ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

BAIXO ACARAÚ: Material de produção irrigada está abandonado


O mato toma conta do material de irrigação, que há três anos ocupa o galpão do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, na região norte do Ceará. São mangueiras e outros equipamentos para a montagem de quites de irrigação. Alguns estão ao relento, debaixo de sol e chuva.

São R$ 12 milhões em quites comprados pelo Dnocs, que dariam para irrigar 240 lotes de terra. Parte do material está em outro depósito, também estragando. Muita coisa já não tem mais utilidade ou está vencida.

Há dois anos, o Globo Rural mostrou a situação. O material não podia ser liberado por conta das dívidas que os produtores adquiriram na compra dos lotes. Eles só teriam direito aos quites de irrigação se estivessem com as contas em dia. Na época, o Dnocs disse que seria feita uma renegociação e o material liberado.

Dos 200 produtores endividados, apenas 80 aceitaram as novas condições de pagamento. Agricultores reclamam que não conseguem acertar as contas, algumas delas tiveram o valor quase triplicado por causa dos juros.

O Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú está completando 10 anos. São mais de oito mil hectares de área distribuída em lotes nos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú. Nos 3200 hectares em produção, predomina o cultivo de frutas irrigadas por 49 quilômetros de canal. A água vem do Rio Acaraú. Este ano, está sendo implantada a segunda fase do perímetro, onde mais quatro mil hectares vão ser disponibilizados para produtores.

Caso não haja adesão suficiente de agricultores, o Dnocs informou que será analisada outra maneira de dar utilidade aos equipamentos. Resta saber o que ainda vai poder ser utilizado depois de tantos anos.

Nenhum comentário: