ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CEARÁ: Projetos do litoral Oeste previstos para 2º semestre



A partir de amanhã, sexta-feira (17) até o próximo domingo (26), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur/CE) estima um fluxo de pelo menos 136 mil visitantes que devem chegar ao Ceará via Fortaleza para curtir as atrações do Carnaval cearense.


Os roteiros desses turistas incluem além da Capital, praias do Litoral Leste como Iguape, Morro Branco, Canoa Quebrada e do Oeste como Cumbuco, Taíba, Paracuru, Flecheiras, Jericoacoara e Acaraú. 


Projetos do litoral Oeste previstos para 2º semestre

Recursos da ordem de US$ 160 milhões serão acrescidos ao Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo) para serem aplicados na realização de benfeitorias no Litoral Oeste cearense. Os projetos que contemplam 12 municípios foram apresentados durante reunião na tarde de ontem, na Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com representantes das cidades que serão contempladas com os investimentos.

Batizado como Programa de Valorização da Infraestrutura Turística, a ação envolve melhoria de infraestrutura, qualificação profissional e empresarial, zoneamento e proteção de recursos naturais, ações de financiamento e estruturação de arranjos produtivos locais (APLs), além da recuperação de patrimônios históricos.

Somente em infraestrutura, serão feitas 17 intervenções urbanísticas e uma medida corretiva que será aplicada na duna da Lagoinha.

Além disso, os recursos anunciados também serão destinados à duplicação da CE - 085 no trecho Fortaleza/Paracuru (já em licitação), ao Aeroporto de Jericoacoara (situado no município de Cruz) e ao saneamento de praias como Flecheiras, Taíba e Lagoinha.

Captado com a CAF (Confederação Andina de Fomento), o crédito adicional ao Prodetur - que contará com cerca de US$ 48 milhões de contrapartida do Estado - deve começar a ser aplicado somente no segundo semestre deste ano.

Avaliação

Isto porque cada projeto ainda precisa passar por avaliação do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), retornando em seguida para a Setur/CE e depois sendo liberado para ser licitado. "Os projetos já estão prontos para licitação. Falta apenas que a parte técnica seja checada. Já podemos até iniciar as obras. E depois de firmado o contrato, a CAF vai nos reembolsar", afirmou o titular da pasta de Turismo, Bismarck Maia.

Desenvolvimento

"É nosso interesse fazer com que tudo ande o mais rapidamente possível. Essas intervenções foram amplamente discutidas com os gestores municipais e representantes de organizações e da população. A partir desses investimentos a realidade turística será outra, teremos um crescimento sustentável", completou o secretário.

Missão oficial da CAF já havia estado em Fortaleza, em janeiro, para validar a necessidade dos projetos apresentados. 12 localidades serão contempladas com os recursos: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Camocim, Barroquinha, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara e Acaraú.


Nenhum comentário: