ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

ACARAÚ: Cartório da 30ª Zona Eleitoral, realiza alistamento eleitoral até o dia 9 de maio


O cartório Eleitoral da 30ª Zona funciona no Fórum Mons. Sabino, no bairro Mons. Edson Magalhães 
O prazo para o alistamento eleitoral àquelas pessoas que não apresentam ainda o título de eleitor, bem como àquelas que desejam atualizar o cadastro, com atualizações como mudança de endereço, devem correr. O prazo neste ano eleitoral se encerra no dia 9 de maio. Após esta data até depois das eleições, será expedida somente a segunda via do documento, apenas para quem é eleitor da zona em que expedirá o título.
Conforme Carlos Eduardo Guedes, técnico judiciário do Cartório da 30ª zona eleitoral, em Acaraú, em qualquer dia do ano é possível expedir o título de eleitor, mas em anos eleitorais como este, de eleição municipal,  “a Lei Nº 9.504/97 determina que não se pode expedir novo titulo 150 dias antes da eleição, que acontece no 1º domingo de outubro, que neste ano cai no dia 7. Nenhuma cidade do Baixo Acaraú deve apresentar segundo turno, que deverá no dia 28, uma vez que nenhuma destas cidades apresenta mais de 200 mil habitantes”.
Podem se alistar pessoas acima de 16 anos, e para tanto, basta comparecer ao cartório eleitoral com o original da RG, certidão de nascimento ou de casamento ou carteira de trabalho, juntamente com o comprovante de residência no nome da pessoa ou de um dos pais. Os dados são digitados na hora, colocados no sistema nacional Elo, que acusa caso o eleitor já apresente uma inscrição eleitoral.
O Cartório da 30ª Zona Eleitoral, sediado em Acaraú, que apresenta sob jurisdição os municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Itarema, apresenta mais de 97 mil eleitores cadastrados aptos a votar, distribuídos em 311 seções eleitorais. No cartório, 13 servidores atendem os eleitores de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, tirando dúvidas, atualizando os cadastros e expedindo dos documentos, que são entregues na hora. “Os nossos servidores são todos treinados a melhor atender a todos os cidadãos que nos procuram, além de que hoje está bem menos burocratizado que há alguns anos atrás, quando recebíamos o documento até um mês depois do cadastramento”, ressaltou o técnico judiciário, Carlos Eduardo.
Carlos reforça que em anos não eleitorais, o Cartório de Acaraú realiza o Projeto “O Eleitor do Futuro”, em que servidores se deslocam até escolas de ensino médio a fim de fazer o alistamento eleitoral de pessoas acima de 16 anos, além de realizarem um trabalho de conscientização da necessidade da expedição do documento.
Dúvidas sobre a expedição do título de eleitor e sobre a atualização do cadastro podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1425. O cartório funciona no Fórum Monsenhor Sabino dos Santos, no bairro Monsenhor Edson Magalhães (antigo Campo de Aviação). O atendimento se dá das 8h às 14h.
Edson Costa

Nenhum comentário: