ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

GOTA D'ÁGUA: O velho carro-pipa volta a abastecer 79 municípios cearenses


“Açudes secos, cisternas com pouca água, famílias tendo que racionar o quanto podem a água que vão buscar a quilômetros de distância de casa. É a situação de municípios dos sertões cearenses, como em Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns. Muitas famílias que vivem na zona rural não dispõem de cisterna para guardar a água e têm de acumular em baldes de 200 litros.
 
O secretário de agricultura do município Raimundo Nonato Martins calcula que 60% da população rural não tem água para beber e apenas dois carros-pipas atendem às famílias dos sítios e distritos quando, no mínimo, são necessários cinco carros. Ele diz que pelo menos 60 comunidades, em média com 20 famílias cada, estão sem água para beber.

E é para atender municípios que precisam de maior atendimento dos carros-pipa como Saboeiro, que a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil aguarda para esta semana, recursos no valor de cerca de R$ 10 milhões que serão enviados pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel João Vasconcelos, o dinheiro foi solicitado pelo governo do Estado em outubro passado para atender aos 79 municípios que se encontram em situação de emergência.
 
A decretação da emergência por causa da estiagem deste ano ocorreu no último dia 29 de outubro. O decreto, publicado naquela data no Diário Oficial do Estado, cita como influência da escassez de chuvas, o fenômeno “El Niño” que causa irregularidades no período chuvoso (fevereiro a maio). O coronel João Vasconcelos disse que, logo que cheguem os recursos, vão ser repassados para os gestores municipais para que ampliem o número de carros-pipa onde há mais necessidade.

Quem está aguardando ansiosa por essa decisão é a aposentada Rosa Amélia de Oliveira, que mora em Tauá, o maior município do Sertão dos Inhamuns. Segundo ela, em sua casa estão tendo de comprar água dos carroceiros porque não são beneficiados por carros-pipa. “O que está sendo vivenciado aqui em Tauá, é o que aconteceu em 1958, uma seca danada. Ela diz que até as escolas estão sendo prejudicadas. “Meus netos estão deixando de ir pra escola porque, com a falta d´água, não tem como fazer a merenda escolar”, informou. (Colaborou Amaury Alencar)

LISTA DAS CIDADES
 
MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quixeré, Redenção, Santana do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.”

Nenhum comentário: