ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BAIXO ACARAÚ: Agricultores celebram safra de melancia

Agricultores do perímetro irrigado do Baixo Acaraú, no Ceará, estão investindo no cultivo da melancia. A fruta pode ser produzida o ano inteiro e gera emprego e renda para toda a região de Acaraú.

Caminhões carregados de melancia saem diariamente dos lotes do perímetro irrigado do baixo Acaraú, na região norte do Ceará. Na área de mais de 300 hectares cultivados com a fruta, pelo menos 100 produtores estão em plena colheita.

“Melancia é uma grande aposta. Pela questão da lucratividade, você implantar uma cultura, desenvolver a cultura, e com 65 dias, já ter esse retorno, é bastante interessante para o produtor”, diz a agricultora Íris Meira.

Aqui no perímetro irrigado, os produtores conseguem plantar melancia durante o ano inteiro. Essa vantagem é por conta dos fatores climáticos, já que aqui tem luminosidade suficiente, e também os produtores conseguem fazer o controle da água, alternando com os períodos de chuva.

A melancia tem peso e qualidade para abastecer os mercados locais do Piauí e Maranhão. O quilo está sendo vendido por R$ 0,28.

“É uma cultura em que você investe 60 dias e já tem algum retorno, e você tira em torno de 50% de rentabilidade”, afirma o agricultor Francisco Mourão Júnior.

A safra também representa oportunidades de trabalho. “R$ 25 por dia. No fim do mês, até dá um dinheirinho bom”, diz o agricultor.

E até nas estradas tem gente lucrando com a fruta. Francisco escolhe as melhores e mais bonitas para atrair os clientes. “E vende bem. Na base de uns 100, 150 por dia. No fim de semana, a gente vende mais”, completa.

Fonte: Globo Rural

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Erasmo,
Ficamos felizes com o desenvolvimento de nossa região. Melhor ainda é saber que temos pessoas como você estimulando ainda mais esse crescimento.
Um abraço!
Iris Meira