ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

NEGÓCIOS: Empresários estrangeiros vistaram Acaraú essa semana


Empresários do Paraná, de Santa Catarina e da Espanha visitam o Pecém, Sobral e Acaraú

Interessados em investir em setores como os de energias complementares - eólica, solar e biomassa -, construção naval; exportação; abate de frangos; turismo e construção civil, empresários de Santa Catarina, do Paraná e ainda da Espanha estiveram no Ceará visitando o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e os municípios de Sobral e Acaraú. Ainda na agenda, encontros com a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece).

O espanhol Francisco Ortiz, presidente da Itec Co., veio ao Estado acompanhado de Raphael Thiesen, diretor da empresa no Brasil, de olho no potencial eólico e solar das usinas do Ceará, apresentando interesse ainda na construção de uma usina para produção de energia obtida com a queima de lixo (biodigestores), projeto que deve receber 40 milhões (aproximadamente R$ 91,2 milhões). A Itec tem também tem planos na área da construção civil. É que a empresa procura parceria para a construção de 10 mil casas no Irã, onde a Itec ganhou concorrência internacional.

Ainda com interesse no setor de energia, o diretor comercial da construtora Confer, Fábio Fernandes, desembarcou no Ceará à procura de empresa parceira para trabalhar nos 105 projetos eólicos apresentados na Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), em junho deste ano, no Rio de Janeiro. A Confer está se associando a Itec do Brasil na empreitada.

Já empresa argentina Ativa Comissaria de Despachos Aduaneiros Ltda., com escritórios no Brasil em Dionísio Cerqueira, Itajaí, Navegante e Foz do Iguaçu , representada por seu diretor presidente, Adenor Pereira, prospecta a possibilidade de montar uma base para dez empresas do Sul, Sudeste e ainda da Argentina. O objetivo seria fazer exportação para Europa e África. O executivo procura por área próxima ao Porto do Pecém que o permita montar a logística e um condomínio para essas empresas que já fazem parte de sua carteira de clientes.

Ainda na comitiva, o presidente da Pressoto Estruturas Metálicas - empresa catarinense especializada em tecnologias de pré-fabricados, lajes treliçadas, estruturas metálicas e pré-moldadas -, Jandir Pressotto, que tem interesse em montar frigorífico de abate de aves, com capacidade para processar inicialmente 125 mil animais/dia. A empresa também procura área para uma indústria de pré-moldados e perfilados.

Programação

Essa semana, o grupo visitou Sobral onde, teve encontro com o secretário de Infraestrutura do Município e com o coordenador de Extensão e Relações Empresariais do IFCE, professor Valério Fernandes e Foram ao município de Acaraú, onde conheceram o parque eólico Volta do Rio.

A programação incluiu reunião na Adece, com o presidente do órgão, Francisco Zuza de Oliveira; com o diretor de Infraestrutura, Eduardo Neves; Adão Linhares, conselheiro da Abeeólica; Ricardo Nóbrega Teixeira, vice-presidente Administrativo do Sinduscon; e com o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino. Os empresários encontraram-se ainda com representantes da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e visitaram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Nenhum comentário: