ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

TECNOLOGIA: Nokia impede que celular seja molhado


Para garantir que os celulares não sejam mais danificados pela ação da água, a Nokiadesenvolveu uma tecnologia hidrofóbica que poderá ser usada em todos os aparelhos no futuro. Isto é: todos os celulares serão altamente repelentes a líquidos.
Uso de nanomateriais permite a criação de celulares que praticamente repelem a água (Foto: Reprodução)
Uso de nanomateriais permite a criação de

materiais que repelem a água (Foto: Reprodução)
O nanomaterial mantém a água na forma de uma gota, e por não se dispersar, ela impede que o líquido entre em contato com a superfície. A tecnologia, segundo a Nokia, pode ser adaptada à indústria atual sem grandes complicações e em curto prazo. A ideia por trás disso, claro, é criar telefones que sejam realmente à prova d'água, mas certamente ele poderá repelir outros líquidos, como o suor.
O princípio de funcionamento do material, inspirado nas flores de lótus, guarda muita semelhança com outro antiaderente, bem comum em nosso cotidiano: o Teflon. Usado para recobrir panelas, ela impede que o alimento grude nas superfícies por meio de uma fina camada de ar repulsora.
No vídeo abaixo, os pesquisadores da Nokia demonstram a tecnologia. A partir do minuto 2:40 do vídeo você pode ver o resultado da camada super hidrofóbica aplicada em um Lumia 710.

Nenhum comentário: