
Alex Pongitori Silveira é formado em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor e Coordenador dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem da EEEP Marta maria Giffoni. Acredita, com todas suas forças, que o Turismo ainda vai mudar, pra melhor, a realidade de nossa cidade. E a partir de hoje, colunista aos domingos do Blog de Notícias Acaraú, Vivendo e Sempre Aprendendo!
Eis o seu primeiro Artigo:
O GRANDE DESAFIO DO TURISMO
O setor turístico do Brasil enfrenta um grande desafio: o de dar continuidade às bem sucedidas iniciativas que foram executadas no setor, as conquistas dos últimos anos apontam para um quadro positivo, de forma que a tendência atualmente é apenas uma, seu crescimento.
As políticas construídas para alavancar o Turismo brasileiro tem atingido seus objetivos, e vêm colocando o país entre os destinos que os estrangeiros, e os próprios brasileiros, mais desejam conhecer.
O trabalho necessário para alcançar esse caminho de sucesso é certamente um desafio. E nele, podemos incluir, também, as problemáticas da gestão turística descentralizada e do compartilhamento da construção de um pensamento turístico planejado, onde Governo Federal, Estadual, Municipal, setor privado e organizações representativas da sociedade civil, possam participar e discutir sobre as questões pertinentes à execução, gestão, planejamento e manutenção da atividade, para que ela se dê de forma ordenada e justa.
Se a pergunta “Porque investir em Turismo?” fosse lhe feita, no que você pensaria? Posso dizer, seguramente, que a maioria das pessoas apontaria logo a geração de divisas como o maior benefício que a atividade proporciona, contudo, muitas outras características positivas podem estar associadas ao desenvolvimento turístico:
• Investimento na infraestrutura básica: saneamento, segurança, estradas, entre outros. Para ser bom para o turista, é necessário, primeiro, ser bom para os residentes;
• Preservação do patrimônio cultural, histórico e natural, afinal eles serão o objetivo do Turismo, serão os atrativos;
• Diversificação da economia. A introdução de uma nova atividade econômica faz com que a população dependa menos de uma já existente;
• Integração da sociedade. Dentro dos parâmetros do Turismo sustentável, é imprescindível sua participação.
Cientes de que estes não são as únicas vantagens de se desenvolver o Turismo e também que um cenário perfeito é utópico, todos as características apontadas acima são perfeitamente palpáveis, basta uma única coisa: compromisso.
Quando se trabalha de forma coordenada, cooperada e integrada, o poder de provocar mudanças se fortalece. As transformações deixam de ser apenas sonhos e passam a fazer parte da realidade. Assim, os medos são vencidos, os obstáculos superados e os resultados almejados tornam-se méritos conquistados. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Turismo (Ministério do Turismo)
O desafio colocado nesta coluna é o de estimular o reconhecimento do turismo como atividade efetivamente capaz de alavancar o desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a redução das desigualdades regionais, a distribuição da renda e o fomento à preservação de nossas heranças naturais e culturais, e com isso, desenvolvê-la.
Alex Pongitori Silveira
Turismólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário