ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

IFCE: Alunos francês e pernambucano visitam Acaraú



Cerca de 12 alunos do curso de Zootecnia do campus de Petrolina do Instituto Federal - Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), visitaram Acaraú, no mês de junho, sob a coordenação do professor da instituição, Francisco Messias Alves Filho, da área de produção e nutrição de não-ruminantes. 

O grupo visitou fazenda de camarão e estaleiro no Município, acompanhados pelos professores Márcio Bezerra e Max William, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas e Geórgia Lima, da área de Turismo, ambos do campus de Acaraú do IFCE.
 
O aluno francês Máxime Bolle, de uma escola de ensino profissionalizante europeia, estava presente entre os membros do grupo visitante. Sua visita fez parte de uma cooperação técnica entre Brasil e França. 

O grupo visitou um estaleiro particular da região, no bairro Camboa, às margens do Rio Acaraú, onde o professor Max William abordou os materiais em que são fabricadas as embarcações de pesca, os motores, o custo na fabricação e venda dos barcos, bem como discorreu sobre os artefatos utilizados na pesca, como redes e manzuás.
Também foi visitada a fazenda de camarão Joli Aquicultura, situada próxima a Praia de Arpoeiras (Acaraú). 

Na oportunidade, o professor Márcio Bezerra explicou os procedimentos operacionais do cultivo, as análises realizadas, o mercado de camarão em nível nacional e estadual, bem como as técnicas utilizadas nos processos de engorda da carcinicultura na região. O professor Max William acredita que a experiência por que passou o grupo foi enriquecedora a sua formação profissional.

  O professor Márcio Bezerra, que também é coordenador de extensão e relações empresariais do campus de Acaraú, firmou uma parceria com o professor Francisco Messias Alves Filho do campus de Petrolina do IF Sertão-PE, por meio da qual será oportunizada a visita dos alunos do campus de Acaraú aos campi de Petrolina e Paulo Afonso do IFPE, para que os discentes tomem contato com as pesquisas e realidades na área.

Nenhum comentário: