ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

ALEX PONGITORI: Turismo Religioso e o Incremento do Turismo




Alex Pongitori Silveira é um acarauense apaixonado pela sua terra e formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas  suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E é colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!


Turismo Religioso e o Incremento do Turismo


Nosso país ergueu-se em bases religiosas sólidas, nosso histórico, e nossa história, tem uma relação muito próxima com a religiosidade, especialmente a católica. Muitos dos prédios histórico-artísticos-culturais tem influências da igreja paraexistiram, as suntuosas igrejas são o exemplo mais claro disso.

Muitas cidades atraem um número significante de turistas o ano todo que objetivam manter alguma tradição viva, ou ainda simplesmente querendo visitá-las. Em nosso Estado, como exemplo, podemos apontar Juazeiro do Norte e Canindé como destinos com forte apelo religioso. Segundo pesquisar da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-Ce), empresas de hospedagem e alimentícias tem tentado dar conta dessa demanda.

Com a recente inauguração, por parte da Setur-Ce, do Caminho de Assis, em Canindé, a secretaria implantou algumas estações com postos de apoio, que incluem dormitórios, refeitórios e banheiros, que tem como objetivo acolher essa demanda, tendo como base a perspectiva de crescimento desse segmento, especialmente em feriados religiosos.

Dados da Setur-Ce contam 56 hotéis e pousadas, além de 26 agências de turismo em Juazeiro do Norte. Já em Canindé estão registrados apenas 20 hotéis e duas agências turísticas. No mesmo panorama está Aparecida, interior de São Paulo, que recebe milhares de visitantes para assistir suas missas aos fins de semana, assim como durante seus eventos religiosos na Basílica de Aparecida. A prefeitura municipal conta cerca de 31 mil leitos (a título de curiosidade, uma cama de solteiro conta como 1 leito e uma de casal como 2), e terá, em setembro, mais 330 com a inauguração de um hotel no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Durante feriados, a cidade chega a ter o dobro de turistas em relação ao número de leitos que possui, assim, o Turismo Religioso tem incrementado o turismo local. Acaraú também não está fora desse panorama de cidades brasileiras com forte apelo religioso, são festejos a santos que um dia já foram grandes forças na cidade e com o tempo foram “se perdendo”. O turismo religioso é uma linha estratégica a ser seguida como visto nos casos acima, e, além de fortalecer a atividade turística, fortaleceria a fé do povo e consequentemente os espaços destinados à tais atividades.

É sempre bom analisar o que funciona e pode ser aplicado de alguma forma em nossa cidade, potencial há, desde que o cunho não seja estritamente comercial, a prática pode ser benéfica a muitos.

Alex Pongitori
Turismólogo



Nenhum comentário: