ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POLITICA: Deputado critica desfaçatez da vinda do presidente da Petrobras ao Ceará


Aproveitando que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, visita Fortaleza, quando terá encontro com Cid Gomes e empresários na Residência Oficial, o deputado estadual tucano João Jaime nos manda artigo com o título “Para o Ceará não vale é dando que se recebe”. Confira:

Cada vez que ouço falar que vem alguém do governo federal ao Ceará, surge logo a pergunta de todo cearense: siderúrgica ou refinaria? Agora mesmo, leio no noticiário que o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, estará mais uma vez em Fortaleza nesta quarta-feira. Vem, como das vezes anteriores, tratar da refinaria, que já teve até a pedra fundamental lançada pelo ex-presidente Lula, sem que constasse do plano de investimentos da empresa.

Mas, enquanto recebemos Gabrielli para discutir ainda a refinaria, o Maranhão, que não disputava antes promessa nem planos de refinaria, já tem aprovado pela Petrobrás seu plano de investimento. E Pernambuco, que levou para lá a nossa refinaria, já em avançado em avançado estado o empreendimento, que aqui deveria gerar 2 mil empregos e inserir o Ceará num dos segmentos mais importantes da economia mundial.

O destino do Ceará nos últimos anos tem sido esse de perder grandes oportunidades de investimentos e obras públicas. E mais estranho é que terminam inviabilizadas e cozinhadas no tempo por forças incríveis que trabalham, sem razão aparente, contra os interesses do Ceará e dos cearenses. Prova disso é também o projeto do estaleiro que perdemos igualmente pelas dificuldades criadas para a sua implantação em Fortaleza. Foi feita uma festa com a limpeza do terreno para a siderúrgica, que continua aí parada.

A recuperação e duplicação de estradas federais, as obras do Anel Viário, de repente pararam com a prisão do dirigente do DNIT. Que investiguem, que prendam, mas não se puna o Estado nem a sua população que nada têm a ver com isso. Pernambuco é um canteiro de obras federais, Alagoas tem a malha federal duplicada, e o Maranhão já sorrir com sua refinaria. No Ceará está tudo parado. Passamos para o fim da fila. De pioneiros nas usinas eólicas, já estamos perdendo para a Bahia e o Rio Grande do Norte, pelos problemas criados para os investimentos no setor.

Apesar de toda essa borrasca contra o Ceará, nunca se fez tanta política como agora. São cargos e mais cargos para os aliados do governo federal dentro de uma briga sem pudor por troca de apoio político como se isso fosse o natural. Em compensação, em vez das obras e investimentos, temos essa estagnação imposta por poderes estranhos que levam os votos e as esperanças do Estado, mas não trazem nada de volta. 

João Jaime, 

Deputado estadual do PSDB.

Nenhum comentário: