ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CINEMA: Os Vingadores salvam o mundo nas telonas


Quem curte super-herói pode se animar. Finalmente chega aos cinemas o primeiro longa que reúne personagens da editora Marvel Comics. Os Vingadores - The Avengers, que estreia sexta-feira (27), traz Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson).

O grupo precisa combater o vilão Loki (Tom Hiddleston), que pretende destruir a Terra para se vingar do irmão Thor. Quem os convoca é Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da Agência Internacional de Pacificação conhecida como S.H.I.E.L.D. Apesar de ser lançado só agora, os Vingadores existem há quase cinco décadas na HQ de mesmo nome.

história surgiu em 1963 para competir com A Liga da Justiça,  da DC Comics. No entanto, a formação original era diferente do filme, sendo que muitos heróis participavam, saíam e voltavam ao grupo. Na primeira edição, escrita por Stan Lee - que também está na produção do longa - e desenhada por Jack Kirby, os personagens são: Thor, Homem-Formiga, Vespa, Hulk e o líder Homem de Ferro. O Capitão América só aparece na quarta edição e passa a liderá-los.

Mas levar as histórias do gibi para as telonas não é tarefa fácil. "A primeira dificuldade é entender que nem sempre o que está no papel funciona no mundo real. Ao mesmo tempo, tem de usar elementos para que o leitor não se sinta traído", explica André Morelli, especialista em quadrinhos da revista Mundo dos Super-Heróis e autor do livroSuper-Heróis no Cinema.
Outro desafio é tornar a história acessível ao maior número de pessoas possível, inclusive os que não conhecem a trama. "Isso costuma gerar algumas alterações em relação ao original que, no caso específico dos quadrinhos, nem sempre agradam os leitores", afirma Paulo Ramos, especialista em HQ. Em sua opinião, há produções que acertam e outras não. Algumas trazem histórias melhores até do que nos quadrinhos. "Os dois primeiros filmes do Homem de Ferro são as melhores histórias do herói que não li nos gibis."

A adaptação de Os Vingadores também deve agradar os fãs. Além de trazer ótimo elenco, cada herói mantém sua personalidade. Rolam até desentendimentos. "A visão de mundo de cada um é diferente, sem contar o temperamento forte. Sempre tem briga", explica André. Para ele, o filme foi bem construído. Entretanto, quem não assistiu aos longas dos heróis Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor e Capitão América pode ficar um pouco perdido.
Fonte: Portal DGABC


Nenhum comentário: