ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SAÚDE: 50 casos de câncer de mama para cada 100 mil habitantes no Ceará, afirma médico


O Ministério da Saúde iniciou nessa semana uma força tarefa para realizar auditorias em mamógrafos de 823 municípios brasileiros. A ação vai mapear a situação dos aparelhos de mamografia no Brasil, começando pelas 27 capitais.
O coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Câncer, médico Luis Porto, afirma que o Estado do Ceará dispões de 45 mamógrafos e que “ainda está aquém do necessário, mas q estão funcionando com posição muito baixa”.
A partir dos dados coletados no mapeamento será possível melhorar o funcionamento e a distribuição dos aparelhos, garantindo a ampliação e o acesso aos exames de rastreamento do câncer de mama.
Uma das maneiras mais eficazes e seguras para diagnosticar a incidência de um possível câncer de mama é através da realização da mamografia. No Ceará, existem hoje 32 mamógrafos. Destes, 13 estão em Fortaleza para o atendimento público, mas muitos não realizam a cota diária possível.
Segundo o médico, um aparelho de mamógrafo realiza de 800 a 1000 mamografias por mês, mas nenhum deles está cumprindo mais que a metade da sua capacidade. Ele lamenta a desinformação da população, principalmente entre as mulheres na faixa etária de 50 a 59 anos.
“As pessoas não sabem que tem que fazer o exame de 2 em 2 anos, mesmo sem sentir dores”, disse Porto. “No Ceará, estima-se que há 50 casos para cada 100 mil habitantes, todos os anos”, afirma o médico. A entrevista com Dr. Luís Porto foi ao ar hoje, no jornal Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira.

Nenhum comentário: