank / O Verbo (05/02)
Interior: saiba as datas e cidades
Kid Abelha
Limoeiro do Norte 06/01
Iguatu 07/01
Camocim 09/01

Vanessa da Mata
Beberibe 13/01
Crato 14/01
Itapipoca 16/01

Jota Quest

Tauá 26/01
Tianguá 27/01
Sobral 28/01
Maracanaú 30/01

Nando Reis
Canoa Quebrada 20/01
Quixadá 21/01

Jorge Vercillo
Jericoacoara 15/01

Paralamas

Canidé 21/01
Brejo Santo 23/01

Biquini Cavadão

Juazeiro do Norte 03/02
Crateús 04/02

Skank
Caucaia 04/02
Quixeramobim 06/02

Com informações do Portal Verdes Mares

ACARAÚ: Vereadores faltam a sessão da nova posse da mesa diretora


O novo presidente da Câmara de Vereadores de Acaraú, Paulo Sérgio Gomes de Andrade (PMDB) realizou a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora. Faltaram a sessão os Vereadores Emanuel Mello (PSDB), Paulo Rocha (PSB) e Edson Brandão (PCdoB), por motivos não informados á imprensa. 

Vale salientar que os vereadores faltosos são da base aliada do poder executivo. Tivemos a presença do ex-Prefeito Chico Panelada e da ex-vice Prefeita Dra. Rossana Ferreira Gomes, além de vários convidados especiais que lotaram o plenário da Câmara Municipal de Acaraú.
 
No final da sessão foi servido um coquetel a todos os presentes no plenário.

ACARAÚ: Autoridades e Familiares prestigiam posse de nova mesa diretora da Câmara de Vereadores


O vereador Paulo Andrade (PMDB), foi empossado presidente da câmara municipal de Acaraú na manhã deste sábado para o biênio 2011/2012.  É a segunda vez que Paulo Andrade comanda o legislativo do Município de Acaraú. A primeira foi no biênio de 1991/1992. Paulo substitui o presidente Edilson Salgueiro também do PMDB, que esteve à frente da câmara durante os últimos seis anos e que agora será vice presidente da casa.



O plenário da câmara de Acaraú recebeu familiares do presidente empossado, amigos, políticos, representantes comunitários e autoridades locais, radialistas e o povo em geral.


Entre os presentes estavam à esposa de Paulo Andrade, Rita Andrade, e seus filhos Paulo Filho, Andreza e Ênio Andrade, sua mãe Alfrisa e seus irmãos Jorge, Márcio e Márcia Andrade, seu tio Edmundo Andrade representando a família Andrade, além de sobrinhos, cunhados e genros.


Também estiveram presente a ex-vice prefeita de Acaraú, Dr. Rossana Ferreira Gomes representando seu esposo, o deputado Federal Aníbal Gomes, o ex-prefeito de Acaraú Chico Panelada, a notária Honorata Carmo, o presidente do conselho tutelar Sr. Teúnas Ramos, padre Flávio de Aranaú, Daniel coordenador da 3ª CREDE, os ex-secretários municipais Valdimiro Silveira e Elias Silveira entre outras autoridades.


Além do Presidente Paulo Andrade (PMDB), do vice Edilson Salgueiro (PMDB), e do primeiro secretario Júnior Mundó (PMDB), estiveram presentes os vereadores Paulo Silveira (PHS), Tetel (DEM), Colombo (PMDB) e Manoel Rocha (PMDB).


Durante a sessão de posse da nova mesa diretora foi cantado o hino nacional e o hino do município de Acaraú. Em seguida foi feito o juramento dos vereadores que compõem a nova mesa diretora, discursos e homenagens ao presidente Paulo Andrade que chegou a se emocionar.


Em seu discurso o novo presidente da Câmara Municipal de Acaraú agradeceu emocionado a presença de todos e disse que vai continuar levando a câmara para mais perto do povo, através das transmissões das sessões pela rádio difusora, emissora no qual deixou o cargo de diretor para tomar posse. O novo presidente disse ainda que a câmara vai continuar a fiscalizar com responsabilidade o poder executivo para que os acarauenses voltem a ser respeitados com uma melhor saúde, educação, infra-estrutura e com o resgate da cultura.


Ao final da sessão foi oferecido um coquetel aos presentes e em seguida o novo presidente da CMA recebeu os familiares e amigos no sitio Córrego da Rola.


A 1ª sessão do ano e no comando do novo presidente foi transmitida pela Rádio Difusora do Vale Acaraú 1100 AM, difusoraacarau.com e pelo blog JAcomunicação & Divulgação.

CEARÁ: Cid pretende investir na infraestrutura do porto de Acaraú

Após ser empossado para cumprir segundo mandato no Governo do Ceará, Cid Gomes proferiu discurso onde agradeceu o apoio popular, fez um balanço das ações no primeiro mandato e ainda falou sobre os projetos para a serem executados no estado nos próximos quatro anos. O Blog de noticias de Acaraú publica, trecho do discurso discurso de Cid Gomes em que revela dar prioridade aos portos do Ceará como o de Acaraú, para melhorar suas infraestruturas, proferido na Assembleia Legislativa do Ceará na manhã deste sábado (01/01).


"Na área da Infraestrutura, inspirados na decisão de prover o desenvolvimento com sustentabilidade, nossas ações estarão dirigidas para as áreas de energia e comunicação, bem como para a política de portos. Elaboraremos um plano para aproveitamento dos portos de Fortaleza, Camocim, Aracati, Icapuí e Acaraú, com o objetivo de estimular a indústria pesqueira, e consolidaremos o terminal do Pecém, concluindo novas e sucessivas etapas desse empreendimento. Ampliaremos a implantação de novas rodovias e nos articularemos com a Infraero para ampliar o terminal de passageiros e as pistas de pouso dos aeroportos de Fortaleza e Juazeiro do Norte." Falou o governador Cid Gomes!

Com informações da AL-CE

ACIDENTE FATAL: Colisão deixa três mortos na BR 402 que liga as cidades de Acaraú à Cruz


O trânsito foi o maior inimigo nas comemorações de final de ano, ou durante as últimas horas do ano passado e as primeiras deste ano. O lamentável fato ocorreu na manhã de sábado, dia 1 de Janeiro de 2010, onde uma colisão na ponte sobre o Rio Acaraú, na BR 402 que liga as cidades de Acaraú e Cruz, envolvendo um carro Fiat Strada de placas NQO 2646 e uma Moto Bross de placa NUM 9305 de Sobral.
 
O acidente deixou um saldo negativo de três mortos, o motorista do veiculo e os ocupantes da moto.
 
O motorista do veiculo Fiat Strada Ronaldo Alcântara Xavier, 37 anos, casado, empresário, residente no distrito de Aranaú, cidade de Acaraú, devido à violência da colisão acabou falecendo no local.
 
Os ocupantes da Moto Bross, eram Sobralenses, João Emílio Bezerra Firmino, nascido em 12/07/86, 24 anos, solteiro, residente em Sobral. O outro Sobralense que também morreu em conseqüência do lamentável sinistro, foi o Jovem Francisco Elói Neto, 18 anos, também residente em Sobral.
 
Segundo informações o motorista do veiculo Fiat Estrada vinha para a cidade de Acaraú
Os dois jovens ficaram irreconhecíveis, tendo um deles o braço decepado pelo impacto da batida e outro sacado para fora da ponte.
Os corpos das vitimas forma sepultados na manhã deste domingo, 02/01/2011. prestar queixa na policia civil de um atentado de homicídio contra sua pessoa.

sábado, 1 de janeiro de 2011

ACARAÚ: Vereador Paulo Andrade é empossado como presidente da Câmara de Vereadores


O Vereador Paulo Andrade (PMDB), acabou de encerrar a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores onde foi empossada a mesa diretora na qual tem como presidente o próprio Paulo Andrade(PMDB) e vice-presidente vereador Edilson Salgueiro (PMDB) para o biênio 2011/2012.

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!!!

Um ano novo bem arretado pra vocês tudim !!!!

Conselhos para um 2011 só a massa, bem Acarauense.

Sobre as suas metas para o Ano Novo

Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia, mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem smoreça não mano, Peleje. Se vire num cão chupando manga e meta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.

Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar, não fique só frescando não!

Sobre o amor

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta, tome rumo, avie, se avexe, dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.

Você é uma corralinda! Se você ainda num achô a tampa do seu bule, num entra em desepero  e num vai saí pegando qualquer marmota, afinal de contas tu num é são jorge. Escolha uma corralinda igual a você. Não bula no que tá quieto, num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.

As cabritas num devem se aguniar, o certo miesmo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado, fedorento e fulerage, o segredo é pelejar e não desistir nunca, quem espera, sempre alcança. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um macho-rréi só o filé para a  sua bitola. Mas preste atenção, num vá ficar se achando a última coca-cola gelada do abdoral, afinal de contas, num vai todo dia que um bichin só a massa vai cair no fundo da tua rede.

Sobre o trabalho

Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não. Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu  chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar, em 2011 tudo há de miorar.

Se tu tá se matando de trabaiar e o bicho-rréi do chefe num notou até agora que você é o cara pra subir na empresa e ganhar a tão sonhada bolada da promoção é pusrque o troço é ruin mesmo. então o jeito é rala o bucho desse trabaio-rréi e procurar algo melhor, assim que encontrar, cape o gato assim que puder.

Se a vida num tá como tú quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos-rréi pra tomar uns merol e comer uns peixe temperado com a areiazinha na barraca do gato(Penseeee num negócio gostoso) da praia de arpoeira ou tome umas meiotas e coma uns siri na barraca do zé nilo na camboa, conte uma ruma de piadas, dê umas rizadas que tu vai ver que tudo melhora.

Sobre a sua vidinha

Você já é um cagado só por estar vivo, pense nisso e agradeça a Deus. Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da vida.

Num fique resmungando pelos cantos e queimando os chifre por besteira. Seje macho e pense positivo. Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie,  num é nas carreira que se esfola um bode. Aproveite este ano novo e peça a padroeira do nosso Acaraú-rréi de guerra, Nossa Senhora da Conceição, para abençoar a você e aos seus, cofie!

Arrumação motivacional

No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho.
É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.

Prá começar o ano dicunforça:
Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!
Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:

Os homi grita : Queima raparigal !!
As Muié grita : Queima macharal! 
Tudin junto grita : Vai,Vai, Vai, Vai, Vaiiiiiiiiiiii

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é Acarauense, Cearense e Brasileiro, afinal de contas nós desistimos é numca.

Para os que não são da terrinha de Nicodemos Araújo, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.

Peeeeennnnse num ano que vai ser porreta.


Respeite como vai ser pai d’égua esse 2011, e como bom Acarauense estaremos juntos aqui no blog de noticias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!.

Obs. Texto adaptado da internet, mas não identificado o autor original!