ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ACARAÚ: EEM Liceu realizou o Projeto "Nossas Raízes Africanas"


O Liceu de Acaraú realizou Projeto "Nossas Raízes Africanas", apesar da enorme contribuição do negro na cultura brasileira, seja na religião, nas artes, na literatura, nas músicas e danças, nas palavras usadas no cotidiano, é exorbitante as diferenças estatísticas quando apresentam essa parcela da população em relação ao branco. Não raro, observa-se que há uma disparidade de renda, escolaridade, acesso aos bens e baixa proteção social por parte do Estado. Esse processo de desigualdade é histórica. Basta pensar nos milhares de africanos trazidos para o Brasil para trabalhar em regime forçado e no etnocídio praticado contra eles.



Aos africanos foram negados seu direito de ser gente: de manifestar suas práticas culturais. Têm sua religiosidade. Cultuavam vários deuses. Incivilizados? Para quem? Como? São, pois o berço do conhecimento. Medicina, engenharia, astronomia, arquitetura, matemática, são algumas das áreas que dominavam. Nesse sentido, o projeto que tem como tema “Nossas Raízes Africanas” busca mostrar esta riqueza imensurável que é a África.


A proposta do projeto “Nossas Raízes Africanas” é construir e propagar conhecimento acerca do continente africano, destacando sua importância basilar para a formação do povo brasileiro. Outrossim, ressalta-se a necessidade de travar estas discussões no ambiente escolar, no sentido de problematizar o preconceito, a segregação racial e aprender a conviver com as diferenças. “Ser diferente é normal!”




Fonte: Blog da EEM Liceu de Acaraú

Nenhum comentário: