ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INPI: Camarão da Costa Negra em Acaraú tem deferida Indicação Geográfica





O INPI deferiu os camarões da Costa Negra, no Ceará como indicação geográfica. O deferimento foi publicado na RPI do dia 9 de agosto de 2011. A partir desta data, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN)  tem um prazo de 60 dias para efetuar o pagamento da taxa prevista para expedir o certificado de registro.

 
Com esse registro, subirá para treze o número de produtos brasileiros certificados através da Indicação Geográfica. A certificação protege os produtos de eventuais falsificações, garantindo sua procedência e aumentando sua competitividade.


O camarão de Costa Negra, cultivados em viveiros artificiais nos municípios de Acaraú, Itarema e Cruz, representará também o 2º produto certificado na modalidade Denominação de Origem. Embora ele seja de uma espécie originária do Oceano Pacífico, foi adaptado às condições da região, contando inclusive com o apoio da Universidade Federal do Ceará. O produto tem características e qualidades específicas, como um alto teor de proteína e um sabor adocicado, em virtude do meio geográfico da região, incluindo o solo e a água, e de fatores humanos, como técnicas próprias de cultivo. 


Nenhum comentário: