ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ACARAÚ: Palestras marcaram I Encontro Pedagógico do IFCE/ campus de Acaraú

O campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou, na última terça-feira (27), no auditório da 3ª CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), em Acaraú, o I Encontro Pedagógico da instituição, com o tema “Formação para cidadania: construindo relações de aprendizagem”


O campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou, na última terça-feira (27), no auditório da 3ª CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), em Acaraú, o I Encontro Pedagógico da instituição, com o tema “Formação para cidadania: construindo relações de aprendizagem”. No evento, aconteceram palestras e debates sobre a metotologia e postura do professor em sala de aula. O evento marca o início das atividades acadêmicas do campus, cujas aulas iniciarão no próximo dia 2 de agosto em sede provisória.
 
Na palestra sobre a linguagem do professor, o psicólogo e docente do IFCE, Gileno Campos, abordou as quatro funções psicológicas propostas por Carl Jung, psiquiatra suíço: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Gileno relacionou essas funções com a postura do docente na sala de aula na atualidade, discutindo juntamente com os docentes do campus a postura destes na realidade em sala, refletindo sobre atitudes e metodologias. “Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”, reforçou o palestrante.  Com essa frase de autor desconhecido, Gileno defende que o professor deve ter, de fato, uma postura de educador e não mero repassador de conhecimento conteudístico.
 
O Encontro também contou com palestra motivacional da psicopedagoga e professora da Secretaria de Educação da Prefeitura de Fortaleza, Ruth Cavalcante, que discorreu a respeito da Educação Biocêntrica, fundada pelo psicólogo e professor chileno, Rolando Toro. Nessa proposta educacional, professor e aluno são vistos como seres viventes que se relacionam, considerando sentimentos e ideias, numa interação contínua. “É uma educação afetiva, com metodologia vivencial que favorece o contato com o ritmo de crescimento de cada educando, a sincronização com o outro e a sintonia com a realidade que os envolve. A prática pedagógica da Educação Biocêntrica tem como base do ensino-aprendizagem as vivências e as reflexões integradoras”, defende a professora Ruth.
 
Entre as autoridades que compareceram ao evento, estavam o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, o Secretário de Educação do Município, Pedro Rocha, o Secretário de Educação do município de Cruz, Raimundo Mota, o coordenador da 3ª CREDE (Acaraú), Daniel Carlos, o Pró-Reitor de Ensino do IFCE, prof. Gilmar Lopes, que estava representando o Reitor, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o Diretor Geral do campus de Acaraú, prof. Amilton Nogueira, e o Diretor do campus Avançado de Tianguá, prof. José Monteiro.
 
Além dos professores e técnicos administrativos do campus de Acaraú, participaram do evento os docentes do campus avançado de Tianguá, vinculado administrativamente ao campus de Acaraú.
 
Os participantes do I Encontro Pedagógico do IFCE/ campus de Acaraú assistiram à apresentação da dupla Paulo e Aline, do Grupo de Voz e Violão da “Casa da Cultura”, ONG de Acaraú que realiza trabalho social com adolescentes e jovens do município. 
 
Fonte: AVOL

Nenhum comentário: