ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

IDM: Acaraú está em 50ª no ranking de Índice do Desenvolvimento Municipal do IPECE


Dos 184 municípios do Ceará, apenas 20, ou cerca de 11%, apresentam condições satisfatórias de infraestrutura, com sua economia pujante e índices sociais relativamente favoráveis, com dez deles pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A grande maioria - 164 cidades, detém indicadores econômicos e sociais classificados como baixo. E o mais grave: localidades onde vive metade da população estadual. Os dados, apresentados na versão preliminar do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) de 2008, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mostram que o Ceará ainda é um Estado com forte concentração econômica em poucas localidades.

O estudo aponta que a melhor classificação dos municípios da RMF se dá, em grande parte, por concentrarem, tradicionalmente, os investimentos públicos e privados. As empresas, quando vão buscar um lugar para se instalarem, levam em conta os chamados ´fatores locais reais dinâmicos´, que é a infraestrutura das cidades".

O IDM é medido dentro de uma divisão que leva em conta indicadores demográficos, socioeconômicos, de infraestrutura de apoio e fisiográficos, fundiários e agrícolas. Acaraú amarga a 50ª colocação nesse ranking, bem distante de Sobral (3ª) que lidera o desenvolvimento da Zona Norte do estado na terceira posição, mas mesmo assim ainda esta a frente das outras cidades do baixo Acaraú. Os municipios que mais chamam a atenção no ranking do IDM são: Acaraú (50ª), Chaval aparece na 90ª posição, Granja vai de ladeira abaixo na 172ª colocação, Uruoca (111ª), Coreaú (127ª), Jijoca de Jericoacoara (120ª) e Martinópole (114ª). Confira AQUI o estudo completo do IDM 2008.

Font: Portal IPECE

Nenhum comentário: