ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

AL-CE: Audiência em Itapipoca debate a situação da cajucultura no Ceará


A situação da cajucultura no Ceará será debatida, em audiência pública hoje, sexta-feira, às 9 horas, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) de Itapipoca, que fica na Praça dos Três Climas. A promoção é das comissões de Agropecuária e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo o deputado Manoel Duca (PRB), autor do requerimento que solicita a audiência, a intenção é debater com autoridades do setor a atual situação da cajucultura no Ceará. “Temos que trabalhar em conjunto, com todos os envolvidos. Ouvir a demanda do associado - não só o segmento industrial, mas toda a cadeia produtiva -, procurando ouvir as autoridades que estão envolvidas neste assunto”, conclama o republicano.

Manoel Duca já havia falado sobre esse assunto na sessão plenária do dia 19 de maio deste ano, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele disse que faltam investimentos do Governo do Estado no setor e que os produtores estão desestimulados. Ele cobrou providências emergenciais da parte do poder público, sob pena de o setor sucumbir.

De acordo com o republicano, mais de 57 mil famílias são produtoras de caju no Estado. Por ano, mais de 28 mil trabalhadores rurais são envolvidos na manutenção de cajueiros e colheita de caju. Em indústrias de beneficiamento de castanha, são outras 15 mil pessoas – sendo 80% mulheres.

A cidade de Itapipoca foi escolhida como sede da audiência, segundo Manoel Duca, por ser equidistante de outros municípios produtores de caju.

Nenhum comentário: