ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

IFCE: Embarcação que está sendo construída em Acaraú está prevista estar pronta até fim de março


Carpinteiro naval trabalhando na construção do catamarã em Acaraú
Está sendo construída uma embarcação a vela com dois cascos, baseada em uma técnica inovadora, que utiliza como vedação resina e fibra de vidro, diferente das técnicas tradicionais no município de Acaraú. Trata-se de um catamarã, que está sendo construído no galpão Mundo da Criança, da Prefeitura do Município, que apóia o projeto.
Sob a coordenação do engenheiro naval Maurício Aguilar Nepomuceno de Oliveira, professor da área de Construção Naval do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a construção da embarcação está orçada em R$ 100 mil e tem como maior financiador o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Governo Federal de fomento à pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Além de Maurício, outros quatro professores do IFCE, juntamente com dois carpinteiros navais contratados e alunos do curso Técnico em Construção Naval da Instituição participam da construção da embarcação desde julho do ano passado. A previsão é que o barco fique pronto até o final deste mês.
Segundo o professor Maurício Oliveira, a perspectiva é que a embarcação seja utilizada nas comunidades pesqueiras de Acaraú para a difusão de novas práticas pesqueiras, além de ser utilizado nas aulas da Instituição. O docente não preconiza o fim dos paquetes, canoas e jangadas, mas diz que o projeto tem por um de seus objetivos “trazer uma nova alternativa a pesca na região, que aumente a segurança do pescador e sua qualidade de vida, que melhora quando o pescador faz uso de embarcações como o catamarã”, defendeu.
Para o carpinteiro naval José Ezequias de Sousa, de 20 anos, da comunidade de Lagoa da Volta, situada no distrito acarauense de Aranaú, que está construindo a embarcação desde o início, a experiência tem lhe trazido novos conhecimentos e tem sido muito importante para sua atuação profissional. “Já tinha trabalhado ajudando meu pai a construir canoa, mas nunca um catamarã, nem conhecia essa técnica em fibra de vidro, um barco muito bom para pesca. Para mim, é um privilégio fazer parte desse projeto inovador para Acaraú”, afirmou.
O aluno do 2º semestre do Curso Técnico em Construção Naval do IFCE, campus de Acaraú, João Dehon, de 19 anos, conta que se interessou pelo projeto porque já trabalhava na área com o pai, que é marceneiro. “Gosto e tenho aptidão para a construção”.
Serviço
Para quem desejar conhecer o catamarã, o Galpão Mundo da Criança fica localizado à rua José Giffone da Silveira, bairro Rodagem.

Nenhum comentário: