A GM acaba de divulgar as informações sobre a S10 2012. Após 16 anos, o modelo lançado em 1996 passa pela mais profunda mudança em sua história. O visual foi inteiramente reformulado. Está mais imponente e moderno, à altura das melhores do segmento. Outro ponto forte é a capacidade de carga, que pode chegar a 1.303 kg (cabine simples 4x2 a diesel), e passa a ser a maior da categoria.
A versão a diesel manteve a cilindrada (2.8), mas o motor é novo. O MWM foi substituído pelo 2.8 CTDI, que gera 180 cavalos e tem torque de 47,9 kgfm (o antigo tinha 140 cv). Uma das novidades é que a turbina tem geometria variável (como a Hilux).
No 2.4 flex, a potência não subiu (147 cv), mas o torque foi de 21,9 para 24,1 kgfm. Entre as alterações está o cárter de alumínio, que passa a ter função estrutural. Com isso, o peso diminuiu e a rigidez aumentou. Os câmbios também são novos. O automático tem seis marchas e opção de trocas manuais na alavanca. O manual vem com cinco velocidades.
As fotos divulgadas pela empresa revelam que o seletor de tração é um botão giratório localizado no console. O estilo do painel segue a modernidade expressa do lado de fora. O quadro de instrumentos lembra o do Camaro, com dois copos envolvendo o velocímetro e o conta-giros. O ar-digital tem mostrador central e comandos posicionado em volta dele.
Em nada o conjunto lembra o painel anterior. Há vários porta-objetos espalhados pelo interior, incluindo dois porta-latas (ou garrafas pequenas) localizados bem à frente das saídas de ar. Como no Honda Fit, eles permitem manter refrigeradas latas de bebidas. As fotos também sugerem que o espaço atrás melhorou. Além disso, quando rebatido, o banco traseiro revela mais porta-objetos.
A Chevrolet deve divulgar os preços somente amanhã, quando o modelo estará disponível para avaliação. Mas o modelo terá três versões (LS, LT e LTZ) e um total de 12 configurações, incluindo as duas motorizações, cabine simples e dupla e tração 4x2 e 4x4. Além de mais moderna, a nova carroceria tem aerodinâmica melhor. Segundo a empresa, o coeficiente aerodinâmico é de 0,46 (0,48 sem capota).
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